Novidades

A VIDA INFLUENCIA A FILOSOFIA E A ARTE E VICE-VERSA – A DOR EXISTENCIAL É A FONTE DA MAIORIA DOS PROBLEMAS DAS PESSOAS E A AUSÊNCIA DE UM SIGNIFICADO E UM SENTIDO ÓBVIO PARA A VIDA É ENLOUQUECEDORA – DICA DE FILME ONDE UM JOVEM BUSCA UMA RESPOSTA PARA QUAL É O SENTIDO DE SUA VIDA DENTRO DE UM JOGO VIRTUAL – VEJA O EXCELENTE FILME = JOGADOR No.1


A GENTE SONHA COM O MUNDO IDEAL, MAS VIVE NO MUNDO REAL

A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé – Maluco:)


Minha Dica De Filme de hoje vai para:

Jogador No.1


Introdução Filosófica à história do filme :

Um fator relevante para a sobrevivência humana é a forma como lidamos com a angústia básica que emerge de nossos esforços, conscientes ou inconscientes, para lidar com a dor existencial.

A ausência de qualquer significado ou sentido óbvio  para a vida é um dos grandes mistérios que vivemos tentando desvendar.

A nossa eterna busca por um sentido lógico para a vida gera um dilema existencial – buscamos significado e certeza num universo que não nos fornece nem uma coisa nem outra.

A saída passa pela expansão da nossa capacidade de tolerar a incerteza ao mesmo tempo em que buscamos criar um sentido e um significado confortante para a nossa própria vida.

Em minha opinião, esse filme fala disso – da eterna busca pelo sentido e significado da vida – um bom filme que ajuda nessa reflexão que todo ser humano carrega consigo ao longo da vida.


Sinopse do filme :

Num futuro distópico, situado em 2044, Wade Watts, como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real.

No jogo, seus usuários devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico, baseado na cultura do final do século XX, para conquistar um prêmio de valor inestimável.

Para vencê-lo, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.

Elenco: Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn
Duração: 140 min
Diretor: Steven Spielberg
Distribuidora: Warner Bros
Gênero: Ação
Classificação: 12 Anos


Filme que mistura muita ficção científica com aventura, baseado num livro de Ernest Cline.

A interação entre a realidade virtual com a realidade “real” é incrível e muito bem feita.

Um filme com todos os ingredientes para uma boa história – um desafio interessante, protagonistas lutando contra antagonistas cruéis que se recusam a cooperar para que a vida seja mais estável e com menos imprevistos e obstáculos incontroláveis.


RESUMO DETALHADO DO FILME INSPIRADO NO SEU TRAILER :

Fecham-se as cortinas.

A tela do cinema ganha uma cor azulada ao mesmo tempo em que a voz de um jovem aparece dizendo que o nome dele é Wade Watts, nome do qual ele se orgulha por ter sido escolhido por seu pai porque representa o alter ego de um super-herói, o que o faz se sentir um Peter Parker ou um Bruce Banner

Ele diz isso caminhando por um local sombrio que lembra mais um ferro velho cheio de sucata e lixo ao redor.

Wade menciona que ficou órfão cedo, pois seus pais morreram quando ele ainda era criança.

E ele conta rapidamente como acabou ali naquele tipo de cidade arrasada tanto pela aparência quanto pelo desespero das pessoas na rua.

O local é Columbus e o ano é 2045.

Deitado numa cama improvisada em frente a uma parede de vidro transparente, ele olha para a rua e lamenta estar se sentindo um ser humano comum sem rumo e sem destino, deitado num caminho que não leva para lugar nenhum.

Enquanto a câmera percorre nervosa a rua, repleta de pessoas famintas, sedentas e mal vestidas, Wade aparece colocando em seu rosto, um óculos especial que lhe dá acesso a uma realidade virtual.



É como ele penetra no mundo de “O Oásis”, um mundo virtual totalmente diferente do real, para melhor.

Lá dentro ele vive tendo como pano de fundo músicas, games, livros e filmes que fizeram sucesso algumas décadas atrás e diz sentir um poder que o mundo real não lhe concede.

