Novidades

O que você poder ter perdido de importante – resumo especial, que eu preparei com carinho – especialmente para você, das principais notícias do mundo nesse domingo, 17 de maio de 2020, extraído da minha leitura de 30 jornais e 15 revistas:

Minha proposta com esse post – contribuir para você ser uma pessoa ainda melhor e aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando com você um resumo do que mais importante eu vi hoje lendo 30 dos melhores jornais e 15 das melhores revistas do mundo publicados nesse fim de semana (para tornar isso possível eu uso um processo de leitura dinâmica que aprendi combinado com um simples algoritmo de coleta de informações relevantes dentro das publicações que periodicamente leio).

Minha ideia é periodicamente publicar esse resumo sobre algo muito bom que li, vi ou ouvi e achei que precisava compartilhar.

Precisa ser um notícia que faça a diferença onde não apenas possamos aprender algo novo, mas que nos divirta e nos gere uma experiência positiva e agradável.

Antes de fazer o resumo, eu nunca sei o que eu vou encontrar dentro, apenas sei que vou encontrar alguns assuntos para lá de interessantes e muitas boas surpresas.

Coisas que eu não saberia de outra forma.

Mas me falam sobre assuntos que são essenciais para mim e que precisam ser compartilhadas com você para disseminar mais inteligência pelo mundo: Leia aqui:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 17 de maio de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:

Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais de sábado, sobre a origem do que hoje fazemos e chamamos de planejamento:

Quando garoto meu maior sonho era ser como meu pai, um grande carpinteiro, um artista capaz de enxergar belas obras de arte acabadas em simples peças de madeira bruta com a capacidade de fazer essa transformação. A falta de habilidade manual e de dom natural, me afastou desse caminho. Eu virei especialista em administração, gestão e principalmente em planejamento. Essa semana, lendo o livro escrito pelo maior Samurai da história, descobri que, sem querer e sem saber, eu me tornei um espelho de tudo que eu mais admirava em meu pai. Descobri que o que eu faço foi originado na milenar arte da carpintaria e que me tornei um carpinteiro no melhor sentido do ofício. Então escrevi a minha coluna para os jornais de hoje com as mãos trêmulas e os olhos encharcados : caso se interesse em ler a coluna, eis o link:

=>>>O caminho do guerreiro

Continuo, apresentando para você um resumo do que li:

Antes de ler, eu vejo os jornais, farejo as fotos de capa de todas as publicações e procuro traços comuns revelados pelas imagens, sem nenhum texto ou título.

Como a maioria dos jornais e revistas estão noticiando, o mundo está entrando em uma fase de desconfinamento, com liberação parcial do retorno das pessoas às suas atividades seguindo rigorosas recomendações de proteção das autoridades médicas locais.

Como era de se esperar, o normal seria eu contar um cem número de capas contendo fotos das ruas em vários lugares do mundo e foi exatamente o que eu vi – os repórteres fotográficos foram atrás de suas notícias nas ruas e registraram pessoas em diversas situações voltando a frequentar espaços públicos com muito cuidado.

Prepare-se para ver mais gente na rua, daqui a alguns dias, com a liberação da quarentena e do confinamento sendo guiada pelas autoridades de cada cidade, região ou país, de acordo com o monitoramento dos casos.

*ESTATÍSTICA COVID-19 EM MG E PROPOSTA DESCONFINAMENTO ARGENTINA

Estatística oficial, fornecida pelo governo de MG, dos casos de COVID-19 até hoje, 17 de maio de 2020:

4611 casos reportados (0,02%) da população mineira, dos quais destaco o seguinte resumo:

3,38 % de óbitos contra 96,62% registrados como a soma das pessoas infectadas que se recuperaram ou estão em recuperação, sendo essa segunda informação a que mais deveria ser evidenciada em minha opinião, lembrando qualquer número de mortes, por menor que seja, deve ser lamentado e sentido e todo e qualquer esforço para poupar o máximo possível de vidas deve ser intensificado.

lembrando também sempre o risco de crescimento exponencial da contaminação, pois a primeira morte anunciada no Brasil ocorreu dois meses atrás apenas.

70 anos é a idade média das pessoas que vieram a óbito em MG, com praticamente todas as pessoas nessa situação sendo registradas como portadoras de doenças prévias de alta gravidade e risco.

