Novidades

Diz uma velha lenda que para se considerar uma pessoa realizada na vida, você tem que ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Dos três requisitos, escrever um livro é considerado o mais difícil pela maioria das pessoas. Para sanar essa dificuldade, leia esse artigo : Como escrever um livro para entrar para a lista dos mais vendidos do país

Crime, fortes emoções e um segredo

Mauro Condé *

Qual foi o melhor livro que você já leu até hoje?

Qual era o seu título, o seu conteúdo e porque ele atraiu tanto o seu interesse?

Foi com uma imensa curiosidade para descobrir o que existe por trás dos livros mais vendidos da história que dois pesquisadores mergulharam profundamente no mar das estatísticas editoriais com a ideia de voltar à tona com o segredo dos livros mais vendidos.

Eles criaram uma metodologia científica baseada num algoritmo e acabaram descobrindo um padrão entre os livros de mais sucesso de todos os tempos.

Para fazer parte da lista dos mais vendidos um livro precisa ter:

-Um Tópico atraente.

Os pesquisadores revelaram que o Tópico de um livro é o atributo mais valorizado pelos leitores, mais até do que a sua categoria ou gênero (que as editoras usam para classificar uma obra como ficção, romance, auto-ajuda,…)

-Crime está entre os tópicos preferidos de quem lê ou compra um livro. Já o tópico sexo, ao contrário do que se pensa não ajuda a vender livro.


– Quanto mais o texto de um livro faz referência ao tópico Crime, maior é a sua chance de sucesso.

-Depois do tópico atraente, o uso da emoção em uma história é o que mais contribui para o sucesso da venda de um livro.

Os livros que mais vendem no mundo falam sobre crimes em histórias envolventes e carregadas de emoção, como se fossem uma montanha russa cheia de altos e baixos que se alternam entre desejo e tensão.

Quanto mais os leitores se identificam com as emoções vividas pelos personagens, mais sucesso o livro faz.

Um exemplo de livro mais vendido que fala sobre crime onde o protagonista vive numa sucessão de montanhas russas emocionais é o Codigo Da Vinci. O estilo e a linguagem também contam muitos pontos para aumentar a vendagem de um livro – quanto mais simples, com frases curtas, limpas e com poucos adjetivos e advérbios, mais sucesso o livro faz.

Outra descoberta incrível dos pesquisadores é que as escritoras femininas tendem a lotar mais as prateleiras de livros mais vendidos que autores masculinos.


A pesquisa revela que as mulheres se comunicam muito melhor do que os homens na linguagem escrita e descrevem como ninguém as emoções vividas por personagens fortes.


*É palestrante, consultor e fundador do blog do maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual : Aprecie a pintura :

Pintura de Paisagem inspirada na vista de Frascati – Museu do Louvre-Salão de 1822

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-Literária – Leia o livro – O Segredo do Best-Seller de Jordie Archer e Matthew Jockers.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-Musical – Ouça a música :

The Wallflowers – Three Marlenas

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*