Novidades

DICA DE LEITURA – UM AUTOR E DOIS LIVROS BEST SELLERS EXCELENTES – RECOMENDADOS POR VÁRIOS CEOs MUNDIAIS, ENTRE ELES BILL GATES E MARK ZUCKERBERG :


“Dizem os filósofos que a melhor forma de saber para onde vai uma pessoa é descobrindo de onde ela veio.”

A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco:) – eu acredito que o passado dá incríveis pistas sobre o futuro.


Para ilustrar este post, escolhi um GIF contendo uma passagem do filme 2001 – Uma Odisseia No Espaço – muito aderente ao tema do post


HOMO DEUS : VOCÊ SERÁ CONVERTIDO EM DADOS.

*Texto de Mauro Condé que em breve será publicado nos jornais 


A coluna de hoje foi escrita em forma de dica de leitura – dois sucessos de público e crítica mundial escritos por Yuval Noah Harai :

1) – (HOMO) SAPIENS:


Livro que narra de forma incrivelmente bela o surgimento do homo sapiens há cerca de 300.000 anos e sua evolução – passando de mais uma entre as tantas espécies existentes na terra para a espécie superior e dominante das demais.

Conta a história de como ele foi se diferenciando primeiro através da criação da linguagem, recurso que o tornou capaz de articular melhor seus pensamentos e ideias e de se comunicar como nenhum outro ser vivo.

No início, era nômade, não tinha residência fixa e não parava em lugar nenhum, sempre correndo atrás da comida e da sobrevivência.

Evoluiu tanto que passou a se fixar em territórios delimitados, a se espalhar de forma exponencial pela terra e a partir daí acabou provocando a revolução agrícola, que fez da agricultura uma das maiores alavancas de desenvolvimento da espécie de todos os tempos.

Começou plantando e colhendo para si mesmo, acabou trocando o que plantava e produzia com seus pares e criou o comércio para organizar a vida em comunidades.

Foi quando surgiu a escrita e o dinheiro que escreveram mais um capítulo no avanço do homem na terra.

Por incrível que pareça ao mesmo tempo que evoluía, por instinto de dominação o homem fez uso da violência através do exercício da guerra para se sobrepor aos seus semelhantes.

Só pisou no freio das grandes batalhas por ocasião do fim da segunda grande guerra mundial, quando percebeu que tinha criado uma aldeia global cercada de nações hiper dependentes umas das outras economicamente.

É um livro que analisa com inteligência a evolução humana à luz de criações como o dinheiro, a economia, os mercados, a política, a religião, o império, o capitalismo e o conceito de felicidade na terra.


2) – HOMO DEUS
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


Neste também ótimo livro, o autor falar dos tempos modernos, dominados cada dia mais por robôs, algoritmos e tecnologias ultra sofisticadas que em pouco tempo engolirão a maioria das tarefas feitas pelos homens, se tornando ao mesmo tempo ferramentas facilitadoras, concorrentes e ameaçadoras.

Os algoritmos tendem a dominar e a governar o mundo como nunca foi pensado.

Já estamos vivendo a era da criação do homem biônico(meio gente, meio máquina). A palavra chave do presente e principalmente do futuro será :

= D I G I T AL =

Viveremos o culto ao Dataísmo, onde tudo o que existe na terra ( inclusive nós) será transformado em Dados.

*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora duas músicas no modelo do que o autor prega que pode ser o futuro, o mundo dominado por algoritmos :


A primeira é uma música de Bach totalmente arranjada por algoritmos como se tivesse sido criada do zero, que nos dá uma grande impressão de ser igual ou até melhor que o original – ouça o algoritmo Emmy David Cope:

A segunda é uma música criada com o uso da Inteligência Artificial no melhor estilo dos Beatles – numa pequena amostra do que a tecnologia e os algoritmos poderão invadir a arte e fazer até melhor do que os humanos faziam :

Ouça  Daddy’s Car:


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*