50% é o percentual de homens e 50% é o percentual de mulheres reportadas como atingidas pela Covid-19.

55% das pessoas afetadas possui mais de 40 anos de idade, sendo os casos mais graves relatados entre pessoas com idade acima de 60 anos com algum problema prévio de saúde mais sério anterior ao contágio.

06 cidades somam juntas mais de 50% dos casos entre os 853 municípios mineiros. São elas : BH (1129), Juiz de Fora (396), Uberlândia (378), Divinópolis (126), Contagem (109) e Nova Lima (107) – pelo que vi, a proximidade com São Paulo e Rio de Janeiro ou a presença de aeroportos movimentados foi uma referência comum entre elas..

E em BH os bairros com maior número de notificações, segundo estatísticas da prefeitura são Belvedere, Buritis, Funcionários, Gutierrez, Sion, Castelo, Santo Antônio e Serra – todos registrando casos em número superior a dois dígitos.

Bom lembrar que as estatísticas são dinâmicas e tendem a mudar diariamente.

Juntei as estatísticas acima e as combinei com um excelente texto que li no jornal argentino Clarin, do jornalista John Carlin, do qual virei fã e seguidor de suas colunas dominicais. Ele faz uma sugestão que vai muito de encontro com os dados que coletei sobre a COVID-19 no site oficial do governo de MG:

Segmentar a população dando ênfase para:

O isolamento maior das pessoas de qualquer idade pertencentes ao grupo de risco (portadoras de doenças crônicas) e ou com idade acima de 60 anos, de maneira preventiva.

A liberação da população abaixo de 45 anos (que não se enquadra em nenhum grupo de risco) para trabalho normal, respeitadas as recomendações preconizadas pelas autoridades médicas (higienização mais frequente com álcool-gel, água e sabão, uso de máscaras e distanciamento mínimo entre pessoas).

Detalhe mais importante dessa proposta – que esse grupo de jovens abaixo de 45 anos se mantenha o máximo possível isolado do grupo de pessoas com mais idade ou portadoras de sintomas de doenças classificadas como grupos de risco, de forma total e inteligente.

Por fim, quero deixar bem claro a minha visão pessoal sobre esse tema sensível : toda pessoa, sempre que possível, deve ter a atitude mais conservadora diante do risco – ficar em casa, evitar contato com outras pessoas, evitar aglomerações e seguir rigorosamente as recomendações das autoridade médicas e sanitárias locais. Excesso de cuidado e de zelo aqui não é sinal de fraqueza, mas de inteligência.

Tendo que sair de casa, que saia atendendo rigorosamente todas as medidas sugeridas de proteção.

Alguns pontos extras que extraí das minhas leituras para sua reflexão:

1-A maior preocupação com o COVID-19, além da possibilidade de morte que ameaça principalmente as pessoas mais velhas e portadoras de doenças graves pré-existentes, é a relacionada com o altíssimo grau de contágio e transmissão dessa doença, o que levaria a um colapso maior ainda do sistema de saúde no mundo inteiro – se não fosse o isolamento social e a quarentena, muito provavelmente existiriam hoje mais pessoas nos hospitais do que em casa, ainda que o índice de recuperação seja grande.

2-Quanto à promessa de vacinas 100% eficazes contra o Covid-19, vi algumas reportagens exercendo a dúvida no estilo “evidência do contrário” dizendo que as mesmas empresas que estão anunciando essas vacinas, são aquelas que trabalham no desenvolvimento de vacinas contra Aids e depois de décadas ainda não tiveram êxito. Eu compartilho a esperança e a crença de que a vacina para o Covid-19 poderá sair com sucesso até o fim do ano.

3-Pelo que li, a maior dificuldade de fabricação de uma vacina eficiente em curto prazo está ligada entre outras coisas à capacidade de mutação do vírus.

4-Impressiona também a quantidade de pessoas fotografadas na rua com a máscara no queixo, imagem que virou inclusive uma animação na capa da grande revista americana Time, que estilizou o rosto do presidente Trump nessa posição.


