Novidades

Chefe nenhum pode tornar uma pessoa rica – Opinião – texto publicado nos jornais brasileiros de 11 set 2018: Como o empreendedorismo pode tirar as pessoas e o país da crise, sem depender de governos, políticos e dos outros:

“A maneira mais rápida de ganhar dinheiro é resolver um problema. Quanto maior for o problema que você resolver, maior é a probabilidade de você ganhar dinheiro”

 A frase inspiradora do dia- Steve Siebold


Chefe não pode se tornar um rico

Opinião publicada nos jornais de / 11/09/2018 – Veja um dos links – http://hoje.vc/201q6

*Mauro Condé

Acabo de voltar de excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte livros sobre finanças pessoais. Eles me transportaram para o Havaí, nos EUA, onde fui recebido pelo empreendedor Robert T. Kiyosaki. Pedi a ele:

– Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me ensinou o que prega no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, em que (por meio metáforas didáticas) conta o que aprendeu vendo a diferença entre o pai biológico, que ele apelidou de “Pai Pobre”, e o pai adotivo, que ele chama de “Pai Rico.

O “Pai Pobre” que era muito inteligente e tinha um alto nível de formação acadêmica, porém vivia espremido entre um contracheque mensal e uma pilha de boletos e contas a pagar. Já o “Pai Rico”, apesar de não ter curso superior, ganhava muito dinheiro com a venda de bens móveis e imóveis e tinha várias empresas de sucesso. Eis um resumo do que ele aprendeu com o Pai Rico sobre ganhar dinheiro:

– Os pobres e a classe média investem em educação acadêmica e depois arrumam um emprego e trabalham por dinheiro. Os ricos fazem o contrário: montam empresas e fazem o dinheiro e os outros trabalharem para eles.

– A maior riqueza de uma pessoa não está na quantidade de dinheiro que ela tem, mas sim na quantidade de educação que ela recebe desde a infância, principalmente educação financeira.

– Os ricos compram ativos (bens que geram dinheiro), a classe média e os pobres compram passivos (bens que geram despesas e contas a pagar). Por falta de embasamento financeiro, os pobres e a classe média se agarram aos seus empregos e se afundam quando os perdem.

– Chefe nenhum pode se tornar uma pessoa rica. Por terem muito conhecimento e educação financeira, os ricos fogem dos empregos e montam empresas para usufruir de vantagens fiscais e do uso de técnicas para geração de caixa e lucro.

Para enfrentar os desafios atuais, o melhor caminho para criar filhos ricos é mandá-los para a escola, investir pesado na educação acadêmica deles, complementá-la com forte educação financeira e, quando eles se formarem, incentivá-los a criar empresas que ofereçam empregos em vez de procurar empregos.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Esse post em o objetivo de inspirar as pessoas a pensarem em iniciativas que envolvam o empreendedorismo.

Ser e estar empregado para receber um salário, não é uma coisa ruim não. É muito bom. O problema ocorre quando as oportunidades de emprego diminuem, as tecnologias disruptivas aparecem e o número de pessoas procurando emprego aumentam sensivelmente como está acontecendo hoje em dia. Nessa situação, quem perde o emprego ou está desempregado perde a segurança e a liberdade que o dinheiro ganho com o trabalho oferece.

Como boa alternativa, resolvi criar uma provocação positiva nesse post incentivando os leitores a pensarem seriamente na possibilidade de empreender. A história do Pai Rico Pai Pobre tem um tom lúdico e é baseada em fatos reais. Contada em forma de metáforas (onde o autor usa os termos rico e pobre para exemplificar a sua ideia – de que a liberdade e a segurança financeira estão mais do lado quem oferece empregos do que de quem procura empregos).

P E N S E  N I S S O =  E M P R E E N D E R COMO ALTERNATIVA !!!


Para encerrar esse post de forma mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual

Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, o quadro, pintura óleo sobre tela

” O Rico Insensato” do gênio Rembrandt.

Eu adoro o jeito como este pintor usava a figura de pessoas idosas em várias de suas obras, para retratar as experiências humanas e dar-lhes mais credibilidade.

Também adoro o efeito de claro-escuro que ele usava para compor suas pinturas, numa magistral combinação alternada entre luz e sombra.

Neste quadro, ele retratou a Parábola do Homem Rico, por volta de 1627 mostrando um velho rico examinando uma moeda à luz de uma vela.

Veja com que maestria ele reproduziu uma vela acesa por trás da mão direita do velho rico, criando um incrível efeito de cores e reflexos no rosto do velho à altura de seus óculos e nos outros objetos próximos à vela iluminada.

O pintor procurou retratar com a sua arte a famosa parábola religiosa sobre o velho rico, avarento e tolo, alertando para os efeitos da avareza.

Trecho da parábola : “…O homem rico decidiu construir celeiros maiores para guardar uma colheita particularmente boa, no intuito de desfrutar com folga o que armazenara. Mas Deus lhe disse: “Insensato, esta noite te pedirão a alma; e de quem serão as coisas que acumulaste?”


2-Literária

Leia o livro : Pai Rico, Pai Pobre

Um livro que quando eu li aguçou muito meu interesse pelo empreendedorismo pessoal – antes dele eu tinha a convicção que a segurança e a liberdade financeira estavam do lado de quem se sustentava por um emprego. Isso é verdade até certa página, até o dia em que o emprego é perdido e a pessoa fica a três meses ( do valor do seu contracheque ) da falência.

Na verdade a segurança e a liberdade financeira estão mais fortes do lado de quem empreende – de quem gera e oferece empregos e não de quem procura empregos.


3-Musical

Ouça a música Babylon com Zeca Baleiro:

Um trecho da música diz que na vida “nada vem de graça, nem o pão, nem a cachaça”.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*