Novidades

TESTE O QUÃO SUSTENTÁVEL E SAUDÁVEL É O SEU RELACIONAMENTO, CASAMENTO OU NAMORO EM 10 PERGUNTAS:

  • “Namorar e Brigar é a mesma coisa;

  • Quer separar duas pessoas, então case-as”

Duas frases inspiradoras do dia – eu as ouvi pescando o que falavam duas senhoras simpáticas numa cafeteria conversando sobre a vida, revelando o que diz a sabedoria popular – o relacionamento é a arte de aprender a conviver com as diferenças para que a soma forme um todo melhor e maior do que as duas partes isoladas.


Para ilustrar este post, escolhi uma obra de arte, um quadro, pintura à óleo que se relaciona com tema  :

O CASAMENTO DOS ARNOLFINI (BÉLGICA 1434) DE JAN VAN EYCK 

Eu gosto muito de usar os posts que escrevo para exercitar a expansão do nosso contato com o melhor que existe em termos de cultura.

Uma das formas de fazer isso é adicionar a cada post uma obra de arte famosa e inserir um breve comentário sobre a mesma dentro do contexto, antes de iniciar o post em si.

Veja abaixo um quadro que eu adoro – pelo grau de realismo que suas pinceladas revelam e vou te convidar a olhar para a imagem acima e reparar nos detalhes abaixo :

Esta simples pintura de um casamento da época carrega um grande simbolismo que exprime a natureza do matrimônio enquanto sacramento religioso, numa tentativa de integração entre o mundo material e o mundo espiritual num mesmo espaço.

É um quadro belo, simples e complexo ao mesmo tempo que marcou a época em que foi pintado por ser a primeira representação íntima da vida burguesa na arte cristã.

Relatos mostram que Van Eyck era um mestre em reproduzir cenas do quotidiano da sociedade européia e uma análise detalhada deste quadro sugere a seguinte interpretação :


Era um casal muito rico, pelas roupas usadas – típicas da rica burguesia do norte da Europa.

Os olhares mostram a confiança de Arnolfini que encara as testemunhas do casamento e a insegurança e timidez de sua esposa por causa do olhar desconfiado e delicado da mesma.

A posição do marido ao lado da janela indica a sua responsabilidade pelo sustento da casa

A presença do cão (cuja raça já foi extinta) na tela simboliza a fidelidade e a lealdade para os medievais, que adoravam falar através de símbolos metafóricos.

Analisando o quadro pelas cores pintadas :

Dizem os críticos que o vermelho do cenário representa a união sexual do casal

Que a cor verde da roupa da esposa significa a sua fertilidade feminina. Veja no detalhe que ela está com  sua mão esquerda sobre a barriga – cuja curvatura acentuada do vestido para frente fazia parte do estilo das roupas femininas da época e não seria um sinal de que ela estivesse grávida no dia da foto.

A vela acesa seria o olho de Deus iluminando e observando o casal.

O espelho estaria refletindo uma imagem menor do casal significando desejo de longevidade no relacionamento.


Inventado um teste para saber se seu relacionamento/casamento é sustentável – do garimpo do MaLuCo.

Garimpando pela internet achei a seguinte coluna da Rádio CBN- jornalista Mara Luquet.Interessante para quem quer avaliar o atual nível de relação com o parceiro(a) :

Em um breve resumo a reportagem diz que :

Um excelente parceiro(a) é aquele que contribui para a sua auto-expansão e realização como pessoa.

O quanto se relacionar com seu parceiro(a) te faz uma pessoa melhor?

Quanto mais seu parceiro contribuir para a sua auto-expansão e realização como pessoa mais feliz você se sentirá com o relacionamento.


3 perguntas básicas ajudam neste teste- leia, pare e pense :

a-o que o seu parceiro(a) acrescenta de coisa boa para você na sua vida pessoal ?

b-o quanto você se tornou uma pessoa melhor devido ao seu parceiro(a) ?

c-o quanto você aprende de coisas novas e boas com ele(a) ?


