Novidades

Não existe nada pior do que não estar informado(a) sobre os acontecimentos mais importantes da semana – Para te ajudar na missão de se atualizar ao máximo possível, utilizando o menor tempo necessário, eu criei, especialmente para você * O Resumo do que você perdeu de mais importante na semana * Leia aqui:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Placar do Jogo das Notícias da Semana Que Passou ( semana 45 – de 07 a 13 nov 21)

INFLAÇÃO – IPCA – TAXA % :

No Brasil, a inflação está acumulada em 8,24% no ano e em 10,67 % nos últimos doze meses. Nos Estados, a inflação está acumulada em 6,2 % nos últimos doze meses, estando a inflação brasileira no patamar de quase o dobro da inflação americana.

A inflação foi, como tem sido nos últimos tempos, o personagem principal de todas as notícias publicadas nos jornais e revistas do mundo inteiro. A inflação tem atuado no papel de grande vilã do mundo e maior causadora de dificuldades e de problemas para países e para todos que habitam o planeta.

  • Sentimos o peso do monstro da inflação nos atacando quando paramos para abastecer o carro num posto de gasolina, a inflação está lá, atacando as bombas de combustível, tanto encarecendo o preço da gasolina quanto o do diesel.
  • Chegamos em casa e descobrimos a inflação quando vamos preparar a comida, ela está escondida dentro do preço do botijão de gás e dos ingredientes. Se saímos para comer fora, esse item, além do transporte também pesam.
  • Quando voltamos para casa e entramos, percebemos a inflação presente assim que acendemos a luz ou utilizamos a água, pois ela aparece nos altos custos recentes da energia (luz e água) – ela se disfarça em risco de ameaça de crise hídrica e provoca o aumento dos preços da energia.
  • A inflação está presente nas sacolas de compra dos preços, principalmente dos itens comprados nos supermercados e a inflação tem tido predileção por aumento nos preços dos alimentos.

Esses são apenas alguns exemplos da escalada inflacionária.

E para terminar meu texto sobre a inflação, ouvi essa semana um podcast do respeitado Professor Deonísio Silva onde ele esclarece a origem da palavra INFLAÇÃO – ela vem do latim, inflacione, uma declinação da palavra inflacio, que por sua vez é oriunda do verbo em latim inflare – que traduzimos para o português como soprar.

Portanto podemos dizer que a inflação é literalmente um sopro, porém nos atuais dias, um sopro em excesso, tão prejudicial quanto aquele sopro para mais quando enchemos além do recomendado os pneus do carro, fazendo com que eles corram o risco de explodir.

O Professor Deonísio também deu uma ideia de cronologia da Inflação.

Consta que ela surgiu pela primeira vez no ano de 1838, e passou a ser discutida em inglês, principalmente nos Estados Unidos, para representar o aumento dos preços na economia.

Em 1845, ela ganhou o termo de Inflationare e em 1925, após sucessivas altas da inflação, surgiu o termo Hiper Inflação, bem acima da super inflação.

Conta ele que em 18 de novembro de 1965, um jornal inglês cunhou pela primeira vez o termo Estagflação. Estagflação é um evento econômico caracterizado pela combinação de três coisas ruins para as nossas vidas = 1) inflação alta e 2) crescimento estagnado, associados a 3) altos níveis de desemprego.

JUROS – TAXA SELIC %

No Brasil, a taxa SELIC atual está em 7,75% e já tem data marcada para nova alta, acima de 1% conforme prometeu o Banco Central na última reunião do COPOM (Conselho Monetário Monetária)

Para tentar combater o monstro da inflação, o governo através do Banco Central criou, lá pelos anos 70, a taxa SELIC, uma taxa de juros referência da economia que sempre é aumentada quando a inflação sobe em demasia.

É objetivo do aumento da Taxa Selic tentar derrubar a alta da inflação.

CUSTO DO DINHEIRO – TAXA DE CRÉDITO MÉDIA % AO ANO

No Brasil, a taxa de crédito média praticada pelos bancos para emprestarem dinheiro para as empresas situa-se na média em torno dos 20%, com tendência de alta acompanhando a curva para cima do aumento da taxa Selic.

Já a taxa média de juros para pessoas físicas situa-se bem acima desse patamar, podendo chegar a valores acima dos 100% ao ano.

As modalidades de crédito mais fáceis são as mais caras, tanto cheque especial para pessoa física, quanto conta garantida para empresas – recomenda-se que quem precise de crédito procure por taxas de empréstimos pessoais e para empresas com percentuais menores (e elas existem, só precisa que os tomadores peçam aos seus gerentes bancários para colocá-las na mesa na hora da negociação de um novo empréstimo.

EVOLUÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS AO LONGO DOS ÚLTIMOS TEMPOS

No Brasil, a Renda Fixa tem tido no ano de 2021 uma variação ligeiramente positiva, pouco acima de 1% na média e a Renda Variável tem tido no ano de 2021 uma variação bem negativa, com exceção para aplicações lastreadas em câmbios nos últimos tempos – renda variável é para quem estofo, tem estomago para buscar rentabilidade de longo prazo com liquidez quase nenhuma no curto prazo.

