Novidades

Você sabe como nasceu o negócio dos restaurantes? Conheça através desse artigo como a ideia do primeiro restaurante do mundo pode inspirar ideias empreendedoras simples e ao mesmo tempo poderosas:

COMO NASCERAM OS RESTAURANTES

*Mauro Condé

★ “Nunca escreva sobre um lugar até que esteja longe dele, pois é isso que lhe dá a perspectiva.”

A frase inspiradora do dia – do grande escritor Ernest Hemingway

No século XVI, o único lugar onde as pessoas comiam foram de casa era nos hospitais.

Toda vez que uma pessoa ficava doente e era internada, parte do seu tratamento era feito à base de uma sopa super suculenta e bastante nutritiva que servia para restaurar a sua saúde perdida por alguma razão.

Registros históricos dão conta que muitas pessoas procuravam os hospitais daquela época, simulando doenças, apenas para ter o prazer de saborear a milagrosa e deliciosa sopa restauradora do hospital.

Foi por causa desse estranho hábito das pessoas que, um parisiense, que trabalhava na cozinha dos hospitais daquele tempo, teve uma brilhante ideia: abrir um estabelecimento próprio e independente para servir a mesma sopa às pessoas que gostavam de apreciá-la tanto.

Batizou seu criativo e visionário estabelecimento com o mesmo sugestivo nome daquela sopa restauradora, cuja tradução do francês significa sopa “Restaurante”.

O sucesso desse negócio foi tão grande que ele se espalhou como uma febre (num trocadilho que lembra a necessidade de tratamento pela tal sopa restaurante) pelo mundo afora.

Assim surgiram os restaurantes que tanto amamos frequentar.

O hábito de frequentar restaurantes me concedeu a incrível oportunidade de visitar o mais antigo de todos eles no mundo (em funcionamento desde 1725) – O La Botin, localizado na saída da Plaza Mayor de Madrid, na Espanha.

Além de ter excelente comida, o restaurante é conhecido como um lugar mágico, por onde passaram vários dos maiores e mais premiados escritores de todos os tempos, entre eles Graham Greene, Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway.

Lá eu me sentei no mesmo local que Hemingway usou para escrever as últimas páginas de um de seus livros mais famosos: “O Sol Também Se Levanta”.

Use esse exemplo para despertar o seu instinto empreendedor – faça como o visionário cozinheiro: observe atentamente o comportamento das pessoas na busca de ideias geniais para novos negócios.

O seu próximo negócio pode estar bem aí: na atenta observação dos usos que os clientes dão para os seus produtos, principalmente o segundo ou terceiro uso que muitas vezes são diferentes do propósito original da criação dos mesmos.

Procure alimentar sua mente com novas ideias sempre, pois todos os dias até o Sol também se levanta.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:

1-Visual – foto da fachada do Restaurante mais velho do mundo em funcionamento, segundo o Guiness Livro dos Recordes.

Foto do originalmente batizado com o nome “Casa de Botín”, e mais tarde “Sobrino de BotíN

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-Literária – leia o excelente livro :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O Sol Também Se Levanta de um dos gênios da literatura de todos os tempos – Ernest Hemingway

3-Musical – Ouça Kevin Johansen – Anoche Soñé Contigo :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*