Novidades

OLÁ, EU SOU UM GÊNIO E TENHO 197 DE QI. EINSTEIN TINHA 165 DE QI… ASSIM COMEÇA A MINHA DICA DE CINEMA DE HOJE – VEJA A SÉRIE SCORPION:

Olá, eu sou um gênio e tenho um QI de 197.

Einstein tinha um QI de 165…

Assim começa a abertura da série que faz parte da minha dica de cinema de hoje :


SCORPION



Veja o resumo dessa excelente série através do resumo comentado do trailer de um dos seus primeiros episódios :

Numa tarde ensolarada, vários helicópteros das forças especiais de segurança do governo americano pousam nos jardins da mansão dos O´Brein.

De dentro deles pulam vários homens armados que correm em direção ao local, o qual invadem gritando ordem de prisão para Walter O´Brein.

Lá dentro, eles tomam um susto ao verem um garoto de treze anos com os braços para cima e descobrirem que O´Brein não passa de um aparentemente inofensivo adolescente.

A operação é batizada de Scorpion, em razão de O´Brein ter agido como um hacker misterioso, uma espécie de escorpião ameaçando a segurança nacional ao invadir a rede de computadores da Nasa, apenas por passatempo como foi descoberto depois.

Apesar de inocente, O´Brein vai preso sob os olhares assustados e atentos dos pais e da irmã e solto logo em seguida.


Começando sua fase adulta, O´Brein tem uma brilhante ideia – convidar alguns dos seus amigos mais inteligentes do planeta para juntos formarem uma equipe especializada em resolver qualquer tipo de problema muito difícil usando apenas as suas inteligências como ferramentas.


É fundada então uma equipe de Nerds com o sugestivo nome de SCORPION, com sede no galpão de uma velha garagem, equipada com os mais modernos computadores e equipamentos de TI disponíveis.

Por uma ironia do destino, o primeiro grande cliente da SCORPION é o próprio governo que envia um agente super especial, o Agente Gallo, para convencer O´Brein e sua equipe a atuarem como Consultores Especiais de Inteligência e TI à serviço da Segurança Nacional para a solução de um caso específico.

Gallo assume a gerência da equipe por causa da sua grande habilidade em chefiar equipes compostas por pessoas com personalidades difíceis e ter sucesso.

A equipe SCORPION é composta por :


  • O próprio O´Brein no papel de Nerd líder técnico do grupo.

  • Uma Nerd, super inteligente, engenheira mecânica, com super conhecimentos de eletrônica e química, japonesa com muita habilidade manual que atende pelo nome de Happy.

  • Um Nerd, chamado Toby, com seu inseparável chapéu e recém formado em Medicina e pós graduado em Psicologia e com muita capacidade de avaliar profundamente as pessoas apenas por suas expressões faciais, gestos corporais e descobrir o que elas sentem e pensam e usar isso para deduzir coisas interessantemente incríveis sobre elas, principalmente sobre bandidos e perigosos ladrões de todos os tipos.

  • Sylvester, um Nerd muito simpático e gordinho, um gênio da matemática e da estatística com super poderes de cálculo, verdadeira calculadora humana sem nenhuma habilidade manual que vive se atrapalhando com coisas muito simples devido aos seus transtornos obsessivos diversos.


Juntos eles assumem, sob o comando de Gallo, o desafio de recuperar o comando da rede de controle das aeronaves de Los Angeles que tinha acabado de ser invadida por hackers do mal.

A invasão coloca em risco 56 aeronaves que sobrevoam os céus da cidade, totalmente sem comunicação e sem controle e que e segundo os rápidos cálculos de Sylvester pode provocar a morte de mais de 20.000 pessoas se não for interrompida em uma hora e meia.

Dentro do carro, no caminho para o aeroporto, Gallo confessa para seu motorista ter acabado de contratar as cinco pessoas mais inteligentes vivas do planeta para auxiliar o governo em uma de suas mais duras missões de todos os tempos.

