Novidades

Gerência de projetos – 85% dos projetos no mundo inteiro atrasam e estouram o prazo e ou orçamento previsto. Se você faz parte de algum projeto importante e deseja não aparecer nessa estatística, leia esse artigo que aborda a principal causa que gera atraso e aumento de custo na maioria dos projetos em andamento. Clique aqui e descubra:

Por que 85% dos projetos do mundo atrasam?

Mauro Condé*

Uma pesquisa recente provou que 85% dos projetos desenvolvidos no mundo inteiro são concluídos com bastante atraso.

A grande maioria desses projetos é desenvolvida sem a preocupação da capacidade limitada diária dos recursos que neles são envolvidos (geralmente os mesmos recursos para vários projetos diferentes).

Estudos científicos provam que os maiores vilões que provocam esse percentual de atraso inaceitável são o comportamento e o ambiente MULTITAREFA.

Planejar e trabalhar a execução de projetos de maneira Multitarefa é planejar para o fracasso certo.

Peritos em Neurociência do MIT demonstraram que nosso cérebro se perde quando desafiado a trabalhar em várias atividades ao mesmo tempo.

Da próxima vez que tiver que executar novos projetos, evite a armadilha mortal do comportamento Multitarefa.

Defina uma prioridade rígida e inalterável para programar qual projeto deve ser trabalhado antes dos outros e concentre-se única e exclusivamente nele, de forma monotarefa até a sua conclusão.

Subordine-o à capacidade dos recursos da empresa de realizar o trabalho.

Um exemplo real baseado em minha experiência pessoal:

Duas equipes concorrentes foram desafiadas a trabalhar em cinco projetos durante o período de um ano, com a duração total prevista de quatro meses para cada um dos cinco projetos.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A equipe A escolheu trabalhar nos cinco projetos ao mesmo tempo, de maneira multitarefa optando por executá-los pela metade (dois meses até mudar de prioridade) de forma intercalada e sucessiva até o término de máximo de projetos possível no prazo determinado de um ano.

Ela fechou os 12 meses do desafio concluindo apenas um dos cinco projetos que abriu, deixando todos os outros quatro pela metade cada um.


A equipe concorrente B optou por trabalhar nesses cinco projetos de maneira diferente, definindo uma prioridade rígida e inalterável e neles trabalhou de forma monotarefa, sequencial e ininterrupta (do início até o fim de cada um deles de acordo com a prioridade definida antes do início).

A performance dessa equipe B foi inacreditável – ele conseguiu concluir a execução total de quatro dos cinco projetos ao final do mesmo período de 12 meses em que a equipe A conseguiu terminar apenas um.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Encerro com uma frase para você pensar e adotar para o resto de sua vida:

Estratégia em gestão de projetos é a arte de escolher o que não fazer!

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para fechar esse post, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL:

Aprecie a Pintura :“São José, carpinteiro” (1642)

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Lindo quadro de Georges de La Tour que nasceu em 1593 na região de Lorena, na França.

Ele estabeleceu seu estúdio na pequena localidade de Lunéville em 1620, pintando quadros predominantemente inspirados no cristianismo e no cotidiano de pessoas comuns.


Ficou muito conhecido por suas pinturas com efeitos de luzes noturnas, como no quadro “São José, carpinteiro” (1642), que está exposto no Museu do Louvre.

Nas artes, eu admiro quem tem a habilidade de desenhar com a luz e no caso deste quadro, me impressiona a forma como o pintor reproduziu uma cena de muito tempo antes como se tivesse tirado uma fotografia com os personagens na sua frente, mas na verdade os personagens estavam na sua mente.


Este quadro recriou na minha mente uma cena de infância muito comum = O meu pai, o Sr.Conde´, como era conhecido fazendo seus biscates(trabalhos extras) noturnos muitas vezes em locais que não tinham luz e eu, ainda pequeno, ficava sentado iluminando o seu trabalho com uma pequena lanterna em minhas mãos.

Este quadro iluminou novamente a minha mente e colocou água no cantinho dos meus olhos, pois hoje é o dia de celebrar as pessoas queridas que já não estão entre nós, mas que continuam eternamente vivas em nossas memórias

“O homem morre mas sua obra permanece.”Frase do matemático Augustin-Louis Cauchy

2-LITERÁRIA :

Leia o livro “Mente Organizada” – um ótimo livro que convence qualquer pessoa que acredita no mito de que ser multitarefa nos fazer produzir mais e melhor os projetos. Ele demonstra por A+B como esse mito vira farinha, diante de evidências científicas. Vale a Pena :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-MUSICAL – ouça a agradável música “Paris Match” – som leve, suave, gostoso de ouvir enquanto se pensa :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*