Novidades

EM UMA CONVERSA, DISCUSSÃO OU DEBATE, DECIFRAR O QUE O OUTRO ESTÁ PENSANDO E ESTÁ SENTINDO NÃO É TAREFA FÁCIL – PORÉM O CORPO HUMANO POSSUI UM LOCAL QUE REVELA TODAS AS EMOÇÕES HUMANAS – SAIBA QUAL É ESSE LOCAL E APRENDA A INTERPRETÁ-LO PARA ENTENDER MELHOR O OUTRO – BÔNUS DUAS OBRAS PRIMAS – A MELHOR PINTURA DE TODOS OS TEMPOS E A MELHOR MÚSICA CLÁSSICA JÁ COMPOSTA ATÉ HOJE, QUE BEIRA A PERFEIÇÃO.

★ “Você jamais vai conseguir espantar uma mosca apenas ficando bravo com ela”

Provérbio Africano


O meu propósito de vida e a causa que defendo apaixonadamente aqui nesse blog é ser uma das pessoas que mais contribui para que você se sinta uma pessoa melhor ainda na vida.

Para isso, procuro compartilhar regularmente posts extremamente úteis, significativos e relevantes e que tenham a capacidade de contribuir para aumentar o seu valor pessoal e aumentar o seu valor profissional.

Os nossos inimigos comuns na vida são o stress, o tédio, a rotina e a falta de tempo do dia a dia. Eu criei esse espaço para que você possa lutar contra eles, relaxando, se descontraindo e se informando de forma leve e inteligente.

Espero que você goste da experiência de navegar pelos posts do blog.


  OLHOS NOS OLHOS – A EMOÇÃO ESTÁ NA CARA

*Mauro Condé

Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação – Provérbio Árabe

De cada dez pessoas que cruzam os braços, oito colocam o braço esquerdo por cima do direito, você já reparou nessa curiosidade?

Saber analisar as emoções, as nossas e as das outras pessoas é algo muito importante para melhorar nossa comunicação e a nossa vida emocional nos dias de hoje.

Imagine-se na frente de alguém, sem saber se esta pessoa está sendo desonesta ou está tentando te enganar com um sorrisinho amigável e dissimulado.

Agora se imagine dominando as técnicas básicas e reveladoras das seis principais emoções humanas.

A linguagem corporal diz mais até do que as palavras que falamos – saber analisá-la é vital.

Para decifrar as seis principais emoções humanas, basta que você se concentre na observação atenta do rosto das outras pessoas com quem convive.

O rosto funciona como o maior depósito das emoções do corpo humano, um depósito dividido em três andares, com duas emoções localizadas em cada andar.

No andar de cima do rosto está a sobrancelha que tem um alcance emocional incrível.

As sobrancelhas geralmente revelam os sentimentos de tristeza (quando levantadas no meio da testa e separadas por um vinco vertical ao mesmo tempo que as bochechas se contraem e os lábios se alargam numa careta típica de choro).

As sobrancelhas revelam os sentimentos de raiva (quando abaixadas e juntas no meio da testa acima do nariz ao mesmo tempo que os olhos se mostram brilhantes, a mandíbula se mostra apertada e os lábios se afinam além do normal e se afastam levemente expondo os dentes cerrados)

No andar do meio, situam-se os olhos através dos quais conseguimos detectar as emoções de medo e surpresa, sendo que o medo se caracteriza por pálpebras superiores levantadas, pálpebras inferiores tensas e olhos parecendo grandes e congelados e a surpresa por olhos bem arregalados.

E no andar de baixo do rosto está a boca, pela qual podemos perceber o sorriso ou ouvir a voz de alguém.

O sorriso revela a felicidade da pessoa e a voz entrega, sem disfarce, todas as emoções que está pessoa está sentindo.

Para saber mais, leia os livros do Dr.Paul Ekman, cujos estudos inspiraram a famosa série Lie To Me (Minta Para Mim).

Siga os conselhos daquela famosa música do Chico Buarque: “Olhe nos Olhos”

*Condé é Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco


Uma visual – A Mona Lisa de Da Vinci

A pintura mais famosa do mundo é também uma das mais intrigantes.

Mona Lisa ficou tão conhecida graças à expressão enigmática do rosto da mulher desconhecida retratada por Da Vinci.

Dependendo de como você olha para a imagem, Mona Lisa está sorrindo discretamente.

O mesmo rosto, contudo, pode mostrar uma mulher espremendo os lábios, como se estivesse aborrecida.

Esse é, basicamente, o mistério da pintura de Da Vinci, feita há mais de 500 anos.

Porém, como Mona Lisa está sorrindo sem mexer a boca?

Uma neurocientista, Margaret Livingstone, de Harvard, afirma que o sorriso da pintura de Da Vinci tem a ver com a forma como nossos olhos trabalham.

Quando encaramos uma pessoa, tendemos a direcionar o centro de nossa visão aos olhos dela e, ao fazer isso com Mona Lisa, nossa visão periférica se volta para as áreas ao redor da boca da modelo.

Uma vez que a visão periférica não é capaz de ver detalhes com clareza, em vez de reparar em seus lábios acabamos focando na sombra ao redor deles.

Não só a Mona Lisa tem esse sombreamento na região acima do lábio superior, mas pessoas com maçãs do rosto proeminentes também.

É provável que Da Vinci tenha feito sua obra mais conhecida reproduzindo de maneira extremamente fiel o rosto de uma mulher com a maçã do rosto proeminente.

Ele talvez nem tenha imaginado que esse detalhe faria de seu quadro um dos mais estudados e famosos do mundo.



Outra Musical – porque, para mim,  a música é o melhor meio de tocar nossas emoções e o nosso gosto musical revela muito sobre quem somos nós:

Ouça uma música composta em 1788: Mozart e a sua Sinfonia Júpiter :

Para mim, essa é uma das melhores músicas clássicas de todos os tempos, simplesmente beira a perfeição.

A Sinfonia nº 41 em dó maior, K. 551, conhecida como “Júpiter” é a última sinfonia de Mozart, composta pouco tempo depois da ópera “Don Giovanni”

Ela tem o poder de despertar em nós, todas as nossas melhores emoções nos trazendo paz e sabedoria :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*