Gallo atende um pedido de O´Brein e um pouco antes de chegarem ao endereço do aeroporto, retira todos os clientes de dentro de uma lanchonete a poucos metros dali, para que a equipe SCORPION consiga, através do roteador de WI FI da lanchonete, obter um link puro para implantar seus planos de recuperação do controle do sistema invadido.

Numa das primeiras tentativas do grupo, O´Brein através do seu notebook localiza o Datacenter, local onde fica o servidor com infintas placas de circuito impresso e pede ajuda de Toby e Happy para que eles descubram, entre as milhares, a única placa mãe que detém os códigos controle de hardware do sistema através de uma versão anterior do mesmo.

Toby localiza a placa na primeira tentativa, apenas analisando as fotografias da equipe de gerência do software e deduzindo onde estaria instalada a placa tão desejada, apenas observando traços da fotografia do gerente da área e dados baseados no fato dele ser canhoto e informações de seu peso e altura aproximados.

Feliz com sua façanha, Toby acaba perdendo a placa no meio do caminho, por pura distração mental e a equipe SCORPION volta à estaca zero do desafio, agora com menos tempo.

Nesse breve intervalo, enquanto espera um outro sistema que está tentando desbloquear abrir, O´Brein conversa com Paige,  a garçonete do local e descobre que o garotinho isolado no fundo da lanchonete é filho dela e que ele sofre de problemas mentais, segundo a mesma, razão pela qual ele não conversa com mais ninguém além da mãe.

Surpresos, os dois olham para o lado e observam o garoto conversando com Sylvester com um largo sorriso no rosto.

Sem entender a cena, a mãe se aproxima e ouve de O´Brien que o filho dela não tem nenhum problema mental, o único problema dele é ser um autista, extremamente inteligente e que ele só estava conversando com Sylvester por ter descoberto nele alguém que fala a sua língua.

Explica ainda que todos os saleiros da lanchonete reunidos numa única mesa pelo filho não significam loucura, trata-se de um complicado jogo de xadrez idealizado pelo garoto que foi rapidamente identificado por Syvester que ao aceitar jogar com o menino prodígio acaba sendo derrotado em fração de segundos.

No final, depois de algumas tentativas e erros e faltando poucos minutos para a tragédia acontecer a equipe se reúne e descobre, por inspiração do garoto gênio filho da garçonete, que um dos aviões internacionais contém uma versão anterior do software de controle dos aviões.

Toby então descobre pela foto contida numa das fichas dos passageiros, um sujeito, suspeito de ser o único passageiro portador de velho celular analógico, pelo seu biotipo e traços de imagem e traços gestuais em sua fotografia.

Trata-se de um vendedor que atende a ligação e coloca os gênios em contato com o piloto e co-piloto do avião, que salvam a versão do software num pen drive e o entregam para O´Brein numa complicada operação envolvendo o emparelhamento de uma Ferrari em alta velocidade com o avião voando bem baixinho na pista do aeroporto.

De posse da versão anterior do software, eles então recuperam o controle do sistema, salvam todo mundo e ainda ajudam a prender os bandidos.

A partir dessa aventura a equipe SCORPION aceita a missão de se tornar uma equipe de apoio permanente do governo, com a condição de poder incorporar a garçonete na equipe pela sua habilidade de promover a comunicação entre os Nerds (tal como o filho) e as pessoas comuns.

Exageros à parte, SCORPION é um Seriado que vale muito a pena na minha opinião – baseado em fatos reais misturados com informações que envolvem mitos e estratégias de marketing pessoal do verdadeiro O´Brein e sua empresa SCORPION.


Para sua pré-avaliação, informo a nota recebida pela Série SCORPION nos principais sites de cinema do mundo :

  • Nota 7,1 na opinião de mais de 40.000 pessoas no site IMDB

  • Nota 7,5 na opinião geral entre crítica e público no site ROTTEN TOMATOES

  • Nota 5,8 na opinião do público e crítica no site METACRITC

  • Nota 9,5 em minha opinião pessoal

  • Nota 7,5 na média das avaliações acima


Veja abaixo o trailer de um dos primeiros episódios da série :



 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*