Novidades

O que você poder ter perdido de importante – resumo especial (feito com carinho e especialmente para você) das principais notícias do mundo nesse domingo, 26 de abril de 2020, extraído da minha leitura de 30 jornais e 15 revistas:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 26 de abril de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:

Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais de sábado, sobre a importância da relação entre decisões e consequências na vida – leia :

Clique aqui para ler o artigo que publiquei nos jornais de sábado !

Antes de ler, eu vejo os jornais.

Antes de ler os textos, percorro os jornais pelas suas fotos e através dessa paisagem o que eu mais vi no dia de hoje, as imagens visuais que mais inundaram os meus olhos foram :

Cenas e imagens de interiores de casas, com pessoas confinadas em situações diversas:

-Pessoas sentadas em frente de microcomputadores ou celulares participando de reuniões via Home-Office, fazendo consultas médicas via Tele-Medicina, assistindo a shows via live, vendo filmes ou séries por streaming.

-Fotos incrivelmente doces de mulheres tendo seus bebês em casa.

-Lindas fotos, celebrando a vida, com pessoas organizando encontros ou festas com familiares e amigos através de ferramentas eletrônicas como o Zoom e seus concorrentes.

-Fotos que eu não queria ter visto, com cenas de pessoas mortas sendo “embrulhadas” e colocadas em sacos plásticos pretos, padecendo dentro de suas próprias casas.

-Fotos tristes de cemitérios com covas abertas aos montes por coveiros vestidos com uniforme completo de proteção branco.

Se as pessoas não podem ir ao mundo, vi que a tecnologia está trazendo a o mundo até às pessoas, na saúde e na doença.

Nas próximas semanas, prepare-se para só andar pelas ruas de máscaras, que viraram o novo alvo da moda, pois as pessoas estão imprimindo seus gostos e estilos em suas máscaras com as mais variadas estampas e cores.

A ESTATÍSTICA DAS MORTES POR COVID-19 ATÉ HOJE EM MG:

Minas registra, até o momento, 61 mortes por Covid-19; casos confirmados ultrapassam 1,5 mil.

Depois de ler a notícia no jornal mineiro HOJEEMDIA, fiz uma rápida estatística pessoal e constatei que das 61 mortes:

Em mais de 80% dos casos, as pessoas tinham em média 69 anos de idade (a maioria entre 61 e 79 anos) – quase todos tinham doenças crônicas.

Os homens representaram 54% dos óbitos e as mulheres 46%

-A RÁDIO CORONAVÍRUS:

Li, no jornal francês Le Monde, uma reportagem curiosa sobre o lançamento de uma rádio pirata chamada Rádio Corona, lançada nas redes sociais por Abdallah Benadouda, a RCI transmite às terças e sextas-feiras. 

Cito apenas como curiosidade.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

-Li também previsões dizendo que o confinamento não tem data para acabar, sendo que a segunda quinzena de maio está sendo apontada como data para os primeiros testes de liberação parcial do isolamento social, a começar pela Europa, onde eu li num jornal italiano uma matéria citando a Merkelmania, num elogio à líder alemã pela sua condução exemplar, até aqui, da situação em seu país.

-Várias notícias em diferentes jornais do mundo especulam sobre o que estaria por trás do desaparecimento misterioso do líder da Coréia do Norte, exatamente no auge da Covid-19 – jornais especulam que ele poderia ter morrido, que sua irmã estaria pronta para assumir seu lugar, que a China teria enviado uma missão misteriosa e secreta para aquele país e até li especulações, todas mais com cara de fake news do que notícias sérias, de que o Líder daquele país poderia estar por trás de tudo o que está acontecendo. Pessoalmente eu duvido da maioria dessas notícias.Mas como sabiamente me ensinou minha avó materna, onde há fumaça, pode haver fogo. É melhor esperar notícias oficiais do que acreditar em notícias sem confirmação, não é mesmo?

No campo da ciência, li uma matéria interessante falando que cientistas e médicos portugueses teriam descoberto o porque da relação intricada entre a diabetes e a doença de Parkinson, com esse estudo abrindo caminho para o estudo mais avançado dos efeitos do Coronavírus.