Na Renda Fixa quem investe tem procurado se esconder atrás das taxas do Tesouro Selic e Fundos DI.

Mas mesmo assim, nenhuma aplicação, nem na Renda Fixa nem na Renda Variável consegue superar a variação da Inflação oficial medida pelos indicadores IPCA E IGPM.

Esse raciocínio serve também para quem é empreendedor e detém o controle acionário de uma empresa – ela só dará retorno pelos investimentos caso sua lucratividade e rentabilidade supere e bem os índices de inflação, mensais, trimestrais e anuais – sem ganhos, sem lucros, a empresa não dá retorno para os acionistas em forma de didivendos.

CÂMBIO – VALOR DO DÓLAR NO FECHAMENTO DA SEXTA FEIRA (12/11/21)

O Dólar fechou cotado em R$5,45 e vem se caracterizando por alta volatilidade desde que iniciou uma descida no dia 09 de março de 2021, quando começou a sentir os efeitos, entre outros, do crescimento constante da taxa SELIC. Após quase 300 dias, em que esteve na casa dos R$5,80 o dólar ainda não superou esse valor, mas principalmente após o sete de setembro, quando a instabilidade política começou a pipocar no Brasil, ele vem oscilando com tendência de alta.

PIB – TAXA DE CRESCIMENTO

A taxa de crescimento no Brasil tende a fechar próxima dos 5%, segundo o último relatório da economia – Relatório Focus emitido pelo Banco Central e pode ficar entre 1 e 1,5% no ano de 2022. O PIB brasileiro tem quase 70% de sua composição baseada no consumo das famílias e este tem seguido o caminho de queda da renda nacional.

BOLSAS DE VALORES

O Fechamento das Bolsas Mundiais foi positivo nesta sexta – 12 de novembro. O Peru foi o país que experimentou a maior alta do dia, 1,79% e a Índia se destacou pela maior variação negativa, -0,72%.A Bolsa Americana mostrava nos jornais desta sexta um índice de 0,06% de alta, a Europeia de 0,12% e a Chinesa fechou próximo de -0,41%, segundo o que li nos jornais econômicos.

No Brasil, a Bolsa de Valores IBOVESPA continua em baixa e fechou a sexta-feira com -1,21% na casa dos 106.290 pontos. Logo a bolsa brasileira que chegou ao auge de 130.000 pontos no mês junho e passou a sofrer tombo atrás de tombo após os aumentos sucessivos da taxa SELIC que começou a correr atrás do aumento da taxa IPCA da Inflação, sempre ela a causa raíz de todos os problemas, incitada pelas inconstâncias econômicas, políticas e sanitárias.

UM APANHANDO DAS CAPAS DAS REVISTAS DA SEMANA E DOS JORNAIS DESSE DOMINGO, EM FORMA DE RESUMO PARA VOCÊ NA BANCA VIRTUAL DO MALUCO:)

A revista The Economist traz o líder Russo Putin numa foto em estilo negativo (fundo preto e imagem branca) mostrando o rosto e a mão esquerda dele estendida logo abaixo do título = a nova era de repressão. Se na semana passada quem estampou a capa foi o líder americano Biden com meio corpo dentro de um buraco, essa semana a revista se vira para a Rússia e para Putin, homem que lidera a região com mão de ferro. A revista menciona que ele pode liderar uma nova fase de confronto com o Ocidente e internamente pode apertar o cerco contra seus maiores opositores.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Revista Time dessa semana coloca uma figura, em forma de montagem, dos principais líderes mundiais, os mais velhos e o mais novos, sentados em cadeiras diante do palco da COP 26, e atrás deles um cenário de raios, tempestades, ciclones, furacões e todo tipo de fúria da natureza. No texto da matéria de capa a revista menciona o líder John Kerry, americano que chama a atenção sobre a necessidade da América de voltar para a luta pelo clima, antes que mais estragos prejudiquem inclusive as próximas gerações.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Revista Veja traz uma capa em cor esverdeada com um botom do ex-ministro e juiz Sérgio Moro, ao lado de uma expressão # vem Moro 2022. A Revista menciona o Partido da Lava-Jato, detalhando que as estrelas da maior operação de combate à corrupção da história trocam os tribunais pelos palanques e reacendem o debate sobre os limites entre a Justiça e a Política.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Revista Isto É traz em sua última capa foto montagem onde coloca o Líder do Centrão e presidente da Câmara como um jogador, com roupa casual, apostando dinheiro alto, de charuto no canto da boca – no título : os mensaleiros da nova era…

VEJA UM APANHANDO DAS MANCHETES DOS JORNAIS DESTE DOMINGO:

A

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

clique aqui para ler a coluna que publico, todo final de semana, nos jornais, com dicas de Vida, Carreira e Gestão.

eu te desejo um bom feriado e uma boa semana!

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*