Novidades

Qual é a melhor série para ver hoje ? Eu te indico aqui uma muito boa mesmo … leia a dica aqui :

Minha dica de Cultura, dica de Cinema de hoje vai para a Série :

D O C – Uma Nova Vida

No poster, podemos ver uma imagem de médico, carinhosamente apelidado por um jovem paciente como DOC, fragmentada em 24 pequenos quadros e dentro de cada quadro uma cena de partes importantes de sua vida pessoal e profissional.

No corredor do Hospital, ele (com a barba bem feita) e seus auxiliares, todos de branco são interpelados pela diretora, de terninho preto.

Ele toma uma bronca dela por causa da queixa de uma paciente.

O médico então, não se intimida, e chama a atenção da chefe por ela não estar usando o jaleco branco, que deveria estar usando, mesmo sendo diretora do Hospital.

Os dois demonstram intimidade e disputam força de influência na frente dos médicos auxiliares.

De longe, dois médicos residentes conversam sobre a cena e uma jovem pergunta ao seu colega novato, quem seria aquele médico imponente.

-É simplesmente o Dr. Andrea, um dos maiores médicos do mundo e chefe da Medicina Interna.

Cenas depois, o Dr.Andrea é visto às turras com uma paciente “impaciente” que pede para receber alta, contrariando as instruções dele, que solicita um ecocardiograma de urgência para ela.

Dentro do quarto, eles discutem e ele chama a atenção dela – dizendo :

-Você deve me escutar, eu sou o médico e você é a paciente e eu decido e você me obedece e faz o que eu disser.

Ele suspeita de uma infecção grave e a mulher acha que não tem doença nenhuma.

A mulher faz o exame, sob protesto, e acaba descobrindo que o médico tinha razão e que ela está com uma grave infecção que precisa ser tratada com urgência.

Vendo a discussão entre eles, os outros médicos inciam uma discussão sobre o que seria melhor :

-Um médico boboca, mas simpático ou um médico babaca, mas super competente?

Ao receber a confirmação da médica auxiliar de que a infecção da paciente teimosa já tinha atingido o coração, o Dr.Andrea faz cara de vitória e parte para salvar a moça.

Um dia, saindo para participar de um congresso internacional, como palestrante, o Dr. Andrea é interceptado por um senhor calvo e barbudo na portaria do hospital, que acerta um tiro certeiro no rosto do médico.

O atirador tenta se vingar da morte de um filho que morreu naquele hospital e o médico paga com o atentado, injustamente.

Nas cenas seguintes, o Dr. Andrea, agora paciente do hospital onde trabalha, acorda e descobre que o tiro lhe tirou os 12 últimos anos da memória, por causa do local onde a bala se alojou.

Esta é uma série italiana muito boa, inspirada numa história real.

E você, como reagiria se descobrisse ter perdido a sua memória recente, dos últimos 12 anos da sua vida, como você reagiria a esta notícia?

A partir daí, o que vemos, são cenas seguintes da vida do Dr. Andrea, desafiado a continuar a sua vida sem se lembrar de nada do que que aconteceu na última década de sua vida, mas mantendo a memória anterior aos 12 anos da perda, inclusive mantendo suas habilidades como médico.

As cenas, os episódios e as temporadas seguintes mostram a luta deste excelente médico contra este desafio que lhe foi imposto pela vida.

Ele se assusta muito ao descobrir que não é mais casado com a mulher que é diretora do hospital, que eles se separaram depois de muitas brigas feias desencadeadas por acontecimentos que o farão chorar muito quando souber que aconteceram.

Ele não reconhece e nem lembra o nome daquela que era a sua namorada até o dia do tiro, a sua médica assistente mais próxima e ela fica triste e deprimida por ter sido esquecida de repente e do nada.

Os papéis se invertem, a médica com quem ele tinha um relacionamento passa de auxiliar para sua supervisora no hospital e ele só pode continuar trabalhando sob severas restrições.

Ele perdeu seus últimos doze anos e teve a oportunidade de começar sua vida, literalmente do zero, outra vez.

Agora, sem o jaleco branco que tanto prezava e barbudo, ele luta para se encontrar na vida, na profissão e no amor.

No final ele se mostra grato por estar conhecendo esta coisa nova, chamada “segunda chance” e passa a curtí-la com o lema de “que o tempo pode voltar sim e o que quebrou pode ser consertado” – só não consegue mesmo é reparar um acontecimento que vai mexer muito com a psique e a saúde mental dele dalí para frente.

E ele volta a ser até mais decisivo no salvamento da vida de pacientes, mesmo tendo suas limitações e passa a agir de um jeito totalmente diferente do que agia antes.

Esta é uma série da Amazon, para a qual dou a nota 8 e cujo trailer, resumido acima, você pode ver abaixo:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*