Novidades

Como ser mais inteligente num mundo cada vez mais difícil e complicado – uma dica que vale ouro : M@LuCo:)

Uma vez lendo Einstein, eu vi uma frase dele que me marcou para o resto da vida = Inteligente é a pessoa que consegue simplificar tudo o que é complexo na vida.


Eu gostei tanto desta frase que passei a me sentir o Mister Simplicidade (kkk)


 Mas não é que esta frase é a pura verdade ? Pare e pense nas coisas que existem no mundo – quais as que você mais admira? Não são as mais simples.


Eu gosto muito de usar dois exemplos para mostrar o que eu considero o máximo da sofisticação em simplicidade :


1) O Clips – que nada mais é do que um simples arame dobrado, que além de servir para prender papéis, tem outras tantas utilidades e faz seus inventores e donos da empresa ganharem muito dinheiro.


 2) Mas, o maior de todos os exemplos de simplicidade que eu conheço é outro, bem familiar para você :


Para mim, não existe nada mais simples do que uma tela em branco com um retângulo no meio e só ! E com que ela você faz o que quer na vida, vai onde precisa e acha o que procura.


Esta tela em branco com um retângulo no meio tem nome : GOOGLE !


E ela faz seus donos ganharem muito dinheiro mesmo – concorda?


O que acontece depois que você digita uma palavra, o mecanismo de busca daquilo que você digitou é digno de uma engenharia hiper complexa, mas você nem precisa saber que ele existe e por isto que é o maior exemplo de simplicidade que eu conheço – o Google é um produto/serviço simples, não requer treinamento, não requer manuais complicados, você simplesmente senta na frente da tela do computador e sai usando, tenha você 3 anos ou 100 anos.


Outro dia, dando uma palestra sobre o tema numa grande multinacional, uma pessoa me perguntou se eu teria uma definição mais abrangente sobre o que é SIMPLIFICAR e eu dei o exemplo abaixo que espero que você o adote na sua vida pessoal e profissional, como forma de te ajudar a ser uma pessoa mais inteligente, mais simples e prática :


Simplicidade é a arte de cortar, eliminar, retirar até não despersonalizar um objeto, produto ou serviço-Este é o meu conceito de Simplicidade-M@LuCo.


Um grande escritor ensinou certa vez que escrever é a arte de cortar, cortar, cortar, cortar e cortar o texto escrito originalmente.Quanto mais simples melhor.Acho que se ele estivesse vivo adoraria a ideia do twitter kkk


 O melhor conceito sobre simplicidade que eu conheço  é o seguinte :


Simplificar é a arte de retirar, excluir, deletar, apagar partes de um objeto, um produto ou um serviço até o limite de não despersonalizá-lo. Quando tenho que explicar isto em palestras dou exemplo de um crachá de empresa :



-pego um crachá emprestado da platéia-daqueles com cordõezinhos elásticos coloridos para pendurá-lo em volta do pescoço, com garras de metal para fixar os cordõezinhos, com uma capa de plástico rígido para proteger o documento e assim vai…:


 -para demonstrar o que é simplificar, eu primeiro tiro o cordãozinho e pergunto – este objeto – sem o cordãozinho ainda é um crachá – e todos respondem :


-sim


-em seguida eu tiro a garra de metal(mais conhecida como garra jacaré) e sem o cordãozinho e a garra eu pergunto :


-este objeto-sem o cordãozinho e sem a garra ainda é um crachá ? E todos respondem :


 -Sim


 -ai retiro o plástico rígido que protege o documento e volto a perguntar = este objeto, sem o cordãozinho, sem a garra de metal e sem a o plástico rígido que o envolve, ainda é um crachá e todos respondem :


 -Sim


 -Então eu tampo a foto e o nome com um adesivo – simulando deixar o objeto somente com os dados da empresa onde a pessoa trabalha e pergunto novamente – e agora – este objeto ainda é um crachá?


 ai todos respondem :


 -não!


 Isto significa que atingi o limite do corte, da retirada, da exclusão e da simplificação das partes e ou acessórios do objeto principal e portanto o crachá continuará sendo crachá e terá sua função preservada, mesmo sem o cordãozinho, sem a garra de metal, sem o plástico rígido que o envolve. Deixará de sê-lo se retirarmos o nome e a foto.


 Simples não ?


Mas é preciso ser ousado, ser corajoso e ter uma vontade enorme de conquistar o mundo com o simples. Steve Jobs retirou todas as teclas do telefone, deixando apenas uma quando lançou o revolucionário I-Phone.Pelo que me consta, até hoje ninguém se deu falta dos outras teclas kkk


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*