Novidades

Melhor Filme para ver nesse fim de semana : O Caravaggio Roubado, uma intrigante história contada a partir do crime que proporcionou um dos mais impressionantes e intrigantes roubos de obra de arte de todos os tempos. Cheio de emoções fortes, revelações constantes, mistério e suspense típicos dos bons clássicos do passado. Clique aqui para ler:

Obra de arte – Pintura : ‘Natividade’, de Caravaggio, pintada em 1609 :

Minha dica de Cultura – de Cinema de hoje vai para o filme que está nos cinemas atualmente :

O Caravaggio Roubado:

Sou fã de tudo que constitui o melhor da Cultura e da Artes.

É lá que encontro minha fonte de conhecimento e sabedoria.

Entre os elementos da arte, um dos que mais aprecio é a Pintura.

Entre os melhores pintores de todos os tempos, aprecio muito Michelangelo Merisi da Caravaggio, principalmente pela estética do seu trabalho e pela alta qualidade e resolução de suas telas, numa época de poucos recursos.

Eu adoro a técnica que ele usava para retratar os personagens de sua pintura, com cores em tons pastéis puxadas para o vermelho, laranja, amarelo e branco em suas várias possibilidades de mistura.A maneira como ele contrastava o claro com o escuro sempre me impressionou muito.

Caravaggio viajou por toda a Itália em busca de fortuna, ou talvez à procura de si mesmo – esteve em Milão, Florença, Roma, Nápoles, Malta.

Entre suas obras, sugiro que você procure dar uma olhada em :

 Rapaz Mordido por um LagartoAutorretrato como BacoVocação de São MateusJudite e HolofernesMedusa,Davi com a cabeça de Golias, Sete Obras de Misericórdia  e principalmente Natividade, que viria a ser roubada pelos mafiosos italianos, 410 anos depois de sua criação, cuja história do roubo (que dura mais de 50 anos) inspirou o filme que abordo nesse post.

Leia uma breve resenha do filme, baseada em seu trailer e seu roteiro:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Passamos pelo hall de entrada e nos deparamos com um poster mostrando uma mulher, sensualmente deitada com as pernas para cima, ao lado de uma imagem que reflete na parede o quadro Navidade, roubado por muito tempo pelos mafiosos italianos.

As primeiras cenas do filme aparecem.

Um mulher de cabelos curtos e pretos entra apressada por uma sala, onde no fundo está sentado um senhor de cabelos e barbas brancas, ambos bem vestidos ao melhor estilo da moda italiana.

Curiosa, ela pergunta o que aquele senhor desconhecido quer dela, e ele responde:

-Quero te oferecer uma história muito especial.

Um carro aparece atravessando um área de mata fechada.

A mulher aparece teclando desesperadamente páginas e mais páginas em seu computador, durante toda a madrugada.

Ela parece, compenetrada, tensa, cansada, mas muito feliz e deslumbrada com o que está fazendo.

O amigo com que teve um caso aparece tirando os óculos escuros e olhando para baixo, ao lado daquela mulher enigmática.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Ela entrega para ele o texto no qual trabalhou tanto nos últimos dias e diz que ali está o argumento que ele tanto precisava.

Curioso, ele pergunta sobre o que é, enquanto assina o rascunho da publicação, já que a mulher o escrevera na condição de ghost writer (escritora que fica por trás dos panos para que um outro autor leve os créditos da obra em seu nome.

O amante leva o texto para seu editor, que aos berros grita para todo seu escritório ouvir :

-Pessoal, temos aqui uma obra prima de arte, que vai estourar e ser um grande sucesso!

Todos se cumprimentam e o autor fictício arregala os olhos de surpresa com o que a sua amiga produzira em seu nome, pois nem ele sabia do que se tratava.

Todos comemoram na sala e Vitória, a escritora fantasma, sorri para dentro, sentada na cadeira de secretária do editor (onde ela trabalhava), do lado de fora da sala onde todos se confraternizam pela obra que ela acabara de escrever.

Depois Vitória aparece olhando pela janela de um hospital, onde seu amigo e escritor declarado aparece dormindo em coma profundo.

Ela parece preocupada e curiosa para saber porque estranhos desconhecidos tentaram tirar a vida dele violentamente.

O ex-namorado aparece num rápido flash back sendo interrogado, ameaçado e agredido por vários homens da máfia.

Eles queriam saber como ele sabia tanto a respeito daquela história que estava sendo considerada um sucesso, mesmo antes de ser lançada em livro e nas telas do cinema.

O falso autor apanhou covardemente, sem ter a mínima ideia de que tal agressão se devia ao texto preparada pela ex-amante e sua ghost writer.

A mulher se lembra da conversa que teve com o velho charmoso e simpático de barba e óculos de intelectual, com ele chamando a atenção que para a segurança dela, ela deveria escrever a história, mas se manter oculta para não revelar sua verdadeira identidade, pois aquelas páginas detalhavam a verdadeira história do roubo de uma das maiores pinturas de todos os tempos :

O quadro Natividade de Caravaggio, pintado há mais de 400 anos atrás e roubado pela máfia há menos de 50, numa ação cinematográfica numa bela localidade da Itália.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Valéria volta a aparecer no escritório e descobre que o seu chefe tinha acabado de contratar um detetive cibernético para espionar e descobrir o verdadeiro autor daquela obra de arte que ela produzira, rica em detalhes sobre o roubo que praticamente ninguém sabia como tinha ocorrido e que tinha virado alvo de investigação pelo FBI.

Sentindo-se ameaçada, aconselha-se com seu mentor e fonte dos textos e da história que ele se encarregava de traduzir para um belo roteiro e depois segue todas as instruções daquele culto e muito esperto velho homem.

Ela depois aparece nas filmagens do filme sensação, cujo título original é “O filme sem nome”.

Valéria descobre aos poucos, espantada, o envolvimento de pessoas inesperadas, no crime que culminou com o roubo da pintura.

O ator principal do filme, vira seu mais novo namorado, mas com quartas intenções, segundo o que ela descobre depois.

Uma frase vira o mote da campanha de marketing da obra : 

“O crime perfeito é o crime que não existe”

Lutas, intrigas, sedução, traição, muito suspense, drama e mistério envolvem esse belo roteiro, garantia de entretenimento de alto nível.

Identidades são surpreendentemente reveladas e perseguições iniciadas.

Um filme repleto de menções da história das artes, bem feito, bem escrito, bem montado e bem executado.

Além disso, ainda conta com uma trilha sonora impecável, uma fotografia admirável e atuações que merecem aplausos.

O Caravaggio Roubado é uma excelente dica para ver nos cinemas nesse fim de semana.

Um filme perfeito, maduro, que quase peca pelo excesso de zelo com a produção, que por pouco não o faz parecer excessivamente certinho demais para ser verdade.

Para sua pré-avaliação, indico a nota recebida pelo filme nos melhores sites de cinema do mundo.

6,4 na opinião de quase 300 pessoas no site IMDB

Crítica muito favorável no site Rotten Tomatoes

8,0 em minha opinião pessoal

7,2 na média geral das notas acima

Veja o trailer e se puder vá ver o filme no cinema:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*