Novidades

OS TALENTOSOS APOSENTADOS DE 2078 : AS CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS EM 2018, DEVEM SE APOSENTAR DEPOIS DO ANO DE 2078 E ELAS SE OCUPARÃO DE TRABALHOS QUE AINDA NÃO EXISTEM E USARÃO TECNOLOGIAS QUE AINDA NÃO FORAM INVENTADAS – VEJA ESSA DICA SOBRE COMO PREPARÁ-LAS PARA BRILHAR NO FUTURO:

“Eu acredito que toda pessoa nasce com um talento.”

A frase inspiradora do dia – de Maya Angelou.


Para ilustrar esse post sobre as novas gerações, escolhi a obra de arte, a pintura, óleo sobre lona :

“Amendoeira em Flor” de 1890 de Van Gogh

Quando Van Gogh recebeu a notícia que tinha nascido o filho de seu irmão Theo, ele logo começou a pintar um quadro em homenagem ao bebê, que foi batizado com o nome de Vincent, em homenagem ao tio.

O quadro foi pendurado acima do berço do bebê, que não parava de olhar para ele, segundo a mãe do mesmo.

Observe um detalhe sutil desse quadro : os galhos floridos estão contra o céu azul, talvez dentro de um vaso, ou talvez ainda na árvore, vistos de baixo.

Essa pintura representa a ideia de renascimento.

A árvore florida anuncia o começo da primavera e o início de uma nova vida.

Como um presente para celebrar o nascimento de uma criança, isso não poderia ser mais perfeito.


OS TALENTOSOS APOSENTADOS DE 2078.

* Texto original publicado na coluna sobre excelência em gestão de carreiras e empresas nos jornais brasileiros do dia 10 de abril de 2018 – autor : Mauro Condé 


Eu li recentemente que as crianças recém-nascidas em 2018, devem se aposentar depois do ano 2078.

E maioria delas deverá se ocupar de trabalhos que ainda não existem e usará tecnologias que só serão inventadas daqui algumas décadas.

Se você tem um recém-nascido em casa, invista no desenvolvimento constante da criatividade e imaginação do mesmo.

É essa imaginação e criatividade aguçada que mostrará o melhor caminho para que ele possa se encontrar com seu talento no futuro.

O talento será como ouro, quem o descobrir antes dos demais, e o explorar como ninguém será capaz ter uma vida mais próspera e feliz.

Uma excelente história sobre a importância da descoberta e do incentivo do talento, ocorrida no final dos anos 30 do século passado:


Um dia, a mãe da garota Gillian Lynne foi chamada até a escola da filha de treze anos para ouvir que ela precisava encaminhá-la urgentemente a um psicólogo, pois a filha parecia sofrer de uma séria deficiência de aprendizado, por causa de seu temperamento agitado e grande desinteresse pelas aulas.

Preocupada, a mãe marcou uma consulta com um especialista que conversou com elas por alguns minutos numa sala de espera vazia que ficava antes de seu consultório.

Logo em seguida, ele pediu para que a garota aguardasse sozinha ali por alguns instantes, pois ele precisava que sua mãe preenchesse algumas fichas e logo em seguida eles voltariam para continuar a conversa.

Antes de entrar em seu consultório com a mãe da garota, o médico aumentou o volume do rádio que ficava próximo da cadeira onde a menina estava sentada.

Lá dentro, o médico chamou a mãe para observar a filha através do vidro escuro da janela de seu consultório (que só permitia ver de dentro para fora):

Surpresa, a mãe viu sua filha na ponta dos pés, com os braços esticados para cima dançando de forma sincronizada com o ritmo da música.

Então, o médico virou para a mãe e disse :

– Veja, sua filha não tem nenhum problema mental – ela é uma grande e talentosa bailarina – retire-a imediatamente da escola atual e leve-a para uma escola de dança.

Foi o que a mãe fez e a filha hoje, aos 92 anos, é reconhecida como uma das maiores bailarinas e coreógrafas de todos os tempos que ficou milionária explorando seu dom e seu talento.


Inspire-se nessa história de quase um século atrás e nas ideias do Educador Ken Robinson para formar os talentos do futuro.


*Palestrante, Consultor e Fundador Do Blog Do Maluco.

Para encerrar esse post com chave de ouro, escolhi uma trilha sonora capaz de inspirar seus melhores momentos de criatividade na vida :

Ouça : Charlie Parker Quartet – Now’s the Time

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*