Novidades

Final de ano. Praticamente todas as empresas e todas as pessoas se agrupam para discutir seus planejamentos estratégicos corporativos e pessoais para o próximo ano. Leia neste post a história de como nasceram as estratégias e qual é a estratégia mais bem sucedida e copiada da humanidade:

“Estratégia é a arte de escolher o que você não vai fazer e foco não é onde você se concentra, foco é tudo aquilo que você descarta para se concentrar na sua maior prioridade” A minha frase inspiradora do dia


Como nasceu a estratégia:


Opinião / artigo publicado nos jornais brasileiros de 23/10/2018


Mauro Condé*


Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre estratégia.

Eles me levaram à Universidade de Harvard (EUA), onde fui recebido pelo PHD Richard Rumelt. Fui logo pedindo para ele:

Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me revelou a história do nascimento da estratégia, em decorrência do surgimento das primeiras guerras.

A estratégia nasceu no ano de 216 aC no Monte de Canas (Mar Adriático, atrás do tornozelo da bota da Itália).

Naquele tempo, surgiu Aníbal, considerado o pai da estratégia, que venceu o todo poderoso exército romano da época, contando com apenas metade da força dos quase 90 mil soldados inimigos.

Em grande desvantagem numérica, Aníbal surpreendeu a todos, subvertendo a lógica até então usada em todas as guerras, armando suas tropas na forma de um amplo arco, com uma grande inclinação no centro e para frente, que tomou a iniciativa de ataque.

Aníbal inteligentemente reforçou as laterais dessa saliência com uma impensada e reforçadíssima infantaria, exageradamente superior às dos seus inimigos, contrariando o senso comum.

Quando os romanos contra-atacaram por esse arco central da linha de frente, Aníbal ordenou que seus soldados surpreendentemente recuassem para atrair a maior quantidade de romanos possível, dando a entender que estariam se entregando.

Encorajados e convictos de que estavam ganhando a guerra, os romanos caíram na armadilha e foram atacados fortemente pelos lados pela cavalaria superior de Aníbal, que inverteu totalmente o arco original e encurralou e acuou os soldados romanos, pegos de surpresa, dentro de um espaço estreito e apertado que lhes impedia  osso movimentos e a reação.



  • Aníbal criou então o conceito da estratégia perfeita:

  • Antecipando movimentos dos inimigos,

  • Diagnosticando corretamente os desafios,

  • Explorando os pontos fortes e os pontos fracos de ambos os lados e

  • Principalmente traçando um plano detalhado para remover todos os obstáculos e desvantagens que se colocaram à sua frente,

  • De forma surpreendente para seus concorrentes, obtendo assim enorme vantagem competitiva.



Assim nasceu a estratégia.


*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte incríveis:

1-Visual

Aprecie uma obra de arte que está relacionada com a arte da estratégia, representada pelo jogo de xadrez, um dos melhores exercícios para desenvolver uma mente estratégica na vida:


Pintura que representa o movimento pós-modernismo feita pelo artista estadunidense Mark Kostabi.

Kostabi também é conhecido por ter elaborado o design de CDs famosos, como “Use your Illusions”, do Guns N’ Roses, e “¡Adios Amigos!”, do Ramones.


2-Literária

Leia o livro Estratégia Boa Estratégia Ruim de Richard Rumelt, o autor que inspirou o post acima

Eu gostei muito desse livro, ele dá dicas teóricas sobre como elaborar as melhores estratégias do mundo, dá conselhos úteis sobre como evitar a elaboração de péssimas estratégias e mais importante dá bons exemplos práticos tanto de estratégias péssimas quanto de estratégias excelentes.

Vale a pena o investimento para quem quer planejar sua empresa, sua vida e seu trabalho melhor para os próximos anos.


3-Musical

Ouça a inspiradora Música Aways On My Mind de Willie Nelson:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*