Novidades

ELA ERA UMA PESSOA PREVENIDA. PLANEJAVA E REPLANEJAVA NOS MÍNIMOS DETALHES. MAS AINDA ASSIM SEUS PLANOS MAIS CRÍTICOS OU DAVAM ERRADO OU NÃO SAÍAM COMO O PLANEJADO. COMO ELA RESOLVEU ESSE GRAVE PROBLEMA? APRENDEU A SEGUINTE TÉCNICA MUITO INTELIGENTE = PENSAR E AGIR COM UM BOMBEIRO DIANTE DE UM GRANDE INCÊNDIO:

PENSE TÃO RÁPIDO QUANTO UM BOMBEIRO E SALVE VIDAS :

Mauro Condé*


“Loucura é você continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente” -Einstein.


Na minha opinião, pensar é uma das atividades mais prazerosas da vida.

Existem diversas estratégias de pensamento crítico para encontrar uma solução ideal.


Uma das formas de pensamento que mais me encanta é aquela usada pelos bombeiros diante de situações tensas e de muito perigo, onde um erro pode ser fatal.


Eles precisam tomar decisões cruciais em frações de segundos.

Nestas situações, os bombeiros geralmente não dispõem de muito tempo para análise prévia e planejamento detalhado da situação e por isso estão sempre atuando no limite.

Quando dispõem de tempo, comparam a situação vivida no momento com situações passadas, identificam quais situações são mais relevantes para o evento em questão e depois repetem as mesmas soluções que funcionaram no passado.

Mas quando eles se deparam com um incêndio muito grave, eles costumam não dispor de tempo para pesar os prós e os contras diante de uma enorme multiplicidade de ações.

Ao invés disso, eles pensam em alguns incêndios que combateram com sucesso no passado e analisam rapidamente o que poderiam reaplicar na situação do momento, considerando as características do fogo, o layout dos prédios e todo ambiente ao redor para determinar rapidamente o que fazer.

Só que algumas situações são completamente novas.

Como é que os bombeiros agem e pensam então?

Nesses casos, eles lançam mão de uma análise rápida e muito inteligente – eles usam o que eu chamo de análise pré-morte.

Assim como os médicos legistas usam um exame pós-morte (ou autópsia) para detectar a causa da morte de um determinado paciente, os bombeiros usam uma abordagem pré-morte que os permite antecipar eventos futuros antes que eles realmente aconteçam e evitar possíveis erros e falhas.


Nestes casos os bombeiros simulam o futuro e se perguntam – o que deu errado aqui, antes de tomarem suas decisões.


Pense tão rápido quanto um bombeiro – da próxima vez que enfrentar uma situação muito crítica, imagine a solução possível e imagine a sua implantação representando uma falha grave e gerando uma solução incorreta.

Então pergunte a si mesmo – o que deu errado aqui?

E aja para evitar esta hipotética falha, usando esta informação para mitigar os riscos que você pode ter ignorado inicialmente. Salve Vidas!

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de uma música que eu adoro ouvir quando estou planejando algo novo e faço uso da técnica do bombeiro de imaginar antecipadamente a ação realizada tentando identificar o que teria chance de dar errado para incluir uma ação preventiva não programada no plano original:

Ouça :
In The Lap Of The Gods – The Alan Parsons Project (Vinyl, Audio Technica )

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*