Novidades

Os juros começaram a cair no Brasil, o dólar anda em queda e as bolsas em alta – como analisar este cenário para tomar decisões melhores na vida pessoal e profissional – leia aqui uma síntese rápida que fiz dos últimos acontecimentos para você se atualizar muito mesmo com pouco tempo:

Eu tenho uma missão na vida – colaborar para que você, que me lê, possa se tornar uma pessoa ainda melhor do que já é – colaborar para ajudar a aumentar o seu valor, tanto pessoal, quanto profissional.

E me esforço para atingir este objetivo, compartilhando com você informações úteis e relevantes e que tenham um enorme poder de mudar a sua vida para melhor.

Periodicamente, eu varro os jornais de mais de 15 países, vários sites, blogs, podcasts, revistas e outros meios de comunicação impressos ou eletrônicos.

Desta varredura, tento fazer uma síntese para que você possa usá-la para aumentar a qualidade de suas decisões tanto na vida pessoal e profissional.

Portanto, eis aqui a síntese que produzi com carinho para você, nesta sexta-feira, dia 4 de agosto de 2023:

Saiba aqui o que de mais relevante anda acontecendo no Brasil e no mundo e que tem potencial de impactar fortemente a sua vida pessoal e profissional, o seu emprego e as empresas com as quais você convive:

COMO ANDA A INFLAÇÃO E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA :

Para mim, a Inflação é a informação mais importante do mundo moderno.

Sempre que alguém abre um jornal, o ideal seria procurar pelo placar do jogo da Inflação, pois ele pode revelar muito do que pode afetar a sua vida nos próximos dias.

No Brasil, o placar do jogo recente da Inflação é o seguinte:

  • Em 2021 … 10,06%
  • Em 2022 … 5,79%
  • Em 2023 … 2,87% (acumulado de janeiro a julho)
  • Em UDM … 3,16% (Últimos Doze Meses)
  • Em Jun23… -0,08%
  • IPCA 15 … -0,07% Prévia de Agosto (medida entre quinzenas)

Depois de um longo e tenebroso período, o monstro da Inflação parece ter perdido seu ímpeto de atapalhar a economia e a vida das pessoas como vinha fazendo desde o começo da pandemia.

Durante o ano de 2023, a Inflação vem caindo mês a mês, ainda que esteja acima da meta anual de 3%.

Aproveite este momento de queda da inflação para organizar ainda mais as suas contas pessoais e da sua empresa e espere mais volatidade lá pela frente, só que desta vez de uma forma mais comportada e benéfica.

COMO ANDA TAXA DE JUROS SELIC E COMO ELA PODE AFETAR A SUA VIDA :

O Brasil tem atualmente uma das taxas de juros mais altas do mundo.

Aumentar os juros é uma estratégia, um remédio amargo que o Banco Central adota para manter as expectativas futuras de Inflação num nível baixo.

Passamos por um período duro de inflação alta e crescente e de uns tempos para cá, dentro do ano de 2023, temos visto a inflação atingir uma rampa de descida, trazendo para baixo a taxa de juros que foi reduzida em 0,50% na última reunião do Conselho de Política Monetária do Banco Central.

É uma redução bem pequena, se comparada com o a taxa de juros ideal e necessária para o país, porém existe uma tendência forte de que esta taxa de juros Selic possa seguir neste ritmo percentual de queda para as próximas reuniões do Copom.

No Brasil, o placar do jogo da Taxa de Juros Selic é o seguinte:

  • 13,75% Taxa de Juros Nominal até Julho de 2023
  • 13,25% Taxa de Juros Nominal em Agosto de 2023
    • 7,46% Taxa de Juros Real ( se descontada a última taxa de Inflação Anual de 5,79%)
    • 19,04% Taxa de Juros de Proteção (se acrescentada a última taxa de Inflação Anual de 5,79%)

Os recentes movimentos indicam que a curva de juros no Brasil ganhou uma inclinação para baixo, que deve prevalecer por um bom período daqui para frente.

Apesar de ser uma queda tímida da taxa de Juros, esperam-se os seguintes impactos positivos na vida dos brasileiros:

-Juros menores e alívio no pagamento de contas em atraso, impulsionado pelo programa de negociação bancária “Desenrola”.

-Possível volta de oferta de crédito bancário às empresas, após o fechamento do mercado depois do rombo nas demonstrações financeiras das Americanas.

-Efeito positivo no mercado imobiliário, com intuito de impulsionar a compra da casa própria.

-Melhora gradual da atividade econômica com possível aumento de consumo e de produção, com acesso ao crédito tendendo a ser mais barato.

