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Controle de Gastos: O método infalível para driblar a crise – Dica extra no final do post

como fazer controle de gastos
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Tempo de crise, era de grandes incertezas – a pior coisa que pode acontecer num período deste é perder suas fontes de renda e de receita, ter o salário reduzido, ou deixar de ter salário por ser demitido ou ainda perder negócios e clientes importantes e com eles uma boa parcela dos seus ganhos.

Foi pensando em como te ajudar a praticar a arte da sobrevivência em tempos difíceis, que eu resolvi escrever este artigo com dicas inteligentes para melhorar o seu controle de gastos, pessoal e empresarial. No final, se você extrair deste post um recurso útil para seu controle de gastos durante tempos difíceis e passageiros, eu tive sucesso no meu desejo:

Parte 1: Divida com todos a responsabilidade pelos custos e despesas

  • Faça um levantamento detalhado de todos os custos e despesas da sua empresa e compartilhe estes valores com seus colaboradores.

Este simples gesto ajuda muito no engajamento dos colaboradores na gestão dos gastos.

Muitos não fazem a mínima ideia de quanto a empresa gasta ou se fazem, tendem a subdimensionar o valor dos gastos, sempre achando que a empresa gasta menos e ganha mais do que a realidade.

  • Elabore um ranking das despesas, gastos e custos (do maior valor para o menor) e perceba que geralmente um pequeno grupo de contas representa em média 80% dos valores.
  • Divida seus colaboradores em grupos para atacar as principais contas de despesa e eleja no grupo um owner (um dono da conta) para acompanhar e vigiar periodicamente a evolução das mesmas. Faça com o que os grupos se reúnam para gerar idéias de redução de custos e despesas. Sempre que os funcionários se envolvem, ideias inteligentes aparecem como mágica.
  • Faça o mesmo na sua casa, envolva seus familiares e tente fazer o melhor controle de gastos doméstico possível.

Controle de gastos domésticos
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Parte 2: Pratique o que no inglês os melhores administradores chamam de Bootstrapping (Autossuficiência Financeira)

Pratique Bootsrapping (alça de bota) – A arte de sobreviver em tempos difíceis e fazer o seu dinheiro render mais.

Como agir em tempos de crise na sua vida pessoal e na sua empresa, copiando as melhores práticas das pessoas e empresas que melhor sobrevivem nestes momentos?

Aplicando o BOOTSTRAPPING.

Bootstrapping é modo de ser e de agir em tempos de crise que te permite viver mais com seus recursos próprios, sem depender tanto de captar dinheiro emprestado a juros proibitivos em tempos de recursos escassos.

Foi praticando o Bootstrapping nos seus primeiros dias e em épocas de crise, que empresas como HP, Dell, Microsoft, Ebay, Apple e outras muito famosas e conhecidas conseguiram se sustentar e se equilibrar até chegarem ao ponto de excelência que atingiram ao longo da vida.

Bootstrap significa criar, viver e se sustentar usando somente recursos próprios, apertando os cintos como se estivesse numa economia em tempos de guerra e não recorrendo a empréstimos que podem te trazer grandes dores de cabeça no futuro.

Procure ser a sua principal fonte de geração de capital, tanto aumentando a entrada de dinheiro (gerando receitas através de suas próprias habilidades, ideias, produtos e serviços) quanto reduzindo a saída e fuga de capital (reduzindo seus próprios custos e despesas – apertando bem os cintos até a crise passar).

Um dos maiores empreendedores do mundo disse uma vez que Custos e Despesas são que nem unhas – se você não cortá-las periodicamente, eles crescem incomodando muito mesmo.

Reduzir custos e despesas pessoais e da empresa é relativamente fácil – basta você usar e abusar de duas palavras muito simples:

Disciplina e Alternativa.

Disciplina se auto explica pela própria palavra.

Alternativa aqui representa o gesto que você deve adotar sempre antes de desembolsar dinheiro para gastar com alguma coisa.

Busque sempre uma alternativa mais simples e mais barata antes de aprovar o desembolso do dinheiro – como por exemplo:

  • Use a alternativa de ir de ônibus, metrô ou trem, ao invés de ir de carro, táxi ou avião, quando isto significar uma economia significativa – incentive seus parentes e funcionários a fazerem o mesmo.
  • Procure bons restaurantes, hotéis mais simples e mais baratos ao invés de gastar fortunas com hospedagens e almoços ou jantares em lugares de luxo, até a crise passar.
  • Corte gastos e despesas que são considerados superficiais ou supérfluos, principalmente aqueles que não contribuem para você ganhar dinheiro.

Bootstrap” é, em tradução literal, uma alça de bota – aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando puxá-la com as mãos na hora de calçar.

O termo “levantar a si próprio pelas alças da bota” era usado desde o século XIX para ilustrar tarefas impossíveis, como pular uma cerca alta puxando suas próprias botas com as mãos.

É uma excelente metáfora para tempos de crise: fazer o boostrapping pessoal ou da sua empresa  indica justamente esse processo auto-sustentável de alavancar a si próprio(a).

Gerencie a sua vida ou a sua empresa para obter fluxo de caixa positivo mais do que lucratividade, até a crise passar.

Aprenda se questionar diariamente deste jeito, toda vez que você se sentir tentado(a) a comprar ou a gastar com algo ‘sem o qual você acha que não pode viver sem de jeito nenhum’.

Espere uma semana, 15 dias ou um mês e verifique se você ainda continua vivo(a). Se continuar é sinal de que você pode viver – e passar pelos tempos de crise – sem isto.

Uma dica final e extra: leia através do link abaixo o livro gratuito e disponível na web (bootstrapping legal), A Bíblia do Bootstrapper Inteligente.

Que você possa fazer a travessia dos mares em tempos difíceis se guiando por uma bússola que dá o norte e te orienta para o melhor lugar, quando a crise passar.

Gostou deste artigo? Leia também: Checklist para te ajudar a desenhar seu planejamento estratégico

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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