Novidades

O TRABALHO E O ESTUDO EM EXCESSO E COM TEMPO CORRIDO SUGAM NOSSA CAPACIDADE DE ATUALIZAÇÃO – PARA NÃO CORRER O RISCO DE SER ATROPELADO PELA OBSOLESCÊNCIA E FALTA DE INFORMAÇÃO, LEIA O RESUMO QUE PREPARAMOS COM CARINHO PARA VOCÊ, SOBRE AS PRINCIPAIS REVISTAS SEMANAIS DO MUNDO DA ÚLTIMA SEMANA DE MAIO DE 2018

★”O bom gosto é a flor do bom senso.”

A Frase Inspiradora do dia – de Achille Poincelot


A minha grande missão na vida e meu maior propósito com esse blog é contribuir para que você, que lê esse blog, seja cada dia mais uma pessoa melhor.

Eu quero muito mesmo contribuir para aumentar o seu valor pessoal e profissional.

Para isso, eu tento diariamente publicar posts úteis e relevantes, que além de conteúdo te gerem benefícios com a leitura, posts capazes de mudar a sua vida ou o seu comportamento para melhor, depois de lidos.

Durante a semana, fixo as postagens em temas ligados à excelência na gestão de vidas, carreiras e empresas e nos fins de semana tento postar dicas interessantes relativas à Cultura & Elegância.

Espero que você realmente se beneficie de cada novo post e que crie o hábito de nos visitar diariamente para sentir uma experiência positiva e poder aprender algo novo, que talvez você ainda não saiba, que possa te ajudar muito mesmo.


O meu grande vício na vida é a Leitura.

Eu me considero um leitor voraz, leio cerca de 250 livros por ano, uma marca incrível de quase um livro por dia.

Os meus amigos mais céticos já tiveram a chance de comprovar in loco e na prática esse meu vício de ler cada vez mais.

Eu costumo dizer que as capas e as manchetes das revistas semanais formam um rico mosaico de informação que quando sobrepostas umas às outras nos dão pistas interessantes sobre o que precisamos ler que pode influenciar o nosso dia a dia e a nossa vida.

Eu leio religiosamente 15 revistas do mundo inteiro toda semana e sobre essa leitura edito um resumo comentado com o objetivo de compartilhar com você, para que você tenha acesso ao máximo de informação com o mínimo de tempo possível.

Começo com o resumo do resumo, dizendo que se você tiver pouco tempo essa semana, priorize sua leitura sobre dois temas que foram os mais destacados : 1)Petrobrás, Pedro Parente, Greve dos Caminhoneiros e 2)Tecnologia – Web 4.0, Drones cada vez mais úteis e relevantes, o mundo digital chinês, blockchain e cidades/serviços públicos mais digitais e inteligentes.

O primeiro tema tem a ver com o nosso presente, cada vez mais parecido com um passado que não queremos e nem podemos nos dar ao luxo de ver – greves, paralisações, pressões de grupos de interesses diversos, às vésperas de uma eleição que mais parece uma incógnita.

O segundo tema tem a ver com o nosso futuro, cada vez mais presente no “presente” que está invadindo nossas vidas como nunca. Hoje em dia não basta você ter ouvido falar – você precisa dominar a tecnologia, entender do que se trata e saber navegar por ela com a habilidade de um adolescente que já nasceu no mundo digital.


Lendo em detalhe as revistas nacionais, você ficará sabendo que os maiores destaques foram :

A Petrobrás – que foi tema da capa da Revista Veja última. Numa capa com o fundo branco, uma mão sai do lado esquerdo da capa segurando uma mangueira de abastecimento de um combustível que aparece flutuando na parte de baixo da arte da capa.

A mangueira tem o verde como cor predominante e o combustível tem a cor dourada, numa alusão ao verde e amarelo do Brasil, que também é lembrado no símbolo BR impresso no lado de dentro da mangueira.

A Revista aborda questões relacionadas ao futuro da Petrobrás com os tópicos abaixo :

-Ela destaca a encrenca que é uma empresa vital para o País, como a Petrobrás, ser usada como instrumento político de governos;

-Ela contabiliza a posição dos presidenciáveis em relação ao futuro da empresa -cinco presidenciáveis defendem a privatização da Petrobrás e dois são contra;

-Ela calcula em 60 bilhões de reais o real prejuízo da greve dos caminhoneiros – e alerta que o povo sozinho pagará a conta.

-Ela projeta cenários para tentar prever o que vai acontecer a partir de agora com o preço do combustível.

Ao lado de duas pequenas fotos no alto da capa, a revista destaca duas matérias :

-O que ela chamou de milagre! O fato do STF ter condenado o primeiro parlamentar envolvido no escândalo da Lava-Jato.

-O fato de que passageiros com transtornos psicológicos já podem levar bichos de estimação em voos.


A paralisação do país provocada pelos protestos dos caminhoneiros foi o destaque principal na capa da Revista Isto É.

A Revista demonstra em suas páginas como, em sua opinião, a mobilização acabou descambando para baderna com infiltração de oportunistas e prejudica ainda mais a população brasileira, vítima dos últimos acontecimentos.


