Para você relaxar, espantar o tédio e a rotina do dia a dia e afastar o stress que está sempre por perto, escrevi este post com uma dica de cultura interessante:
Um velho e lindo cão de guerra passam correndo pelas belas ruas de Madri, enquanto Julian (o motorista) para seu carro e do lado de fora pergunta para Tomás, seu amigo e passageiro especial:
– E a sua bagagem?
– Está no hotel aí da esquina!
– Como assim no hotel da esquina? Por que você não fica aqui em casa?
– Porque você ronca e seu cachorro não gosta de mim.
Quando os dois entram em casa, o belo cão abana seu rabo enquanto os observa de cima em baixo, esticado confortavelmente no chão.
– Por que não me avisou que viria? Reclama o motorista colocando as duas mãos nos ombros do amigo.
– Achei que seria melhor te fazer uma surpresa!
Novamente dentro do carro, enquanto dirige, Julian desconfiado pergunta para seu amigo visitante:
– Não veio aqui para tentar me convencer, veio?
Antes de responder, o amigo se lembra de uma cena onde conversava com uma mulher próxima a Julian que praticamente apelava para que ele falasse com o teimoso, por ser ele a pessoa que o mesmo mais ouvia e respeitava.
– Não precisa ficar na defensiva. Agora em outro cenário, continuando a conversa.
– Estou pensando nisto há um ano, foi você quem chegou agora. Retruca o motorista.
Em outra cena, Tomás se espanta com a atitude do amigo teimoso:
– Como assim passagens de avião? Para onde vamos viajar?
Os dois aparecem dentro do avião, por cima das nuvens conversando:
– Ele tem o direito de saber!
– Eu não pedi sua opinião. Retruca Julian.
Então eles aparecem se encontrando com o filho de Julian em Amsterdã, que se mostra surpreso com a visita inesperada do pai.
A tela então projeta outra conversa entre os dois amigos e Julian agradece a Tomás por ensiná-lo a não pedir nada em troca na vida.
– Às vezes nos precipitamos e dizemos coisas que não devemos na vida, que se pensarmos com calma vemos de outra maneira. Responde Tomás.
Só por isto valeu a pena você ter vindo lá do Polo Norte.
Os dois amigos se despedem com um forte e longo abraço.
O trailer narrado acima termina com o cão Truman deitado no chão de lado e respirando profundamente.
Esta é a minha dica de cultura, de cinema da semana – um filme imperdível que tem a nota 7,3 no IMDB (o maior e melhor site sobre cinema do mundo).
Truman conta a história de Julian (Ricardo Darín), que vive em Madri e recebe a visita de um velho amigo Tomás (Javier Cámara).
Boêmio e solitário, Julian desistiu de continuar um tratamento contra um câncer em estágio avançado e Tomás viaja até ele para tentar convencê-lo a mudar de ideia.
Teimoso e decidido, Julian dedica seus dias a procurar alguém que possa adotar o que ele chama de segundo filho, seu estimado cão Truman, muitas vezes seu único e melhor companheiro.
O filme é uma comédia dramática, que empresta um tom de leveza a um tema triste, que questiona o sentido da vida e da morte das pessoas e dos animais.
Ele nos motiva a querer viver mais e melhor a nossa vida através da perspectiva da morte, de uma forma poética e inteligente.
Na verdade Truman é mais do que isto, é um filme que fala da vida, da importância de darmos valor para cada segundo de nossa vida e mais valor ainda para as pessoas que nos cercam e que nos querem bem, as quais devemos retribuir contribuindo para que eles se tornem pessoas melhores ainda por conviverem conosco.
Veja o trailer :
Leave a Reply