Novidades

Como aumentar suas chances de sucesso em novas entrevistas de emprego

entrevista 2
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Ser entrevistado em qualquer situação é uma situação tensa, e participar de uma entrevista para emprego costuma ser mais ainda. Veja algumas dicas para você se sair bem:

1. Seja você mesmo

Nada supera a naturalidade nesta vida. Para obter o melhor resultado em uma entrevista de emprego, procure ser o mais natural possível – seja você mesmo, aja com naturalidade e responda as perguntas com calma e com verdade -, quanto mais transparente, calmo e natural você parecer, melhor a sua possibilidade de contratação. Os piores candidatos que eu já entrevistei na vida foram aqueles que pareciam querer ser outra pessoa, que pareciam querer ser quem eles não eram. Por mais que as palavras saiam de um jeito, seus gestos corporais e suas expressões faciais não combinavam com o que eles diziam.

2. Prepare-se

Prepare-se, prepare-se, prepare-se, prepare-se, prepare-se! Nada substitui uma boa preparação – a sorte geralmente favorece as mentes bem preparadas.

3. Conheça, antecipadamente, mais detalhes sobre a empresa

Procure conhecer antecipadamente mais detalhes sobre a empresa e sobre a vaga a qual está se candidatando – pesquise na internet sobre a empresa e até sobre o entrevistador – leia relatórios anuais, apresentações e todo material relevante sobre a empresa.

4. Saiba quais são os desafios para o cargo

Se possível, procure saber antecipadamente quais são os requisitos, habilidades e principalmente quais são os maiores desafios para que o novo ocupante do cargo em questão tenha mais sucesso. Prepare-se como se tivesse que elaborar um projeto para a empresa para ser apresentado durante a entrevista (pois mesmo que você não o apresente, este treino te deixará mais confiante).

5. Invista em sua imagem

Imagem é tudo. Não basta você ser bom, você precisa parecer bom e como você não vai para uma entrevista de emprego vender um produto de prateleira, você precisa passar a melhor imagem de si mesmo – além de parecer calmo, tranquilo, natural e de ser você mesmo durante a entrevista – procure estar super bem vestido para a entrevista, isto vai causar uma imagem positiva a seu respeito e vai aumentar a sua autoconfiança. Pessoas mais bem vestidas tendem a se comportar melhor e a passar uma excelente imagem visual e pessoal.

6. Responda com calma e segurança

Ouça atentamente as perguntas do entrevistador e responda-as com calma e segurança – se houver algo que não saiba, não invente, diga que não sabe, mas deixe o seu entrevistador com a impressão de que isto não seria problema caso você precisasse se aprofundar naquele ponto futuramente.

7. Não minta

Não minta na entrevista – não dê informações, detalhes ou habilidades que não coincidam com a realidade – os entrevistadores possuem um grande faro para estas situações.

8. Seja claro

Seja claro, conciso e objetivo – procure não ser prolixo nas suas respostas, mas procure priorizar sua fala -, fale o que é mais relevante, mais importante e de mais impacto para que a resposta seja entendida como satisfatória.

 

Mostre seus diferenciais competitivos o tempo todo – demonstre suas qualificações e acentue o que você faz de melhor e de diferente em relação a qualquer outro candidato.

Boa sorte nas suas futuras entrevistas !

 

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário! Recomendo que leia também: Como fazer apresentações corporativas matadoras

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*