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TESTE SEU GRAU DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


“Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica” Frase de Daniel Goleman.


 

Eu escrevi este post com o desejo te ajudar ainda mais no seu próprio processo de autoconhecimento, de uma forma simples e rápida.


Eu me inspirei num modelo desenvolvido pelo famoso autor Daniel Goleman, criador e divulgador do conceito de Inteligência Emocional.


Ele escreveu livros e artigos sobre o tema e eu tentei resumir seus conceitos num breve questionário, que originalmente se aplica a pessoas em posição de liderança, mas que pode muito bem ser respondido por todas as pessoas que queiram se auto conhecer e se desenvolver melhor.


Para testar  e saber rapidamente qual é o seu grau de inteligência emocional, responda cada pergunta abaixo usando uma escala de 1 até 10 – sendo que quanto menor a nota, menor a sua habilidade ou desenvoltura no quesito.


Ao final, ordene suas respostas de acordo com suas notas e foque naquelas com menor pontuação à procura de coisas que você pode fazer ou mudanças que você precisa provocar em você mesmo para ser uma pessoa ainda melhor.


 

AUTO CONHECIMENTO


Auto Consciência Emocional


Consegue se sintonizar bem com seus sentimentos e como eles afetam seu relacionamento com as pessoas. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Toma decisões que valem a pena, depois de passada a emoção, com base em seus valores (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


É autêntico e consegue falar abertamente sobre suas emoções sem ser desagradável (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


AUTO GERENCIAMENTO


Autocontrole emocional


Mantém calma e lucidez em situações de stress e mantém o equilíbrio emocional sempre.( 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Orientação para Resultados 


Possui alto padrão de desempenho. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Trabalha com metas desafiadoras e mensuráveis (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Procura melhorar continuamente o seu desempenho e o da equipe (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Tem Perspectiva Positiva


Encara cada situação como uma oportunidade, ainda que os outros as considerem problemas. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Vê as outras pessoas de forma positiva e espera que elas façam o melhor (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Acredita em mudanças no futuro para melhor (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Tem alto grau de adaptabilidade


Consegue lidar com muitas exigências e focar em seus objetivos. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Consegue lidar com a incerteza e o desconforto (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


É rápido para lidar com mudanças repentinas e inesperadas (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


CONSCIÊNCIA SOCIAL:


Empatia :


Consegue entender o ponto de vista dos outros (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Escuta bem o que os outros têm para dizer ( 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Consegue explicar suas ideias de forma que os outros a entendam bem (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Tem tolerância à diversidade e lida bem com pessoas de diversas culturas e origens. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Consciência Organizacional


Compreende os vários aspectos de uma organização, a relação de poder formal e informal entre as pessoas (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Consegue se relacionar com as pessoas de forma a gerar oportunidades para todos ( 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Lida bem com conflitos (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


GESTÃO DE RELACIONAMENTOS


Influência


Tem habilidade em negociar com os outros, fazê-los comprar suas ideias (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


É envolvente, persuasivo e convincente com indivíduos e grupos. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Treinador e Mentor


Exerce sua liderança com o objetivo de ajudar os outros. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Conhece as pessoas com quem convive, seus pontos fortes e objetivos pessoais (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Dá feedback construtivo aos colegas (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Tenta ajudar os outros a se concentrarem em oportunidades de crescimento. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


GESTÃO DE CONFLITOS


Procura se esforçar para reconhecer diferentes perspectivas. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Tenta ajudar pessoas em conflito a encontrarem o interesse comum sobre o qual eles podem concordar. (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Esforça-se para que a opinião de todos seja ouvida e considerada (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


LIDERANÇA INSPIRADORA


Consegue inspirar, empolgar e envolver as pessoas (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Mostra aos outros os propósitos por trás do seu dia a dia (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


TRABALHO EM EQUIPE


Procura colaborar, auxiliar e respeitar os demais membros da equipe (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Ajuda a criar um senso de equipe estimulando atitudes positivas (1 2 3 4 5 6 7 8 9 10)


Obs – Nosso blog continua em fase de revisão para melhor – aguarde para os próximos dias melhorias graduais com o intuito de compartilharmos juntos para o mundo e a vida das pessoas melhorar. MaLuCo:)


Para encerrar, escolhi como trilha sonora deste post, uma música do mito James Brown que é pura empolgação, motivação e energia.

Você vai começar vendo o vídeo com os olhos e os ouvidos, sem querer vai começar a bater palmas e depois vai arrastar a cadeira e sair pulando e cantando : ” I Feel Good ” (“Eu me sinto bem”) :

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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