COMO ANDA O CUSTO DO DINHEIRO / CRÉDITO NO BRASIL:

O Placar do jogo do Custo do Dinheiro, custo do Crédito no Brasil pode ser medido da seguinte forma:

Para empresas – pessoas jurídicas :

  • 26% Taxa média das modalidades de Crédito praticadas por Bancos para emprestar às empresas
    • 50,61% Taxa de Empréstimo na Modalidade Conta Garantida (tipo cheque especial para companhias)
    • 42,00% Taxa de Empréstimo na Modalidade Factoring
    • 33,09% Taxa de Empréstimo na Modalidade Capital de Giro
    • 26,58% Taxa de Empréstimo na Modalidade Desconto de Duplicatas

Para pessoas físicas, as taxas médias de empréstimos continuam proibitivas, na casa de 3 dígitos, tanto para modalidades como Cheque Especial e principalmente, Cartão de Crédito.

Em resumo, o Crédito no Brasil tem se mostrado uma aventura e o alto número de pessoas e famílias inadimplentes prova isto …. pegam crédito à base de taxas de juros altíssimas que dificultam tanto o pagamento do principal da dívida quanto o da taxa de juros exigida.

O Brasil tem hoje um contingente de pessoas inadimplentes superior até às populações de vários grandes países europeus.

Buscar uma gestão de caixa inteligente e eficiente para evitar cair na armadilha do crédito caro é o caminho.

COMO ANDA O PIB – A TAXA DE CRESCIMENTO DO BRASIL:

O Placar do jogo do crescimento do PIB no Brasil está o seguinte :

2021 …. -3,3%

2022 … 2,9%

2023 … 1,9% (Dado do primeiro trimestre do ano)

2023 … 2,5% (Estimativa para a taxa de crescimento ao final do ano de 2023.

Tudo indica que a economia brasileira deverá ter um crescimento final superior às previsões feitas no início do ano, mas se ficar em torno de 2,5% ainda sim será menor do que o crescimento do ano passado.

Dentro do Bloco dos países emergentes, o BRICS, as apostas para o placar do jogo do crescimento das economias está assim:

B rasil … 2,1%

R ússia … 1,5%

I ndia … 6,1%

C hina … 5,2%

S África do Sul … 0,3%

Existe uma demanda da China para aumentar o número de países participantes deste bloco, para incluir outros 13 países :

Arábia Saudita, Cazaquistão, Emirados Árabes, Irã, Egito, Indonésia, Argentina, Cuba, Bangladesh, Camarões, Gabão, Guiné Bissau e Congo.

O criador do termo BRICS questiona a viabilidade deste medida e chama a atenção para outros países igualmente afluentes no mundo:

M éxico

I ndonésia

S Coréia do Sul

T urquia

E eu tenho apostado minhas fichas no crescimento econômico do bloco formado pela soma dos países africanos … vale muito a pena ficar de olho sobre a possibilidade de novos negócios com a África, que promete ser um novo eldorado para os anos 30, 40 e 50.

Voltando ao crescimento do Brasil, a grande crítica está exatamente em cima do seu maior ponto forte atual – a grande dependência das commodities (baseados na atividade da exploração da terra e do solo – tanto na mineração quanto na cultura agrícola com plantio e negociação de grãos.

Para muitos analistas econômicos de peso, a dependência das Commodities pode se transformar de uma boa estratégia para uma grande armadilha num futuro próximo, limitando o crescimento do Brasil.

Se o Brasil parece que vai crescer um pouco mais de 2% ao ano, eu acredito que as empresas devam inserir em seus planejamentos estratégicos próximos o crescimento de 2 a 3 vezes o valor do crescimento percentual do PIB do país (ou seja expectativa de crescimento empresarial em torno de 4 a 6% em média para as empresas).

Eu considero baixa esta estimativa de crescimento tanto do país, quanto das empresas brasileiras e embora a tendência de queda gradual da taxa de juros possa dar um empurrãozinho, eu acredito que mais do que reduzir os juros o Brasil deve apostar no aumento da produtividade geral do Brasil.

Aumento de produtividade produz efeitos de crescimento maiores do que a redução dos juros somente.

E para aumentar a produtividade, o Brasil precisa voltar a investir fortemente em educação, investir em quantidade, mas principalmente em qualidade da educação como fizeram os tigres asiáticos que pularam muitos degraus na escada da economia mundial. Basta o Brasil tentar copiar e colar o que que fez, por exemplo, a Coréia do Sul, para tentar aumentar sua produtividade (com investimento em educação da população e treinamento da força de trabalho) e compatibilizar isto com o investimento em tecnologia para aumentar a riqueza do país.

COMO ANDA A TAXA DE DESEMPREGO DO BRASIL

Caiu para o patamar de 8%no mês de junho deste ano. O Brasil tem experimentado um desemprego gradualmente menor, mas ainda assim muito alto quando comparado com as melhores econômicas mundiais. Existe muito espaço para melhoria no quesito Emprego no país, principalmente se for aproveitada a onda de novas tecnologias voltadas para a Inteligência Artificial, Questões Climáticas, de Meio Ambiente e uso de recursos e energia renovável e sustentável.

