Novidades

Qual o melhor filme para ver hoje? Eu te indico um excelente – nota 8 – leia uma síntese sobre ele aqui:

Minha dica de Cultura – Dica de Cinema de hoje vai para o Filme:

O ÚLTIMO VEERMER

Sinopse da História

Enquanto o oficial holandês Joseph Piller, também judeu, lutava pela Resistência na Segunda Guerra Mundial – um admirador das artes, Han Van Meegeren, servia de afitrião para várias festas, onde se dizia que ele conhecia os mais influentes e mais ricos oficiais nazistas da História.

A guerra termina e Piller volta a exercer suas funções como um investigador, agora responsável por recuperar e redistribuir toda a arte holandesa roubada naquele período.

Em uma de suas missões ele se vê frente a frente com Han Van, o qual está sendo acusado de colaboração com os nazistas, num crime passível de pena de morte.

E à medida que a investigação procede e as provas se acumulam, Piller passa a ter sérias dúvidas da culpa do famoso artista holandes e se vê na frente de um dilema :

  • se ajuda a condenar Han Van à pena de morte por traição ao país ou
  • se ajuda a inocentá-lo e alçá-lo a posto de herói nacional.

Um filmaço que tem a arte e a história como pano de fundo.

o ator Guy Pearce em seu melhor trabalho de interpretação dá vida a um genial suposto falsário.

Disponível na Amazon, este filme que eu te recomendo tem a nota 8 – aviso – você precisará ter um pouco de paciência durante os 40 primeiros minutos do filme, pois até aí a história é contada num tom confuso e arrastado, mas ganha corpo e se torna num filmaço a partir das longas, envolventes e inteligentes envolvendo um dos julgamentos e cenas de tribunal mais famosas da história das artes.

  • As lindas imagens, os belos cenários e figurinos e os diálogos para lá de inteligentes entre os advogados de defesa e de acusação – apoiados em versões de testemunhas inteligentíssimas – vão te prender na cadeira.
  • Enquanto você se delicia com
  • aulas de química (explicações sobre técnicas de pintura e falsificações) e
  • aulas de direito – com a intensa luta entre as mais complexas e robustas versões tentando encobrir a verdade escondida nos fatos e dados científicos.

Você vai gostar muito eu aposto (precisa só ter paciência no começo da história até que o contexto se forme e o enredo (baseado em fatos reais) literalmente pegue fogo.

Veja o trailer:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*