O apagão do gestor é o tema de capa da revista Época – numa foto com fundo azul, Pedro Parente, Presidente que recém pediu demissão da Petrobrás aparece de perfil em frente ao Presidente Temer.

A Revista analisa por que Pedro Parente se tornou o pivô da crise que parou o Brasil.

A paralisação dos caminhoneiros, teve entre outras consequências, colocar na berlinda o presidente da Petrobras, Pedro Parente, um gestor até agora incensado como grande especialista em debelar crises. Parente vinha acumulando êxitos. O balanço do primeiro trimestre de 2018 foi divulgado como a mais bem-acabada tradução do sucesso: lucro de R$ 4,45 bilhões, revertendo prejuízo de R$ 1,25 bilhão registrado no mesmo período de 2017.

Parecia que, mais uma vez, se cobriria de glória o engenheiro que enfrentou galhardamente tarefas espinhosas como a coordenação do racionamento de energia em 2001 e o comando da transição do governo FHC depois da eleição de Lula, em 2002. Mas não foi isso o que aconteceu e Parente acabou se demitindo por causa da crise, apontado por parte da direita e da esquerda como pivô da crise desencadeada pela paralisação dos caminhoneiros.

Em um país do tamanho do Brasil, onde dois terços do transporte de carga são feitos por caminhões, o impacto de variações diárias no preço do diesel é previsível. Junte-se a essa escolha equivocada, feita nos anos JK, o fato de que o caminhoneiro autônomo está para o transporte rodoviário como o motorista de Uber está para o transporte urbano de passageiros, representando uma saída para um grande contingente de desempregados, e está pronta uma fórmula explosiva, como se constatou há pouco mais de dez dias.

Não deveria surpreender, mas surpreendeu. 


Lendo as revistas de finanças, negócios e gestão você verá a cobertura dos seguintes temas :

A Revista Istoé Dinheiro estampa numa capa chamativa de fundo vermelho um isqueiro de cor preta com inscrições numa logomarca amarela com as letras “PIB” – ao lado da imagem o questionamento se a chama do crescimento da economia poderia apagar e quais são os cenários futuros em função dos acontecimentos passados.


A Revista Época Negócios traz uma reportagem sobre “Blockchain “ – ela detalha em várias páginas o que é, para que serve, como funciona e muitas outras informações sobre o impacto que esta tecnologia traz para as pessoas e
Blockchain é um tipo de Base de Dados Distribuída que guarda um registo de transações permanente e à prova de violação. A base de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos.

Uma mulher de cabelo preto curto tampa seu olho direito com a palma da mão, nas costas da qual está tatuado um QR-Code.


A Revista Harvard Business Review estampa numa capa de fundo amarelo uma matéria com o seguinte texto em letras vermelhas : Empreendedores precisam de uma estratégia? Acima do título, uma imagem gráfico com um desenho no estilo das estratégias que são traçadas em jogos e em guerras.

Em minha opinião, empreendedores precisam de estratégia sim – estratégia demanda uma forte visão, que é adquirida colocando a cabeça dentro do futuro, voltando para o presente e dizendo para a sua equipe o que foi que você viu lá – logo em seguida, você precisa montar uma estratégia um mapa para sair de onde está para chegar onde precisa removendo um a um todos os obstáculos no caminho.


Falando em estratégia, a Revista HSM traz em sua capa uma matéria sobre as cidades inteligentes abordando uma série de transformações digitais que estão chegando nos serviços públicos.

A imagem é feita por uma série de fios coloridos entrelaçados sugerindo um cérebro estilizado.


Lendo as revistas internacionais dessa semana, você verá os seguintes destaques :

A Revista The Economist estampa uma capa com fundo vermelho onde um olho com contorno em linhas brancas e pretas contém dentro de si um botão liga/desliga.

A Revista aborda o tema sobre tecnologia e vigilância, questionando se a política digital da China teria eco no Ocidente.

A reportagem chama atenção para os riscos do Estado ter poder e controle sobre os dados das pessoas.


A Revista Time estampa em sua última capa um fundo com um céu totalmente azul, em torno do qual 958 Drones iluminados sobrevoam uma localidade da Califórnia -Estados Unidos – detalhe : os drones formam as letras do nome da Revista, nas cores rosa e azul. Bem bolada capa.

O título da matéria é : A Era dos Drones e a matéria contém um excelente relatório atualizado sobre essa tecnologia que já foi considerada de futuro e está cada vez mais presente no “presente.”

A Revista conta como técnicos da Intel e da AT&T estão usando esta tecnologia de forma extremamente inteligente para fins de melhoria da vida das pessoas, como exemplo rápida recuperação de desastres como furacões, citando uma experiência específica ocorrida em Porto Rico.

Vale muito a pena ler essa matéria.


Para encerrar esse post, escolhi uma música inspiradora, daquelas que você certamente incluiria no seu playlist pessoal para ouvir numa ilha deserta.

Uma das músicas mais ouvidas por vários séculos – um clássico da música clássica, relaxante, suavizante, energizante e inspiradora;

Ouça : Vaughan Williams ~ The Lark Ascending


Veja abaixo uma lista das capas de algumas das revistas que eu li para fazer o resumo:

 

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*