Novidades

Trabalhar Para Quê? Com o seu tempo não se brinca = Informe-se o triplo usando apenas um terço do tempo – Leia esse resumo dos melhores Podcasts Informativos do Brasil em Outubro de 2018, no formato de curadoria e preparado com carinho especialmente para você

“Guardar raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de atirá-lo em alguém. Quem acaba se queimando é só você” A frase inspiradora do dia – Buda

Mensalmente eu loto me Smartphone com uma série dos melhores Podcasts Informativos do Brasil e enquanto faço caminhadas ou corridas para cuidar da saúde, eu ouço todos e no final, faço uma compilação em forma de curadoria, onde acrescento meus comentários pessoais, visando te ajudar no seu processo para obter o máximo de informação útil com o mínimo de tempo necessário.

Veja abaixo o meu resumo, curadoria com meus comentários (*) sobre os assuntos mais relevantes do mês:


CBN Podcast – Alexandre Zaghi Lemos | Minuto Meio & Mensagem

AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO PLANETA

Pelo sexto ano consecutivo, Apple (líder do ranking que cresceu 16% e hoje vale 214 Bilhões de dólares) e Google(155 bilhões de dólares) se mantêm como marcas mais valiosas do mundo.

Estudo aponta Amazon e Microsoft na terceira e quarta posições, respectivamente. Levantamento foi feito pela Best Global Brands, divulgado pela Interbrand.

Amazon e Microsoft ocupam a 3a. e a 4a.posição

Critérios para o ranking nesta 19a.edição = perfomance financeira; o papel da marca na influência da decisão de compra do consumidor e a força da marca para garantir um preço premium sobre os produtos da empresa.

Os setores de luxo e de varejo lideram o ranking de 100 marcas

O Facebook caiu na posição do ranking e a Netflix e o Spotify se destacam entre as várias marcas mais valiosas do planeta

(*) Ouvindo esse Podcast me atentei para um fato interessante – já faz algum tempo que as marcas gigantescas e centenárias estão perdendo valor de mercado cada vez mais rapidamente. No último levantamento a respeito do tema as empresas de tecnologia deram de lavado nos outros setores da economia e a maioria das marcas mais valiosas do mundo ainda estão na primeira geração de seus fundadores. Sinais do tempo”


CBN Podcast – Clube do Livro – José Godoy

Uma bela ‘obra-garimpo’ sobre as livrarias do mundo

‘Livrarias: uma história da leitura e de leitores’ é um livro muito interessante do escritor catalão Jorge Carrión.

Ele fez uma coisa de dar inveja a qualquer um que seja interessado em leitura: ao longo de 20 anos ele viajou pelos continentes à procura das livrarias mais legais do mundo. Ele tem um verdadeiro fetiche por livrarias.

(*) Todo mundo vive planejando uma vida melhor até que um dia passamos a planejar a melhor morte para fechar com chave de ouro a nossa existência – meu sonho de consumo é, no dia em que morrer, lá bem velhinho(rs) ter o privilégio de morrer dentro de uma livraria rodeado pelos melhores livros do mundo. Seria genial, você não acha?


CBN-Podcast – Gestão Descomplicada – Carlos Julio

Dica de livro : ‘The Inovated University’, uma obra importante sobre rumos da educação

Clayton Christensen, o pai da da teoria da inovação diruptiva, lança neste livro ideias sobre o rumo das universidades a partir dos próximos anos.

O trabalho foi realizado em cima da história das universidades de Harvard e Idaho. O professor Cleiton Cristessen é autor dos já clássicos ‘O Dilema do Inovador’ e ‘Como avalio a minha vida’.

Ele faz uma afirmação sobre a educação = você tem hoje nos EUA 4000 escolas de nível superior e 50% delas vão quebrar em aproximadamente 10 anos.

Dica começar a aprimorar o ensino on line à distância

Ele pesquisou os doadores da Universidade de Harvard e descobriu que professores inspiradores foram o maior fator para a doação para a escola. Quem te inspirou a ser quem você é?

(*) Num mundo cada vez mais tecnológico, tanto a profissão de professor quanto o sagrado local onde ele dá aula estão perdendo espaço para algoritmos produzidos com inteligência artificial embutida. Por mais que se atualize o ensino e a educação a nova versão, talvez robotizada do professor ganhará ainda mais importância no mundo. Sem professor ninguém aprende, sem aprendizado, o mundo não vai para frente.


CBN – Podcast Sua Marca Vai Ser Um Sucesso – Cecília Russo, Jaime Troiano

‘Top of mind’: a relevância das marcas mais lembradas

Quando falamos em determinado tipo de produto, qual é a primeira marca que vem à sua cabeça?

Isso é resultado, entre outros fatores, de investimento em comunicação.

Empresas que se posicionam no topo da mente dos clientes e que são citadas em pesquisas como a primeira marca que vem à cabeça do consumidor.

Para ser lembrada em 1o. lugar, uma marca deve investir em comunicação e se diferenciar dos concorrentes naquilo que ela faz e principalmente ser relevante.

Para ser desejada uma marca precisa ser conhecida e precisa ir além de ser conhecida, gerando engajamento, envolvimento e demonstrando apreço por uma causa que inspire as pessoas.

