Novidades

Maria é uma executiva de talento e potencial. Outro dia ela enfrentou uma situação extremamente delicada e difícil com o presidente da sua empresa e para ter sucesso naquele momento usou a técnica do “Discurso Do Elevador” Leia como ela conseguiu ser bem sucedida com isso:

“Obrigado pela informação que você não me deu”

A frase de ouro que todo chefe gostaria de dizer após ouvir uma apresentação relevante, clara, sucinta e objetiva de seus funcionários.


“O discurso do elevador”


Opinião- artigo publicado na minha coluna sobre excelência em gestão de carreiras, vidas e empresas – Veja um dos Links do dia: http://hoje.vc/227×4


*Mauro Condé

Naquela manhã, Maria saiu voando de casa.

É que ela ia fazer a apresentação da sua vida para o presidente da empresa e precisava desesperadamente da aprovação dele.

Ela levou mais de um mês preparando o material que foi concentrando em mais de 50 slides.

Ela chegou à empresa e entrou correndo no elevador e tomou o maior susto quando percebeu que ao seu lado estava justamente o presidente.

Foi a viagem de elevador mais tensa e difícil da vida de Maria, pois o presidente tinha acabado de comunicar para ela que a reunião precisava ser cancelada, por motivos de força maior, e que iria até o auditório comunicar pessoalmente isso para os demais participantes.

Maria então resolveu corajosamente usar aqueles poucos minutos para apresentar um resumo sucinto e claro da ideia (ali mesmo, dentro do elevador) e indo direto ao ponto e fez a apresentação mais matadora de sua vida, sem usar nenhum material de apoio.

Ela foi extremamente convincente com pouquíssimas palavras e foi hiper cirúrgica ao responder as três perguntas que o presidente fez já no corredor do andar.

Os dois entraram juntos na sala de reuniões e o presidente deu duas notícias para o público que ali aguardava ansiosamente.

A notícia ruim era que a reunião não iria mais acontecer, pois tinha que ser cancelada por motivos urgentes.

A boa notícia era que o projeto estava aprovado, graças à apresentação super eficaz de Maria dentro do elevador, onde ela disse o mínimo necessário e que ele precisava saber para tomar sua decisão de aprovar o projeto.




Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre Negócios.

Eles me transportaram para São Paulo, Brasil, onde fui recebido pelo Sr. Normann Kestenbaum, especialista em apresentações eficazes.

Fui logo pedindo para ele: Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Sua recomendação foi curta e simples e na linha do que fez Maria :

“– Aplique a técnica do discurso do elevador em suas apresentações – seja sucinto, claro e direto ao ponto – faça os seus chefes agradecerem pelo respeito ao tempo deles e pelas informações que você não deu.”

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma mais motivadora ainda, deixo você na companhia de 03 obras de arte

1-Visual

Aprecie a obra de arte – uma pintura famosa colada ao lado de um elevador para dar a impressão criativa de que a pessoa que chamar o elevador, vai tocar no dedo do personagem do quadro :


2-Literária

Leia o livro : “Obrigado Pela Informaçao Que Voce Nao Me Deu!” de Normann Kestenbaum

Eu li esse excelente livro algumas várias vezes e tive o privilégio de participar de palestras com o Sr. Normann Kestenbaum.

Ele tem uma empresa que auxilia outras empresas a preparem apresentações corporativas eficazes.

A técnica “Baumon” descrita nele me ensinou entre outras coisas que a qualidade da informação e a clareza de raciocínio podem determinar o sucesso ou fracasso de um negócio ou de uma ideia.

Com vasta experiência no assunto, Normann Kestenbaum nos ensina o quanto uma boa gestão deve estar atenta aos problemas que acometem todos os executivos na atualidade – o excesso de informação, a falta de tempo e a dispersão típica da atual geração multitarefa.

Normann ensina do que é feita uma apresentação que possa ser compreendida por todos, sem exceção e, sobretudo, que atinja os seus objetivos iniciais.

Para tanto, o autor coloca o PowerPoint em seu devido lugar, como um simples veículo para transportar um conteúdo de qualidade e de idéias frutos de raciocínio.

Relevância, concisão, simplicidade e objetividade são características que apurei utilizando as suas técnicas.



3-Musical

Ouça a excelente música de uma cantora relativamente nova no mercado : Meshell Ndegeocello

Eu gosto dessa cantora, compositora e baixista porque ela apresenta um trabalho trabalho de alta qualidade com novas roupagens para antigos hits- vale a pena escutá-la para obter ainda mais inspiração no dia a dia :

 

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*