Novidades

Netflix – dica de melhor filme para ver no fim de noite com a família – leia uma síntese dele aqui:

Minha dica de Cultura – De Cinema de hoje vai para o filme :

SETE ANOS NO TIBET

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A história se passa no ano de 1939 em Vienna, ano em que se iniciou a Segunda Guerra Mundial.

O protagonista é um legendário explorador austríaco – Heinrich, brilhantemente interpretado por Brad Pitt.

Fã de montanhas e atleta, adorava se desafiar como tentava fazer naquela época ao se propor uma subida ao Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. Uma cordilheira que abrange cinco países e nela se situa a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

Ele acreditava no poder do alpinismo e da escalada para elevar a mente, torná-lo um ser humano mais leve, limpar a sua mente de todas as confusões da vida, além de deixá-lo mais concentrado.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Na véspera de se tornar pai, Heinrich parte mesmo assim em busca de seu grande desafio. Queria que seu filho tivesse orgulho disso.

Parte de trem, cometendo uma pequena gafe com os repórteres da época, logo no início da jornada.

Um filme recheado de cenas lindas e agradáveis, paisagens encantadoras e uma fotografia maravilhosa. O cenário e os figurinos são impecáveis.

Entres erros e acertos, ele e seu parceiro de jornada se aventuram e uma série de contratempos os prende no acampamento de base, após uma avalanche que praticamente interrompe os sonhos dos dois alpinistas.

Frustrados, são obrigados a descer a montanha e no meio do caminho são presos por soldados ingleses, inimigos de guerra dos austríacos e alemães e a partir daí desaparecem por sete anos.

Tentam várias vezes até conseguir uma fuga espetacular da prisão e por causa de uma série de eventos, acabam no Tibet, pequeno país pacífico no meio de um barril de pólvora.

Ele foi testado pela guerra e desafiado pelo destino e sua história é linda de ser vista.

Por uma obra do acaso, Heinrich conhece o pequeno Dalai Lama, na época com pouco mais de 10 anos e já líder máximo do território tibetano.

Dalai Lama convida Heinrich para ser seu coach e tutor, com o intuito de se instruir sobre o ocidente com o aventureiro boa pinta.

Curioso, Lama vê no austríaco um amigo que nunca conseguiu ter na vida e passa a ter uma proximidade com ele, a ponto de apelidá-lo de cabeça amarela, pelos seus grandes cabelos loiros, incomuns naquela região.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A aventura aos poucos transforma Heinrich de homem frio, egoísta e calculista em um homem caloroso, generoso e orientado a tornar os outros pessoas melhores.

A convivência entre os dois, desperta em Heinrich saudade do filho, que ainda não conhece, mas para quem começa a escrever cartas, sem ser correspondido, o que o torna um melancólico e deprimido aliado do líder do Tibet.

E junto com o pequeno Dalai Lama e o povo do Tibet enfrenta uma invasão impiedosa Chinesa e vê o território sagrado e pacífico ser praticamente destruído.

Essa destruição obriga o líder tibetano a abandonar sua terra natal, por ocasião de sua maioridade e percorrer o mundo pregando suas sábias palavras sobre paz, amor e fraternidade.

Um bom filme para ver no fim do dia com a família.

Para sua pré-avaliação, indico a nota obtida por esse filme nos melhores sites de cinema do mundo:

  • nota 7,1 na opinião de mais de 134.000 pessoas no site IMDB
  • nota 6,3 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
  • nota 7,4 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
  • Nota 9,0 em minha opinião pessoal
    • Nota 7,50 na média das notas acima

Veja o trailer :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*