Novidades

O que você poder ter perdido de muito importante – resumo especial, que eu preparei com carinho – especialmente para você, das principais notícias do mundo nesse domingo, 07 de Junho de 2020, extraído da minha leitura de 30 jornais e 15 revistas:

Minha proposta com esse post – contribuir para você ser uma pessoa ainda melhor e aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando com você um resumo do que mais importante eu vi hoje lendo 30 dos melhores jornais e 15 das melhores revistas do mundo publicados nesse fim de semana (para tornar isso possível eu uso um processo de leitura dinâmica que aprendi combinado com um simples algoritmo de coleta de informações relevantes dentro das publicações que periodicamente leio).

Minha ideia é periodicamente publicar esse resumo sobre algo muito bom que li, vi ou ouvi e achei que precisava compartilhar.

Precisa ser um notícia que faça a diferença onde não apenas possamos aprender algo novo, mas que nos divirta e nos gere uma experiência positiva e agradável.

Antes de fazer o resumo, eu nunca sei o que eu vou encontrar dentro, apenas sei que vou encontrar alguns assuntos para lá de interessantes e muitas boas surpresas.

Coisas que eu não saberia de outra forma.

Mas me falam sobre assuntos que são essenciais para mim e que precisam ser compartilhadas com você para disseminar mais inteligência pelo mundo: Leia aqui:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 07 de junho de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:

Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais de ontem, sobre como encarar a chegada inesperada de um novo futuro – Se tiver interesse em ler o artigo, basta clicar no link abaixo:

Dica de carreira mais valiosa hoje em dia = Para não morrer por obsolescência, procure dois novos mentores – o primeiro com a metade da sua idade e o segundo com a metade da idade do primeiro…. e tem mais, clique nesse link para ler o artigo : https://lnkd.in/gDdSJRj

O QUE DIZEM AS FOTOS – O POVO NA RUA DEPOIS DE MESES DE ISOLAMENTO SOCIAL

Antes de ler, eu apenas vejo as fotos das diferentes publicações à procura de padrões entre as principais notícias. E as fotos que eu mais vi nesse domingo estampadas nas capas dos principais jornais e revistas foram de multidões aglomeradas em protesto contra todas as injustiças praticadas nos últimos dias. As fotos mostram manifestantes com semblantes irados e policiais fortemente armados em confrontos pelo mundo afora. Depois elas se deslocam para atos de manifestações pacíficas que estão tomando o lugar dos protestos mais violentos.

As pessoas protestam inconformadas com as injustiças, desabafam pelo longo período de confinamento, extravasam pelo fato de muitas terem perdido seus empregos ou empresas e exigem mais competência, liderança e união entre os governantes.

Abaixo as capas e as manchetes das principais revistas e jornais que li no dia de hoje:

“NÃO CONSIGO RESPIRAR”:

No geral, extraindo um resumo do que mais li hoje eu diria que o mundo parece estar de cabeça para baixo – governos, autoridades políticas, acadêmicas, científicas e até a imprensa continuam sem saber como agir e como antecipar com mais acurácia os próximos passos da crise tanto de saúde quanto da economia em que o mundo se enfiou. Vemos muita gente de valor e de conteúdo trabalhando em prol de tornar as coisas melhores, de forma quase isolada ou em pequenos grupos separados, sem uma liderança global ou local de destaque.

É com muita consternação que leio notícias cobrindo atos deploráveis de racismo. Eu lamento profundamente e sinto muito que, em pleno 2020, existam pessoas que acreditam que a cor da pele, a raça, o gênero ou a religião possam ser motivos para de discriminação.

A morte de George Floyd, um homem negro por policiais brancos nos Estados Unidos foi o indutor de vários protestos, várias passeatas, no início violentas e agora mais pacíficas pelo mundo. Confrontos entre cidadãos inconformados contra uma polícia enérgica em vários lugares do planeta foram filmados e transmitidos em tempo real.

Li no jornal canadense The Globe and Mail uma notícia que fala que autoridades dos EUA pedem que manifestantes de George Floyd façam testes de coronavírus -O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que o Estado planeja abrir 15 locais de testes dedicados a manifestantes para que eles possam obter resultados rapidamente.