Ele diz que as pessoas vão ao “O Oásis” à procura de coisas que elas gostam e que elas podem fazer e onde elas ficam pelas coisas que elas podem ser.

Wade, o personagem do filme, na pele do seu avatar, personagem do game, vive num mundo de muita música, muitos carros futuristas, muita sombra alternada com muita luz, e melhor convive com outras personalidades virtuais.

Uma garota o cutuca pelo ombro e depois aparece abraçando-o fortemente no mundo virtual e perguntando se ele pode sentir os toques delas. Assustado, ele responde que sim.


“O Oásis” é o único lugar onde Wade parece encontrar um sentido e um propósito para a sua vida que ele não encontra no mundo real.


Dentro do O Oásis, as pessoas voam, se encontram se tocam e conversam entre si.

De volta ao mundo real, Wade pesquisa sobre o O Oásis e descobre um vídeo onde seu autor, antes de morrer, deixa uma mensagem que provoca um alvoroço entre a população de Columbus.

Ele lê num jornal impresso que O Oásis foi uma criação de James Halliday e através de uma tela transparente de cristal líquido assiste a um vídeo de James dizendo para as pessoas que se elas estão assistindo ao vídeo é porque ele deve estar morto, mas que antes de partir ele criou um objeto oculto dentro do jogo.



Sob o olhar atento de várias pessoas, James afirma que a primeira pessoa que desvendar o segredo, herdará meio trilhão de dólares, o que provoca a concorrência de Wade contra toda a população para descobrir as chaves e assumir o controle total do O Oásis.


O mundo dentro do universo virtual então se transforma, fica mais frenético, motos quase voam pelos cenários ao som de músicas incrivelmente boas e famosas.

Uma tela na bolsa de valores exibe o nome Parzival, como o ganhador parcial do jogo, o que desperta a curiosidade de controladores engravatados ao descobrirem que ele lidera a corrida pelo novo ouro.


Ele desperta a ira de concorrentes que se unem para encontrá-lo e destruí-lo antes que ele tenha chances de assumir o controle.


É nesse momento que, correndo para se safar, Wade descobre que O Oásis não é apenas um simples jogo, mas que trata-se de vida e morte de verdade, aumentando a aventura a tensão no interior dessa excelente ficção científica.


Um mundo cercado por máquinas, robôs, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada.


A disputa pelo “O Oásis” se torna o evento mais importante do mundo, numa corrida frenética pelo recurso econômico mais importante do mundo.

Exércitos de soldados muito bem uniformizados e fortemente armados aparecem correndo de um lado para o outro pelas ruas do mundo virtual.

Numa reunião de executivos importantes acontece uma discussão sobre o que seria uma guerra para controlar o futuro.

Pessoas armadas, fortes explosões, tudo isso assusta o jovem Wade.

Ainda assustado, ele é surpreendido por uma moça dando-lhe as boas vindas à rebelião.

Cenas de filmes clássicos como King Kong aparecem na tela.

Um exército de pessoas aparece correndo como estivessem lutando numa guerra medieval num futuro virtual.

Wade é acariciado no rosto pela moça e depois ele aparece dizendo para várias outras pessoas – que como muitos deles, ele só foi parar ali para fugir, mas acabou encontrando algo muito maior do que ele mesmo. E pergunta :


-Vocês estão dispostos a lutar?


Cenas de luta e de guerra aparecem enquanto Wade escuta um pedido :

-Ajude-nos a salvar O Oásis.

Pessoas se abraçam, Wade beija sua amiga…


Para sua pré-avaliação informo a nota que o filme recebeu nos principais sites sobre cinema do mundo :

  • 7,9 na opinião de quase 60.000 pessoas no site IMDB

  • 6,9 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes

  • 8,2 na opinião do público no site Rotten Tomatoes

  • 6,4 na opinião da crítica no site Metacritc

  • 7,5 na opinião do público no site Metacritic

  • 7 em minha opinião pessoal

  • 7,3 na média das notas acima


Veja o trailer e aproveite – vá ao cinema para ver o filme – vale a pena :

Ouça a trilha sonora do filme (trechos ou na íntegra) através do link abaixo :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*