OS EFEITOS COLATERAIS DA PANDEMIA NA SAÚDE ECONÔMICA DOS PAÍSES

Li também várias notícias relacionadas aos efeitos colaterais negativos nas economias do principais países do mundo (Brasil incluído), com duração prevista até o final desse ano.

As análises levam em conta a combinação de indicadores macro-econômicos combinados da economia mundial, em grupo e isoladas por país.

O que mais me chamou a atenção nessas análises foi a exceção dada à China, que já conta com a volta das pessoas ao cotidiano quase normal. Tudo indica que a China será o ponto fora da curva da recuperação econômica pós-pandemia.

As análises trazem dados sombrios para um futuro próximo na economia, mas não descartam recuperação surpreendente, em caso de aplicação de remédios e ou vacinas eficazes contra o Covid-19.

O Brasil é visto pela comunidade internacional como país dotado de uma situação preocupante, pois a má atuação do governo eleva o impacto econômico da pandemia sobre o Brasil, somada a um risco sanitário sistêmico gerado pela junção da queda da economia, aumento de casos de Covid-19, chegada do inverno, aumento dos casos de gripe, de dengue, zika, chikungunya,…


PESSOAS ESTÃO ADQUIRINDO QUILOS A MAIS DURANTE O CONFINAMENTO

Li também várias matérias pelo mundo abordando o mesmo tema : o ganho de peso em tempos de isolamento social – as pessoas em quarentena já estão pesando um quilos a mais e os programas de culinária já aparecem na ponta do ranking dos mais procurados e vistos na internet, seguidos de pertinho por programas de ginásticas, exercícios físicos e religiosos.


CRESCE A NECESSIDADE DE APOIO AOS MÉDICOS E ENFERMEIROS, VERDADEIROS HERÓIS DE GUERRA NA LINHA DE FRENTE DESSA GUERRA

Vi matérias falando do crescimento de casos de ansiedade e depressão entre médicos e enfermeiros, com os grandes hospitais pelo mundo adotando medidas para ajudar seus colaboradores, como salas de descompressão e relaxamento para profissionais de saúde nos hospitais onde trabalham.

Li que nos Estados Unidos, existem fortes rumores de nova interferência da Rússia na corrida presidencial americana, desta vez com a conivência de auxiliares do governo Trump, emulando táticas russas, conforme afirma o jornal Washington Post.

Li que na Europa, já comemora-se a redução dos casos de contágio do Covid-19 e aumenta o uso da palavra desconfinamento.


LOCUST-19 NOVA PRAGA EM TEMPOS DE COVID-19

Também me chamou muito a atenção uma outra ameaça que assusta em tempos de Covid-19, a praga Locust-19, uma praga devastadora causada por ataques de gafanhotos em série que ameaça terrivelmente a África, com seus países populosos tendo que lutar contra outra praga, além do Covid-19 e que ameaça deixar várias pessoas sem ter o que comer. Triste!

Veja um vídeo mostrando do que se trata, vi esse material lendo o jornal inglês The Guardian:

Vi a cobertura dos jornais alemães sobre a volta do futebol em tempos de pandemia, com medidas de segurança e sem público.


ASSUSTA NÚMERO CRESCENTE DE PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS ENTRE CASAIS, DESACOSTUMADOS COM O CONVÍVIO POR TANTO TEMPO JUNTOS:

Li em várias publicações internacionais relatos de aumento de problemas de conflitos, brigas e até violência física entre casais, que em função do medo do que está acontecendo e por causa do incrível desconhecimento dos parceiros, não estão sabendo administrar a parceria. Li vários jornais entrevistando especialistas médicos recomendando que os casais tentem se reconciliar em alto nível, sem a necessidade de uso de ofensas e agressões.

Entre as notícias digestivas do dia, eu destaquei para você uma charge do jornal canadense TheGlobeandMail, mostrando o que poderia ser um sinal dos tempos – o famoso Sherlock Holmes e seu fiel escudeiro, Dr.Watson de máscaras:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

VEJA ABAIXO CAPAS DE ALGUNS JORNAIS E REVISTAS QUE LI:
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :

FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times  https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em O que você poder ter perdido de importante – resumo especial, que eu preparei com carinho – especialmente para você, das principais notícias do mundo nesse domingo, 17 de maio de 2020, extraído da minha leitura de 30 jornais e 15 revistas:

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*