Em comum, os acontecimentos tanto relacionados ao Corornavírus, quanto aos crimes praticados contra George Floyd, está a frase dita por esse último antes de morrer : “Não consigo respirar”.

Detalhando um pouco mais, indico abaixo os temas sobre os que mais li nos principais jornais brasileiros matérias a respeito de :

RELAXAMENTO DA QUARENTENA -PRÓS E CONTRAS:

Análises sobre o relaxamento da quarentena, principalmente nas grandes capitais como SP e RJ, e os riscos de agravamento da situação por causa dessa medida.A Pressão para que os governos foquem também na economia é grande, uma vez que eles escolheram priorizar corretamente a saúde.Os jornais analisam as incertezas geradas por essa situação, alertando para os grandes riscos, mas sem também apontar uma sugestão diferente das que estão sendo tomadas.

A DEMOCRACIA EM FOCO:

Os jornais também fala sobre uma profunda necessidade de reformas diversas no Brasil, para que a democracia não seja cada vez mais ameaçada. Eles alegam ver a democracia na defensiva e reformas permitiriam os cidadãos se sentirem mais seguros e confiantes em relação aos seus deveres e direitos à luz da Constituição. Além disso as frequentes disputas entre os poderes tem trazido prejuízo para a unidade que o país tanto precisa num momento tão sério de sua história.

AS CONTROVERSAS AÇÕES DE CONTROLE DO COVID-19 PELO GOVERNO:

Os jornais brasileiros são unânimes em questionar o apagão do governo no tocante ao apagão de dados do governo sobre a Covid-19, analistas de diferentes fontes da sociedade questionam a eficácia do governo no combate à pandemia. A população brasileira está cada vez mais inteligente e exige respeito e transparência nas autoridades, independente de filiação partidária. O povo está sinalizando a necessidade de um governo que lidere com firma de propósito, valores humanos, transparência e com resultados positivos. Liderar é dar exemplo e o exemplo deve ser o melhor e mais inteligente possível.

Lendo os jornais internacionais, destaquei as seguintes notícias para você:

AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES:

Esse é um tema recorrente nas publicações e que eu faço questão de frisar, em forma de protesto contra atos tão repugnantes quanto atos de racismo.

Li uma frase que dizia “A Violência é a resposta de quem não tem razão”. Em razão do longo confinamento a que estamos sendo submetidos, aumentam o stress e os conflitos entre casais, diante da necessidade de compartilharem todos os seus bons quanto maus momentos, seus medos, suas dúvidas e suas frustrações. É de lamentar que muitos vejam na violência doméstica um meio de externalizar suas seus problemas interiores. E o que é pior, o jornal francês mostra uma pesquisa que mostra que o feminicídio é um crime anunciado e que em muitos casos passados poderia até ter sido evitado.

JEMMES BENNET, EDITOR DA PÁGINA DO EDITAL DO NEW YORK TIMES RENÚNCIA:

A notícia que eu li num jornal concorrente, o Wall Street Journal, chama a atenção por se tratar do New York Times, um dos maiores jornais do mundo. O New York Times disse que o editor da página editorial, James Bennet, renunciou, um abalo que surge após uma controvérsia decorrente de uma coluna de opinião do senador do Arkansas, Tom Cotton, defendendo o uso do Exército contra os manifestantes em protestos pelos EUA, que provocou repreensão pública dos leitores e de muitos funcionários da empresa. Em sua defesa, o ex-editor teria justificado sua decisão entendendo a necessidade de proteger a liberdade de expressão, inclusive dos que pensam o contrário das maiorias. Seu argumento não foi suficiente para sustentá-lo no cargo

O REFLEXO NA SAÚDE MENTAL DOS MÉDICOS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE AO CORONAVÍRUS:

Li no jornal Washington Post que a pandemia infligiu um nível de trauma que poucos médicos esperavam. À medida que a primeira onda de pacientes desaparece, muitos profissionais de saúde estão lutando com a morte e a devastação que viram e com sua própria incapacidade de salvar a vida de mais pessoas.

Numa linha semelhante, li no Jornal Espanhol EL País uma matéria que chama a atenção para a necessidade de maior atenção para os efeitos do confinamento na saúde mental de crianças e adolescentes. Psiquiatras e psicólogos apontam o possível aumento de ansiedade, estresse e depressão por evento traumático massivo. Alertam até mesmo que esses transtornos serão “a próxima pandemia.

