Novidades

SER PRESSIONADO A BATER UMA META “IMPOSSÍVEL” CHEGA A SER SUFOCANTE E ESTRESSANTE – PARA SUPERAR FACILMENTE ESSE DESAFIO USE A TÉCNICA DA ÁGUIA E DO TREM BALA – CRIADA POR UNS JAPONESES PARA LÁ DE GENIAIS

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A ÁGUIA, O TREM BALA E VOCÊ:

A INCRÍVEL E SIMPLES TÉCNICA JAPONESA PARA ESTABELECER E SUPERAR METAS MAIS OUSADAS NA VIDA E NO TRABALHO


“Primeiro coloque a flecha, depois peça que desenhem o alvo”

A frase inspiradora do dia – de Bill Gates para incentivar o estabelecimento e a execução de metas agressivas.



Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura do famoso pintor Claude Monet – o quadro :

Estação Saint-Lazare de 1874

A tela quando observada sugere a chegada do trem no meio do agito da estação.

Preste atenção nos pequenos detalhes que revelam como as cores e as pinceladas intensificam o movimento e as texturas do vapor e da fumaça da locomotiva, ao mesmo tempo que a luz atravessa o teto de vidro da estação atingindo a plataforma de os trilhos. Ao lado da estação é possível enxergar uma grande avenida.

Monet sempre fez uso da técnica impressionista para, como nessa tela, desfocar o fundo através da mistura da fumaça branca e azul aliada ao tom bege do piso e dos edifícios do local.

Alguns traços em cores marrom e preta conferem intensidade ao conjunto da obra ao passo que leves traços combinados de vermelho e azul turquesa produzem a sensação de profundidade na cena.

Eu adoro iniciar meus posts com obras de arte que se relacionem com o texto que as segue – o Trem de Monet me inspirou a redigir a matéria da técnica do trem bala abaixo:

A ÁGUIA, O TREM BALA E VOCÊ

* Texto do artigo semanal publicado no caderno de Excelência em Gestão e Carreiras de jornais brasileiros – Autor: Mauro Condé

Águias não caçam moscas, já dizia o filósofo.

A maioria das pessoas é extremamente tímida e conservadora no estabelecimento de metas tanto no nível pessoal quanto profissional.

O problema é que tal comportamento, estipular metas pobres e medíocres mais atrapalha do que ajuda, pois você passa a não ser lembrado, nem conhecido ou melhor reconhecido por transformar o ordinário em extraordinário – na melhor das hipóteses você passa a ser lembrado como pequeno caçador de moscas.

Com a barra mais embaixo, a sensação de realização pessoal e profissional também fica pela metade.

Para que você possa ser mais ousado e atrevido, eu sugiro que tente imitar o que fez um grupo de engenheiros japoneses diferenciados dos anos 90.

Responsáveis por redesenhar o projeto do trem bala, visando um aumento da velocidade e redução do tempo de viagem, eles descobriram que nunca superavam suas metas quando elas eram estipuladas num patamar mais baixo – desafiados a aumentar a velocidade do trem bala em 5% eles não atingiram resultados superiores a 3%;

Até que aconteceu algo incrível : o líder desta equipe genial de engenheiros “surtou” e estipulou para o grupo uma meta totalmente diferente da que eles estavam acostumados e jogou o desafio bem para o alto – esticou a meta do aumento da velocidade do trem bala para 100%.

O resultado atingido foi impressionante chegando próximo dos 95% de aumento.

E o que explica esta conquista?

Um espécie de comportamento animal existente dentro de todo ser humano que transformou os engenheiros japoneses em águias sedentas por caças bem maiores.

O chefe dos engenheiros convenceu a equipe a concordar com o estabelecimento de duas metas :

Uma que iria para o papel e se tornaria pública (que eles chamaram de meta mínima a ser atingida).

E outra meta muito, mas muito mais ousada mesma (que eles passaram a batizar de meta trem bala) onde eles se obrigavam a parar de pensar pequeno para buscar novas ideias inspiradas por um desafio muito maior do que eles estavam acostumados.

Psicologicamente forçar as pessoas a pensar em objetivos muito ambiciosos as leva para um outro nível de abstração, de pensamento e de imaginação que eles jamais atingiriam se as metas fossem tímidas e pequenas.


A pressão cria lendas!

O diamante nada mais é do que um pedaço de carvão que foi submetido a uma alta pressão por muito tempo.


*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco

Para encerrar com sucesso este post, escolhi como trilha sonora uma das mais belas músicas de todos os tempos – que vai te inspirar a ser ainda mais ousada(o) em suas metas de hoje em diante


Ouça : Eagles (Águias) interpretando uma das músicas mais bonitas e inspiradoras do mundo ;

Hotel Califórnia – Eagles


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*