Estas 3 perguntas refletem um questionário maior, cuja tradução é mais ou menos assim :

” Quiz- O Casamento Sustentável

O que é necessário para sustentar um casamento?

…Os pesquisadores estão estudando como as pessoas sustentam suas relações, utilizando-os para acumular conhecimentos e novas experiências, um processo que eles chamam de “auto-expansão.” Estudos mostram que quanto mais auto-expansão que uma pessoa experimenta através de seu parceiro, mais satisfeitos e comprometidos que estão com o relacionamento.

E para saber mais sobre o seu próprio relacionamento, faça o teste abaixo para medir o quanto ele(a) expande seus conhecimentos e faz você se sentir bem consigo mesmo.

O questionário foi desenvolvido por Gary W. Lewandowski Jr., professor de psicologia na Universidade de Monmouth, em Nova Jersey.

Responda a cada pergunta de acordo com a maneira que você sente, utilizando a seguinte escala.:

As respostas variam de (1) não muito a (7) muito.

Em seguida, some a sua pontuação e verifique a escala abaixo para ver como vai o seu relacionamento :

Lembre-se da escala …..1=Pouco | até| … 7=Muito


a-Quanto voce estar com o seu parceiro te ajuda a ter novas experiências positivas-quanto ele influencia nisto ?

1 2 3 4 5 6 7


b-Quando você está com o seu parceiro, você sente uma maior consciência das coisas, por causa dele ou dela?

1 2 3 4 5 6 7


c-Quanto o seu parceiro representa no processo de aumentar sua capacidade de realizar coisas novas?

1 2 3 4 5 6 7


d-Quanto representa o seu parceiro no processo para te ajudar a expandir o seu conhecimento do tipo de pessoa que você é?

1 2 3 4 5 6 7


e-Quanto você sente que o seu parceiro te ajuda de forma de ampliar suas próprias capacidades?

1 2 3 4 5 6 7


f-Quanto os pontos fortes do seu parceiro como pessoa (competências, habilidades, etc) compensam algumas de suas próprias fraquezas ?

1 2 3 4 5 6 7


g-Quanto você acha que tem uma perspectiva mais ampla sobre as coisas por causa do seu parceiro?

1 2 3 4 5 6 7


h-Quanto estar com o seu parceiro resultou em seu aprendizado de coisas novas?

1 2 3 4 5 6 7


i-Quanto conhecer e conviver com o seu parceiro fez de você uma pessoa melhor?

1 2 3 4 5 6 7


j-Quanto o seu parceiro contribui para aumentar o seu conhecimento e suas experiências?

1 2 3 4 5 6 7


RESULTADO – some todas as respostas e analise onde está o seu relacionamento, de acordo com o resultado da sua soma :

60 e acima – altamente expansiva. Você está ganhando um monte de novas experiências e alcançado novas metas, como resultado de seu relacionamento. Provavelmente, você tem um relacionamento mais feliz, mais sustentável, como resultado.

45-60 – moderadamente excitante. Seu relacionamento conduz a melhora moderada em sua vida e experiências novas. Mas há certamente espaço para melhorias.

Abaixo de 45 – Conexão Baixa. Seu relacionamento não está a criar oportunidades que ajudam a expandir seus conhecimentos e fazer você se sentir melhor sobre si mesmo(a).

Importante ressaltar – a recíproca deve ser verdadeira – você também tem que tornar seu parceiro(a) uma pessoa melhor, acrescentar novos conhecimentos, novas experiências e ajudá-lo a sentir mais feliz consigo mesmo.

E calma- mesmo que o relacionamento não tenha tirado nota alta, pense no que ambos podem fazer daqui para frente para melhorá-lo um pouco mais, pense, descubra e coloque em prática :

Ninguém é perfeito, mas também ninguém é só defeito.


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música de Renato Russo/Legião Urbana que reflete as várias etapas e fases do relacionamento entre duas pessoas que se gostam muito :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*