O jornal sugere que se um adolescente demonstrar ansiedade e depressão, ficar em silêncio ou fingir que não há nenhum problema não ajuda. Podemos lhe perguntar do que precisa, se há algo que possamos fazer ou deixar de fazer para que se sinta melhor − sem obrigá-lo a falar, mas sem ignorá-lo −, incentivá-lo a praticar esporte, a sair com seus amigos, a desenvolver sua criatividade. E sempre que tivermos dúvidas devemos consultar um profissional, porque em saúde mental também é melhor prevenir que remediar.

OS GRAVES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UM ÍCONE – O CIRQUE DU SOLEIL :

Li também no jornal espanhol uma triste notícia, no campo financeiro, econômico e do entretenimento : Esplendor e ruína do Cirque du Soleil: crônica de uma queda em três meses – Crise sanitária agrava a frágil situação financeira do império cênico canadense. Estudada durante anos como modelo de gestão, a companhia arrasta uma dívida bilionária.

Diz o jornal : A culpa não é só do coronavírus. A pandemia veio para dar a estocada final numa organização que há cinco anos arrasta uma dívida equivalente a 815 milhões de euros (cerca de 4,7 bilhões de reais na cotação atual) e protagoniza nos últimos dias um novelão empresarial que envolve o cofundador e ex-proprietário Guy Laliberté, o conglomerado midiático canadense Quebecor e as três firmas de investimentos internacionais que dividem a propriedade do grupo

NÃO CANTEM VITÓRIA ANTES DA HORA CONTRA O VÍRUS:

Li no jornal italiano um artigo sobre o sermão do Papa chamando a atenção para a necessidade das pessoas de continuar seguindo as orientações técnicas e médicas das autoridades para evitar o risco de “dar as costas para o vírus” pensando que ele pode ter sido derrotado ignorando o risco de permanência dele ou até de novas mutações do mesmo.

Li no jornal alemão uma matéria que traça um paralelo entre o racismo e o Covid-19 – o título dele é – O racismo é um Virus.

É HORA DE AUMENTAR A SEGURANÇA ALIMENTAR:

Li no jornal português Publico uma matéria que alerta para a necessidade de maior vigilância no quesito segurança alimentar, tanto dentro quanto fora de casa.

Em resumo, a matéria sugere os seguintes cuidados :

Segurança alimentar também em tempo de pandemia – Hoje, dia 7 de junho foi proclamado dia mundial da segurança alimentar pela Organização Mundial da Saúde.

O isolamento social trouxe, entre outros, uma menor frequência de compras conjugada com o aumento das refeições preparadas em casa. Manter a comida mais tempo em casa obriga a um maior rigor no cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar tanto na compra como na preparação e armazenamento dos alimentos. A OMS resume os cuidados a ter durante a pandemia às cinco regras abaixo.

1. Mantenha a limpeza, utilizando ingredientes apropriados para desinfectar as superfícies. E cuidado também com as embalagens.

2. Separe alimentos crus de alimentos cozinhados
Evite as contaminações cruzadas — passagem de micróbios vindos de alimentos crus (ou equipamentos e utensílios) para os alimentos prontos a consumir — de uma forma muito simples: mantenha-os separados e lave as mãos quando vai de um “setor” para outro.

3. Cozinhe bem os alimentos
Não é de excluir a possibilidade de alguns alimentos poderem ser contaminados se, por exemplo, alguém infetado tossir ou mesmo falar perto deles.

4. Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
Temperaturas seguras são aquelas que evitam ou atrasam o crescimento de microrganismos, ou seja, abaixo dos 4ºC e acima dos 60ºC.

5. Utilize água e matérias-primas seguras
A qualidade dos ingredientes é fundamental! A higiene do local de compra é um bom indicador. Prefira estabelecimentos onde a higiene e a organização sejam evidentes.

Para saber mais sobre segurança alimentar, visite a página Safe Consume, criada pelo projeto “Consumo Seguro”

Li também os jornais asiáticos e vi que as manchetes versaram em sua grande maioria sobre os mesmos temas acima citados.

Veja as capas de algumas publicações que li hoje:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :

FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times  https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*