Novidades

Qual é o melhor filme para ver hoje, capaz de tornar o seu dia melhor – veja aqui a dica de um filme genial e emocionante – nota 8.5 :

Minha dica de cultura, dica de filme de hoje vai para o filme :

CODA (No Ritmo do Coração)

Um barco aparece no horizonte, bem no meio do oceano enquanto escutamos a voz de uma jovem empunhando sua linda voz para o mundo todo ouvir.

A câmera se aproxima, dá um zoom e num close podemos ver a jovem, de boné verde escuro, blusa laranja manejando as cordas do barco diante das águas, dos peixes e dos pássaros que sobrevoam o barco, devidamente ajudada por outros dois homens, um mais feliz (seu pai) e outro mais novo (seu irmão).

Um áudio reproduz a entrevista dela com um famoso professor de música e canto, enquanto ele pergunta para ela : – Você é a garota da família de surdos? Ela responde afirmativamente.

Ela era reconhecida por aquelas regiões marítimas como a filha mais jovem de uma família só de surdos, sendo a única que consegue ouvir e falar perfeitamente.

A família aparece no barco ancorado à noite, numa cena típica de jantar em família, enquanto a mãe tenta corrigir sua postura na cadeira, usando apenas gestos e expressões faciais. Ao lado, o pai e o irmão devoram o prato do dia.

O famoso professor de canto, ao lado de um piano, se espanta e se maravilha com o fato dela ser a única da família de surdos que, ouve e emite sons perfeitos e além de tudo consegue cantar tão bem assim.

Eles aparecem conversando num conservatório, onde o professor investiga os sonhos da garota para o próximo ano e ouve dela a resposta de que fará a única coisa que sabe fazer desde o nascimento – trabalhar com a família na arte da pesca e na tradução dos demais para a comunidade.

Apesar de surdos, as cenas os mostram como pessoas totalmente normais, como uma família muito unida e também muito ouriçada, que intercala cenas de carinho e de afeto com cenas de brigas entre eles, onde a única coisa que não se vê são gritos.

Eles discutem por tudo, até quando se mostram preocupados com o fato da filha se interessar por música e por cantar em público, ao passo que ela rebate acusando-os de usarem o Tinder em casa e na frente da família, sem constrangimentos.

A cena se volta para a sala do conservatório de música onde o célebre professor aparece como maestro de um grupo de jovens, onde a garota é a estrela. Eles cantam felizes e empolgados.

Diante da recusa da garota em seguir carreira, o professor insiste para que ela aceite a ajuda dele para conseguir uma bolsa de estudos na Universidade de Berklee, mais renomada escola de música do mundo.

A garota, sempre trajada com uniformes masculinos de pescadores, largas roupas com camisa xadrez, calça jeans e tênis surrado, hesita entre a promessa de uma carreira promissora e o sentimento de culpa por abandonar pais e irmão surdos nas presas dos inescrupulosos comerciantes marítimos, que sempre exploraram o fato da família não se comunicar pela fala.

Mas, cedendo à pressão do professor ela se apresenta no auditório da escola local e vê na plateia seus pais que só conseguem vê-la cantar sem saber que música ou sobre o que ela está cantando.

As cenas se alternam mostrando a rotina da garota nos ensaios, na atividade de pesca, em eventos de família e ao lado de um amigo pessoal.

Os pais olham intrigados todo o público ao redor se levantar para aplaudir a filha de pé e por instinto também se levantam e repetem os gestos dos demais, com os olhos cheios d´água.

Chega a hora da garota decidir o seu futuro – entre abandonar a si mesma para cuidar da família ou abandonar a família para cuidar apenas de si – coisa que você só vai saber assistindo ao filme, pois eu não cometerei a indelicadeza de distribuir um spoiler sobre este desfecho tão emocionante.

De se destacar, as atuações dos atores, que ao interpretarem personagens totalmente surdos o tempo todo: a atriz que interpreta a mãe (na verdade é surda na vida real); o pai (magistral) e o irmão da garota atuando como se tivessem nascido assim.

Filme premiadíssimo pelo mundo, candidato em 03 categorias ao Oscar, um filme necessário e imperdível, que eu te recomendo fortemente. (disponível no Amazon)

Detalhe = “Coda” é a abreviatura para “criança filha de pais surdos”.

Filme nota 8,5 em minha opinião, cujo trailer deixo abaixo como aperitivo para o seu passatempo de hoje:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em Qual é o melhor filme para ver hoje, capaz de tornar o seu dia melhor – veja aqui a dica de um filme genial e emocionante – nota 8.5 :

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*