COMO ANDA A TAXA DE CÂMBIO – TAXA DO DÓLAR ATUAL?

O placar do jogo do câmbio no Brasil, medido pelo valor do dólar em relação ao real está em queda desde o dia 3 de janeiro de 2023 – se você abrir um gráfico que plote a cotação diária do dólar verá que foi nesta data, 3 de janeiro que o dólar iniciou sua maior trajetória de descida, mesmo passando por variações menores de lá para cá.

O dólar fechou hoje na cada de R$4,87, ou seja 10,64% abaixo do valor que valia em 03 de janeiro deste ano.

COMO ANDA A VALORIZAÇÃO DA BOLSA DE VALORES NO BRASIL HOJE?

O placar do índice da Bolsa de Valores brasileira fechou hoje nos 119.508 pontos, num percentual de 22,03% superior aos 97.926 pontos, seu menor valor ao longo do ano (no dia 23 de março de 2023)


Os fatores que mais estão contribuindo tanto para a queda dólar e a alta na Bolsa durante o ano são os seguintes, em minha opinião:

-maior estabilidade devido ao início de um novo ciclo de governo, independente de qual seja, com redução dos riscos de incertezas fiscais que pairavam no ar até então.

-o fato do Brasil ainda deter o recorde de ser um dos países com a maior taxa de juros do mundo, o que atrai o capital estrangeiro.

– a queda gradual e mensal da inflação, trazendo de carona uma tímida queda dos juros, suficientes para tornar o Brasil num país desejado para investimentos e realização de negócios, tanto pelo lado da atração da renda fixa quanto pela possibilidade de ganhos futuros na renda variável.

-Acrescente-se a isto o bom bastidor político do país, no momento, proporcionando o andamento de propostas como a do arcabouço fiscal e o da reforma tributária, que inclusive levaram o Brasil a ter uma nota melhor na avaliação das agências de rating mundial como a Fitch e a S&P.

-E por fim analisando a economia brasileira numa retrospectiva de 20 anos, podemos concluir que quando os juros descem, a bolsa costuma subir nos 3 a 9 meses seguintes.

COMO ANDAM AS BOLSAS DE VALORES PELO MUNDO HOJE ?

O placar do jogo das bolsas de valores mundiais está negativo na média dos países, tanto para a movimentação do dia quanto para a movimentação do último mês.

Estados Unidos, Europa, BRICS e MIST apresentam bolsas com variação negativa, com exceção no mundo para a Colômbia, o país com a variação mais positiva numa ponta em contradição ao Japão, com a maior variação negativa do dia.

Em resumo, apesar de variações negativas recentes, as bolsas de valores pelo mundo andam entregando resultados interessantes.

COMO ANDAM AS COMMODITIES (PRODUTOS MAIS COMERCIALIZADOS) BRASILEIRAS HOJE?

No geral as commodities brasileiras estão enfrentando oscilações para baixo nos seus preços, com raras exceções no dia de hoje, a saber :

Produtos com variação menor no dia de hoje :

Commodities agrícolas

– café, açúcar, queijo, manteiga, laranja, suco de laranja, arroz, milho, carne de poroco e ovo tiveram negociações com preços em baixa.

-leite, trigo, pão, cacau, feijão, óleo de soja, batata, cebola e mandioca experimentaram ligeira alta em seus valores comercializados hoje, segundo compilação de dados de grandes jornais.

Commodities de energia :

-100% delas tiveram negociações com preços em queda – a saber :

-mh/hora, Petróleo, Gás GLP (comercializado na média de R$101,63 o botijão de 13 quilos), Gasolina (R$5,55 de média no país), Etanol (média R$3,68), Diesel na média de R$4,92 o litro hoje.

Commodities Minerais :

Nas negociações de hoje vi variação positiva apenas para o ouro, a prata e o estanho.

Vi variação negativa de preço no lado do minério de ferro, do aço, cobre, platina, níquel, zinco e alumínio.

A variação dos preços segue a lei da Oferta e da Procura e quando os preços estão caindo mais do que subindo, isto indica que a oferta está maior do que a procura, seja por questões sazonais, de safras, de aumento de produção ou outro fator relevante no dia.

Para conseguir um ganho em suas compras, pesquise e procure comprar aqueles produtos que são considerados dentro de época e cuja produção e comercialização esteja em alta e, na medida do possível, fuja dos produtos “fora de época”, cuja raridade momentânea possa fazê-los aumentar de preço.

E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MOMENTO EM RESUMO :

  • -A continuação da guerra Rússia x Ucrânia
    • -Mais uma condenação para Trump nos Estados Unidos
      • -A posse de Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula, no STF.
        • -Desmatamento cai Amazônia, mas bate recorde no Cerrado.

ESPERO COM ESTA SÍNTESE TER SIDO DE ALGUMA FORMA ÚTIL PARA SEU PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE O QUE MAIS IMPORTANTE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL E NO MUNDO – UM ABRAÇO!

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*