Aliás, remédios, vacinas e ações voltadas para a tentativa de cura dessa terrível doença foram publicadas nos jornais do mundo inteiro, com destaque em quase todos eles para o papel de destaque de Bill Gates, que assumiu o papel de mentor e financiador da cura para esse vírus tão ameaçador e letal.

De tudo que eu li nesse domingo, o texto que mais me chamou a atenção está publicado no jornal argentino Clarin, pelo colunista John Carlin (não confundir o sobrenome dele com o nome do jornal, pois são apenas parecidos rs.). Seu título é brilhante : Ninguém sabe de nada.

Em resumo, ele se diz perplexo e assustado (assim como eu) por ninguém nesse mundo saber exatamente nada com convicção e em definitivo, (inclusive eu) sobre o Corona-Vírus.

Em trechos traduzidos ele diz:

Duzentos mil mortes confirmadas e não entendemos nada

Nós não conhecemos o inimigo. Um inseto sem cabeça foi capaz de controlar os grandes cérebros da humanidade.

As melhores dicas são todas ditas. Uma delas, 2.500 anos atrás, vem de Sun Tzu. Em seu trabalho clássico, The Art of War , o estrategista chinês diz que a chave da vitória é “conhecer seu inimigo” . O princípio pode ser estendido a batalhas de todos os tipos. A conflitos políticos, negociações comerciais, processos familiares, conquistas sexuais, futebol e principalmente coronavírus .

Hoje está super claro que ninguém sabe nada em lugar nenhum do mundo.

Nós não conhecemos e ainda não dominamos o inimigo, um inseto sem cabeça que foi capaz de colocar no bolso os grandes cérebros da humanidade.

Vale muito a pena ler esse artigo

Leia aqui na íntegra o texto original direto de sua fonte (em espanhol):

Por fim, li que o assunto mais comentado no mundo sobre o Brasil foi o pedido de demissão “litigioso” do ex-Ministro Sérgio Moro, fato relatado mundialmente como uma perda para o país, num momento muito ruim, onde o foco deveria ser total e exclusivo na Saúde.

Recomendo a leitura de matéria no jornal espanhol ElPaís (versão brasileira) que cita :

SERGIO MORO DEIXA O GOVERNO – SINAL DE CRISE À VISTA

Nobre: “As chances de Bolsonaro são baixas. Quando Roberto Jefferson entra, é o beijo da morte de qualquer presidente”

Em entrevista ao EL PAÍS, o presidente do CEBRAP diz que demitir Moro é um bônus para Governo negociar com o centrão.

Para ele, momento é de baixar as armas na política e parar de culpar os demais – Nobre Mas acredita que é uma questão de tempo para que seja destituído do cargo.

“Bolsonaro vai para a lona e sabe disso”, explica em entrevista ao EL PAÍS. Ele opina que a popularidade de Bolsonaro se reduzirá a seu eleitorado mais radical, mas destaca que isso por si só não garante uma maioria social pelo afastamento. Para que isso aconteça, insiste que as principais forças democráticas repactuem as regras de convivência democrática. “Caso contrário, vamos continuar produzindo Bolsonaros. Não adianta só tirar o cara”.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra direto da fonte!

Aliás, políticos do mundo inteiro, tem demonstrado muita preocupação com marketing e pouco resultado concreto em relação ao Combate contra a Covid-19. No jornal espanhol El País, o famoso pensador e escritor Malcolm Gladwell afirma : “Nós inflamos a importância da política em nossas vidas” – lendo o seu texto fiquei com uma nuvem de reflexão em cima da cabeça – o quanto será que precisamos dos políticos nos papeis que eles tem atuado hoje – muito, pouco ou quase nada – eu te convido a essa reflexão, já que são momentos como esses que deveriam fazer os melhores políticos se destacarem para entrar para a história e não passar por ela.

Fecho aqui com as capas das principais revistas semanais que li em busca de informação e conhecimento, quando isso é possível:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :

FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times  https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*