Novidades

DICA DE CINEMA – FILME PARA QUEM GOSTA DE UM BOM ROTEIRO, TEM PAIXÃO POR ARTE, HISTÓRIA, CULTURA, ELEGÂNCIA, BOA MÚSICA E ÓTIMA FOTOGRAFIA :

Minha dica de cultura de hoje vai para um grande filme para quem gosta de uma boa história contada nas telas do cinema, para quem tem paixão pela arte, pela cultura, pela boa música e ama fotografia, tudo isto embalado por um ótimo roteiro.

O filme é Frantz, nota 7,5 na opinião de mais de 5000 pessoas que assistiram ao filme e o avaliaram no maior site de cinema do mundo, o IMDB.

Frantz era um soldado alemão morto durante um combate, cuja história é contada num grande drama anti-guerra permeado por um romance inteligente e imprevisível.

O filme se desenrola em cenas lentas, mas com conteúdos relevantes que prendem muito a atenção.

O filme aborda a melancolia e as feridas abertas pela guerra e retrata os sentimentos e ressentimentos entre os alemães e franceses, mesmo depois de terminada a guerra.

É uma bela adaptação em forma de remake do filme “Não Matarás” de 1932.

Ambientado numa cidadezinha alemã em 1919 logo após a derrota da Alemanha na primeira guerra mundial, época em que os alemães acabaram de alguma forma humilhados pelas consequências dos fatos anteriores.

A história conta o drama de Anna, uma linda jovem alemã que cuida com freqüência do jazigo do seu noivo.

Ela mora na casa dos pais dele, na residência dos Hoffmeister, todos unidos pela dor da perda de um ente querido.

Um dia ela se surpreende descobrindo que um estranho estava depositando flores no túmulo do noivo e logo descobre que o estranho se trata de um francês, fato que aumenta consideravelmente o mistério, dadas as circunstâncias da guerra.

Ao se aproximar, do até então estranho, ela descobre que eles foram muito amigos desde os tempos em que eram estudantes em Paris e que tinham muitas coisas em comum como a mesma idade e os mesmos gostos pelos estudos, pela música, pelas festas e muito mais.

O fato faz surgir uma amizade cheia de desdobramentos e reviravoltas.

Aparentemente mortificado pela perda do amigo, Adrien passa de odiado pela família e pela vizinhaça para uma pessoa próxima e de confiança ao conquistar a família a ponto de ganhar dela o violino que pertencia a Frantz, após descobrirem que Adrien tinha ensinado Frantz a tocar.

Após algumas visitas, uma noite, antes de partir para a França, convidado para jantar na casa dos Hoffmeister, Adrien não aparece, o que faz com que Anna saia à sua procura – o que provoca uma série de fatos surpreendentes em seguida e que não vou contar para estragar seu prazer de assistir ao filme.

Enquanto o filme de 1932 focava seu roteiro no tema da guerra escorado por um romance, Frantz faz exatamente o oposto – foca o roteiro num romance que tem a guerra como pano de fundo.

O filme é forte, belo e sensível e fala sobre a melancolia e a tensão deixada pelas feridas abertas pela guerra.

Um detalhe do filme chama muito a atenção – ele foi muito bem filmado em preto e branco, numa tonalidade que só e quebrada por cores bem colocadas quando as cenas relembram fatos passados e agradáveis.

Em uma das cenas mais belas do filme, as cores migram do preto e branco para colorido de forma gradual à medida que o protagonista toca o violino do amigo, num verdadeiro exercício de obra de arte.

Espere uma boa história, um bom suspense, reviravoltas que vão te prender muito a atenção e vão te deixar com desejo de saber o final para ver onde a história pode dar.

Um filme sensível que aborda temas como luto, a dor da perda de entes queridos, o dilema entra a mentira e a verdade, aborda a forma como as pessoas abordam o medo da morte, a dificuldade fazer escolhas na vida, o medo da solidão e a dificuldade de encontrar um sentido e um significado para a vida.

Um filme que explora temas que voltam à baila nos noticiários de hoje, como os dos riscos da volta do nacionalismo exarcebado.

Com fotografia magnífica, trilha sonora encantadora e uma história muito bem contada Frantz é um filme belíssimo.


EU DESEJO QUE VOCÊ FAÇA UM

ÓTIMO FIM DE SEMANA !


Veja o trailer, aproveite a oportunidade para relaxar no fim de semana indo ao cinema. O relaxamento e o descanso também é saúde – quanto mais você descansa e relaxa, mais você produz na semana seguinte.


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*