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Uma das coisas mais tristes do mundo é trabalhar para ou administrar uma empresa que está prestes a morrer. Veja nesse artigo uma dica para saber quais são os indicadores de saúde mais importantes para uma empresa e o que é preciso fazer para não deixar a sua empresa morrer:

Mauro Condé*

Acabo de voltar de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre negócios.

Eles me transportaram para os EUA, onde fui recebido por um famoso bilionário investidor em empresas, Warren Buffet.

Fui logo pedindo para ele: – Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me respondeu:

– Aprenda noções básicas sobre finanças e contabilidade gerencial – isso é mais importante para criar, manter ou gerenciar um negócio do que entender do negócio em si. 

– Mantenha a empresa viva cuidando dos indicadores de saúde mais vitais:

O CAIXA, O GIRO E A MARGEM.

O caixa (dinheiro) é para uma empresa o que o oxigênio é para uma pessoa.

Ninguém se lembra dele quando tem de sobra, mas ninguém o tira da cabeça quando falta.

Não permita que sua empresa seja asfixiada por falta de oxigênio – mantenha um giro saudável das suas contas – mantenha o prazo das contas a receber sempre menor do que o das contas a pagar.

Evite a todo custo depender de oxigênio (caixa) extra originado de empréstimos e financiamentos para compensar um giro ruim. 

A margem é o lucro – a diferença entre o que a empresa vende menos o que a empresa gasta. Tente vender cada vez mais e gastar cada vez menos.

Esse é o indicador mais seguro da capacidade que a empresa tem de reinvestir em si mesma, sem recorrer a dívidas ou aportes adicionais de capital.

– Faça com que sua empresa cresça sempre – tenha uma visão do futuro.

Descubra, antes dos seus concorrentes, o que tem no topo da montanha da competição (o futuro daqui cinco anos) e monte a melhor equipe para escala-la, pois sozinho você não sairá do lugar.

– Blinde sua empresa contra competidores.

Obtenha vantagens competitivas descobrindo e eliminando as fraquezas de sua empresa e explorando as dos seus concorrentes.

– Ame lidar com pessoas – entenda a fundo os seus clientes e satisfaça ao máximo os seus funcionários.

– Contrate pessoas que dão mais valor ao que fazem do que dão valor ao dinheiro e pague-as bem por isso.

Afinal, o que mais mantém uma empresa viva é gente apaixonada e fanática pelo que faz .

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:

1-Visual *Aprecie o quadro : “Le principe du plaisir” do pintor surrealista belga René Magritte, um dos quadros mais caros do mundo:

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2-Literária * Leia o livro : Snow Ball – Biografia do Gênio das Finanças :

Fiquei impressionado ao conhecer detalhes da vida e das estratégias de Warren Buffett – como ele faz de uma das coisas mais complexas do mundo (ganhar dinheiro) a coisa mais simples do mundo:

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3-Musical *Ouça a Música : Pecado Capital com Paulinho da Viola:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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