Novidades

Qual o melhor filme para ver hoje? Eis uma bela dica – filme inspirador nota 7 – leia uma síntese sobre ele aqui:

Minha dica de Cultura – dica de Cinema – de hoje vai para o filme :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Maratona de Brittany

Começo a síntese deste belo filme pelo seu poster :

Com a cor rosa predominando – no agasalho, no esmalte, … a primeira coisa que temos do filme é a imagem de Brittany, a sua protagonista.


Ela é uma garota comum que vive uma vida comum até que um dia se depara com uma notícia que exige que ela mude seus hábitos de vida, sob o risco de ter muitos problemas, inclusive de saúde.

Sedentária de carteirinha, ela é estimulada a fazer caminhadas, das caminhadas progride para tentar corridas e das corridas passa a sonhar em correr a famosa Maratona dos Estados Unidos.

Brittany aparece no poster da cintura para cima, segurando pelo cardarço, na sua mão direita um par de tênis amarelo e na mão esquerda uma taça cheia de vinho, imagem que demonstra o dilema que uma mulher de meia idade, peso acima da média, vive para decidir entre salvar e prolongar a sua vida ou viver os prazeres imediatos, sob pena de encurtar o seu tempo na terra.


Síntese da história do filme :

Baseado numa história real, vemos uma mulher loira, ligeiramente obesa atravessar a rua, cruzando com pessoas correndo pelos arredores.

Ela passa bebendo refrigerante num copo tamanho gigante e vai em direção à lata de lixo onde descarta o embrulho que guardava um enorme sanduíche que tinha acabado de comer junto a uma generosa porção de batatas fritas.

Ela caminha até chegar a um consultório médico, onde reclama com o médico que tem dificuldade de se concentrar.

O médico faz algumas perguntas que incluem seus hábitos de sono, de alimentação, de exercícios físicos e atividades que faz para relaxar,.

Ao descobrir que ela vive uma vida desregrada, baseada em trabalho durante o dia e festas com as amigas à noite, para comer comida lotada de frituras, gorduras e bebidas alcoolicas, o médico balança a cabeça negativamente.

O médico descobre que seu sono é totalmente irregular e que ele ocorre de forma espaçada nos lugares mais diversos, durante uma viagem de metrô, sentada no sofá tentando ver um pouco de tv e geralmente após várias taças de vinho.

Quando questionada pelo médido do por que hábitos tão ruins, ela culpa sua amiga de quarto por levá-la para o mal caminho da farra, das bebidas e dos compromissos temporários.

O médico é enfático com ela – diz na cara dela que está muito acima do peso e estabelece uma meta de emagrecimento rigorosa para continuar a atendê-la em próximas consultas.

A consulta fica em sua mente durante vários dias e um dia ao contar para a amiga de quarto, enquanto passavam esmaltes para sair, ela se diz tentada a começar alguma atividade para atender às exigências do médico, acreditando que ela poderia ser beneficiada com aquela situação.

Ligeiramente gorda, mal vestida, cabelo sempre para arrumar ela vive se atrasando para compromissos, incluisive tendo dificuldade para chegar no horário para o trabalho.

Diariamente perdia o metrô no horário que deveria sair, por ter dificuldade de caminhar até a estação.

Conversando com a amiga de quarto, ela se vê estimulada por outra mulher, vizinha que mora alguns andares acima do seu apartamento, que diariamente sai para correr nas ruas.

Tenta arrumar um emprego como babá, mas é rejeitada quando demonstra pouca experiência com bebês.

Numa das entrevistas ela deixa escapar que seu ponto forte é cuidar de animais e então a entrevistadora a encaminha para um parente que precisava de alguém para ficar com seus cachorros enquanto o mesmo fazia uma viagem demorada.

No meio do caminho para a nova entrevista, ela para numa academia e tenta saber se as aulas ali caberiam em seu orçamento.

Destimulada pelo preço da mensalidade que não pode pagar, ela decide seguir os passos da vizinha corredora e tenta acompanhá-la em suas atividades diárias.

Coloca um tênis, um moleton e dá seus primeiros passos à primeira corrida curta da sua vida.

Conta as novidades para o cunhado, enquanto conversam em conferência pelo computador.

Animada diz para o cunhado e para a irmã que fez um amigo no parque, durante a caminhada e que ele tenta incentivá-la a ir em frente em seu plano de melhorar radicalmente sua qualidade de vida e saúde.

Eles aparecem durante vários dias correndo lado a lado, exaustos e suados.

Ela finalmente consegue o novo emprego para cuidar dos cães enquanto seus donos viajam.

Mas lá na casa, se assusta ao descobrir que um dos empregados tinha resolvido alugar por conta própria e sem pagamento a moradia dos donos do local.

Pior, ela a convence a se mudar para lá durante o tempo da viagem de seus patrões.

Durante vários dias, ela deita assistindo na TV reportagens sobre a grande maratona que passa a fazer parte de seus planos de vida.

A sua dupla de corrida se transforma num trio, quando a vizinha corredora se junta a eles.

Os dias correm e Brittany também corre dentro deles e se descobre mais magra, mais saudável, mais alegre dentro dela mesmo e até passa a receber elogios e cantadas na rua, que nunca tinha experimentado antes.

Faz amizade com o morador intruso na casa de seus chefes durante a viagem deles e o jovem, apesar de ser um “bon vivant” sem emprego e sem dinheiro se torna um amigo confiável disposto a ajudá-la a melhorar ainda mais a sua imagem.

Ela corre, corre e corre mais e passa a ter na corrida um vício saudável, até que um dia ao se exercitar além do necessário, ela sofre uma contusão séria, capaz de ameaçar a sua aventura na maratona ao lado dos amigos de corrida de rua.

De amizade sem compromisso, o relacionamento de Brittany com seu vizinho bem próximo se transforma num ensaio de namoro e ele parece ser o par certo para ela e vice-versa – ambos se divertem, se fazem rir e viram confidentes mútuos.

No dia em que se machuca, decide ir se recuperar na casa da irmã durante alguns dias.

Lá ela é acolhida, mas depois de uma recaída na bebida no dia do aniversário do cunhado, ela cria embaraços para ele e a irmã com uma convidada especial.

A partir daí, vemos todo o esforço de Brittany para se recuperar fisicamente, conseguir arrumar uma grana para se inscrever e correr a maratona tão sonhada.

O final do filme é apaixonante e a história se resume numa comédia sobre o cotidiano de uma jovem sem sonhos e sem esperança que perde a saúde um pouquinho a cada dia, até receber um grande chacoalhão por parte do seu médico.

É um filme leve, divertido e inspirador e merece uma nota 7.

Está disponível na Amazon e conta com uma trilha sonora igualmente eletrizante.

Veja o trailer abaixo:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*