A fórmula de um bilionário famoso para aumentar a sua inteligência

Warren Buffett
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Esta fórmula eu descobri lendo a biografia deste bilionário super famoso e muito bem sucedido por longas décadas seguidas. Trata-se de Warren Buffett, um grande investidor e homem de negócios conhecido e reconhecido pelo mundo afora pela sua fortuna, pelas suas empresas e pelo incrível processo de tomada de decisão.

Eu estava mergulhado dentro de um dos livros que contam a sua história quando me deparei com esta pergunta feita a ele durante uma entrevista:

Como ficar mais inteligente?
“LEIA MUITO!”

Esta foi uma das melhores respostas que já vi em todos os textos que já li na minha vida inteira.
Buffett disse que ler é uma das tarefas que tomam mais o seu tempo na vida, cerca de mais de 80% do seu tempo diário. Ele se denomina um leitor e um pensador de dia inteiro. Um dos argumentos que ele apresenta para este hábito, vem de uma metáfora com seus conhecimentos de finanças:

Conhecimento se acumula como juros compostos!

Ele alega que não ficou mais inteligente porque ficou bilionário, mas que ficou bilionário por ter ficado mais inteligente, utilizando a fórmula descrita neste post.

Leia muito, pense muito e faça sempre uma análise crítica do que você lê, emenda ele.
Mais do que passar a vida tentando copiar os outros e vivendo no piloto automático, procure fazer acumulação de conhecimento.
Você pode adquirir o conhecimento que você quiser.

Ler é a melhor atividade mental para aumentar a sua inteligência e para formar a sua opinião a respeito dos assuntos mais importantes que cercam a sua vida.
Para ele o hábito da leitura é como o garimpo – onde você precisa ler muito (em quantidade, peneirando inclusive muito barro) para ler melhor (em qualidade, extraindo as poucas pepitas de ouro) que servirão de insumo para as suas melhores ideias.

Eu li no livro Snowball que seus filhos o consideram um livro com pernas, uma verdadeira máquina de aprender.

Ele diversifica a sua leitura, não lê apenas assuntos ligados a investimentos e ao mercado financeiro. Ele lê diferentes temas, diferentes pessoas (inclusive as que têm ideias diferentes das dele).
Dizem seus amigos mais próximos que ele procura olhar para cada problema e tentar achar uma solução o tempo todo. Alguns afirmam que ele tem a melhor mente de 30 segundos do mundo. Ele se diz rápido no raciocínio e na tomada de decisões acertadas porque leva um longo tempo acumulando dados, informações e conhecimentos através da leitura permanente.
Ele sempre vê coisas super interessantes e diz que seu alto nível de erudição e conhecimento não é fruto de uma genialidade de nascença, mas de um hábito formado desde criança, o de ler muito.

Continuando o meu mergulho profundo dentro de uma das biografias de Buffett, eu pesquei mais uma pergunta interessante:
Como encontrar mais tempo para ler?
“Simples – tire uma hora por dia, no mínimo, para isto.”

Certa vez ele fez um balanço da sua vida e tentou descobrir quem era o seu maior cliente na vida e descobriu que era ele mesmo e que para progredir na vida, precisaria focar ainda mais neste seu cliente tão importante. Então ele tomou a decisão de vender para si mesmo uma hora por dia, reservar uma hora por dia para atualizar a sua leitura (hoje ele gasta muito mais tempo do que isto neste hábito). É uma hora que ele reserva para melhorar a si mesmo – é um investimento de longo prazo. Mas ele lembra um detalhe – ler muito não é suficiente – é preciso que você leia e procure colocar em prática o conhecimento adquirido, pois o saber não vale se não for aplicado.

Outro item da fórmula de Buffett para se tornar mais inteligente é o gesto de você explicar o que sabe para as outras pessoas. Tente sempre isto: ensine tudo o que aprende para os outros, como estratégia para se preparar mais e melhor para a vida.

Resumindo este artigo: se você pretende ser uma pessoa ainda melhor na vida, pratique o gesto de compartilhar seus aprendizados, seus conhecimentos e suas melhores ideias.
A melhor coisa que você pode fazer pelas outras pessoas na vida a fim de tornar o mundo um lugar melhor para se viver é ajudá-las a saberem mais do que já sabem.

Gostou deste artigo? Leia também: 29 frases mais inteligentes dos maiores filósofos de todos os tempos.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2691 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

2 Comentários em A fórmula de um bilionário famoso para aumentar a sua inteligência

  1. Mesmo só conhecendo dele o que leio na imprensa, tenho a maior admiração pelo Buffett. Mas fico me perguntando se ele lê ou leu realmente qualquer coisa (literatura, especialmente). Creio que as leituras que fazemos sempre passam próximo do que realmente gostamos ou fazemos. Exemplificando: ele pode ler sobre história mundial, mas provavelmente ficará mais atraído por informações sobre finanças e processos econômicos de outras eras e outros povos. Talvez eu esteja dizendo isso baseado em mim mesmo (claro). Para mim, a leitura mais prazerosa é justamente a inútil. As primeiras leituras que faço são o segundo caderno de um jornal, reportagens sobre cultura, artes e ciências. Só depois, esgotadas essas possibilidades, é que encaro política, economia, negócios. E sempre foi assim. Talvez por isso eu só tenha ganho meu salário. Abraços Zé

    • Zé – você como ele tem o saudável hábito de ler muito, de se expressar muito bem e diferente dele, você é muito modesto! Valeu meu amigo pelo comentário !

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*