Novidades

Por que engordamos e o que fazer para evitar doenças que podem ser evitadas

Mauro Condé*

“Cuide de seu corpo, pois você mora nele” (Abílio Diniz)

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre medicina.


Eles me levaram para Harvard, nos Estados Unidos, onde fui recebido por Gary Taubes, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

– Fuja do açúcar!

Taubes é o premiado autor do livro “Por que Engordamos”, baseado em décadas de pesquisa sobre a causa raiz da obesidade.

Em seu trabalho, ele e sua equipe sugerem que uma pessoa não engorda por um traço de caráter, por ser preguiçosa ou por não ter disciplina para seguir dietas ou atividades físicas.

Uma pessoa não engorda apenas por fatores genéticos, apenas por fazer parte de uma família de obesos e nem por comer mais ou se exercitar menos do que as outras.

Uma pessoa também não engorda por causa da famosa lei da termodinâmica (aplicada quando alguém ingere mais calorias do que gasta).

A condição sócioeconômica também não pode ser culpada pela obesidade humana, visto que alguns dos países recordistas de venda de remédios para emagrecer são os que têm os maiores índices de pessoas passando fome no mundo.

A descoberta mais impactante e reveladora do trabalho de Taube foi que a principal responsável por uma pessoa engordar é a insulina (o principal e maior regulador do metabolismo da gordura no corpo humano).

Segundo ele, secretamos insulina em resposta aos carboidratos que ingerimos, principalmente os simples – contidos na “comida branca” (açúcar, arroz, farinha, pão, macarrão, massas, batatas e cereais), além de frutas como a banana e a uva.

A comida branca contém carboidratos altamente engordantes e deve ser restringida da dieta diária ou ser substituída por alimentos mais saudáveis como carnes, aves, peixes, todos os tipos de vegetais verdes, ovos, queijos e frutas.

Pense nas pessoas que você conhece e que você ama e que correm o risco de sofrer de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, câncer e até o Alzheimer, provocadas por problemas de saúde como os aqui descritos.

Compartilhe com elas todos os conhecimentos naturais sobre saúde que adquirir e nunca se esqueça de agregar a eles aquele sábio conselho “… um médico deve ser sempre consultado…”.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*