(*) Pegue uma camisa branca simples e básica e tente vendê-la no mercado, você conseguirá vendê-la por cerca de R$15,00. Pegue essa camisa e aplique nela uma simples marca (iniciais do seu nome) – ela passará a valer cerca de R$30,00 por causa da etiqueta aplicada a ela. Você praticamente poderá dobrar o preço da camisa. Agora pegue essa mesma camisa e aplique nela uma etiqueta com o símbolo da Lacoste (famoso jacarezinho bordado como marca). – Você poderá vendê-la por R$300,00 – a famosa marca de grife Lacoste aumentará o preço da camisa em 20 vezes. Esse é o valor do investimento em uma marca, exemplificado com a analogia acima.


#1- 25 conselhos de Branding:

Branding é verbo e precisa de ações para que ganhe vida.

De nada adianta boas estratégias se elas não saem do papel. Viram apenas mais um quadrinho na parede.

Branding ganha vida :

Brand é marca e ing é gerúndio (verbo em movimento, com uma ação)

Branding são todas as iniciativas que alimentam a estratégia (comunicação, embalagem, suporte, atendimento ao cliente, ponto de contato ou pontos de prova da promessa feita pela marca.

Uma marca estabelece contatos com milhares de pessoas – daí cada detalhe conta, desde que fala um pouco sobre aquela marca

Leia o autor David a Aker – sobre a arte de criar uma marca de sucesso.

A marca pessoal tem muito valor :

O nome é a marca do profissional liberal

Mesmo que o trabalho do profissional crie a sua própria identidade, é importante que ele construa uma forma organizada de se apresentar para o mercado.

O branding também vale para pessoas: Médicos, advogados, consultores, palestrantes,…

O trabalho do profissional liberal cria a sua própria – Arthur Bander livro Construindo sua marca pessoal – pessoas demandam tratamento em branding

(*) Um profissional não é um produto de consumo, mas pode ter a sua imagem e a sua marca trabalhadas e melhoradas para posicioná-lo com destaque no mercado.


CBN Comunicação e Liderança – Leny Kyrillos

As emoções e a respiração:

A gente costuma negligenciar muito a respiração e sua importância para a nossa saúde. Do ponto de vista simbólico, respirar é trocar com o meio ambiente.

Relaxe respirando profundamente.

Na prática existe uma relação entre a respiração fisiológica e uma troca com o meio ambiente.

Se o ambiente for hostil, a tendência é respirarmos mais curto, como por exemplo num susto.

Os adultos respiram muito mal, pois respiram de forma automática e superficial – mudando esse processo temos ganhos imensos, a nossa mente se aquieta quando respiramos mais calmamente e melhor.

(*) Respirar é viver – respirar de forma bem pausada e relaxada é viver mais e melhor.


Consultório CBN

Como cuidar da saúde do coração?

Guilherme Sangirardi, médico cardiologista pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, falou sobre os cuidados para evitar doenças cardiovasculares que são as principais causas de óbitos no mundo.

A saída é a prevenção através dos hábitos, combatendo os fatores de risco hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, obesidade – são os principais pilares para a prevenção.

Consultas periódicas aos médicos são importantíssimas.

Placas que aparecem nas artérias e nos vasos sanguíneos geram obstrução que pode ocasionar doenças e complicações gravíssimas.

Hipertensão, colesterol ruim e doença coronária (manifestada principalmente pela angina – dor torácica geralmente desencadeada por estresse emocional ou físico – uma dor que parece um peso, uma pressão que pode se irradiar para o braço e o pescoço)

A Hipertensão arterial é um fator de risco para doença cardiovascular (exigindo o trabalho do coração contra uma resistência maior, fazendo o coração dilatar e ter grau de insuficiência cardíaca).

A hipotensão arterial não está associada como fator de risco para o coração.

(*) O exercício físico age em cima de todos os fatores de risco, sendo a mais completo indicação para a prevenção

Uma das manifestações da doença coronária é o cansaço frequente e intenso inclusive após esforço físico. Dor torácica, dor de estômago podem ser alertas. Mesmo que esses sinais não signifiquem algo grave, procure o médico e faça uma avaliação.


Bandnewfm – Podcast Isso é Coisa da Sua Cabeça


Trabalhar para quê?

Para a esmagadora maioria das pessoas, o trabalho não traz motivação. A pergunta é: por quê?

Neste livro, o professor de psicologia Barry Schwartz traz uma visão inovadora e reveladora sobre o propósito do trabalho, mostrando como ele influencia nossa cultura e nosso cotidiano e como você pode encontrar seu próprio caminho para a felicidade no emprego.

Tema do livro do autor – que faz uma provocação dizendo que o trabalho é fonte de muito mais coisa do que só dinheiro – é fonte de inserção social, ajuda ao próximo,...

Observação interessante = Pessoas afastadas pelo INSS retornam bem mais rápido para o trabalho quando se realizam em seus trabalhos, aquelas que só trabalham por dinheiro, demoram para voltar.


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora deixo você na companhia de uma música bem legal:

Ouça : Wampire Weedkend M79:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*