Novidades

Vivemos um paradoxo no meio da crise. Em plena pandemia, somos obrigados a ficar em casa e isso nos dá mais tempo para fazer as coisas. Só que por mais contraditório que pareça, a coisa mais escassa nesse momento é tempo. Muito porque no meio do caos, nossa atenção fica dispersa e confusa. Nesses momentos ter informação é o que a gente mais quer e precisa e menos tem tempo para obter. Pensando em contribuir para você se atualizar sobre o que de mais relevante aconteceu no mundo hoje com o menor tempo e esforço possível, eu preparei (especialmente para você que me lê frequentemente) um resumo do que li nos 30 dos maiores e melhores jornais e 15 revistas importantes do planeta, nesse domingo, 05 de abril de 2020. O meu lema é : o que eu sei e o que eu aprendo, eu compartilho, pois o que sei pode morrer um dia comigo, mas o que compartilho continuará vivo na mente de pessoas tão inteligentes quanto você. Leia o resumo, só aqui:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 05 de abril de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Espero que goste e se achar útil, que compartilhe com quem também se importa:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo nesse domingo, dia 29 de março de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Antes de ler, eu vejo os jornais. Antes de ler os textos, percorro os jornais pelas suas fotos e através dessa paisagem o que eu mais vi no dia de hoje, as imagens visuais que mais inundaram os meus olhos foram as das

*** MÁSCARAS DE PROTEÇÃO de rosto contra a COVID-19. ***

Aqui vai um alerta, caso você não tenha percebido:

Tenha máscaras em casa, não saia na rua sem elas, pois o mundo inteiro tenderá a ser visto usando máscaras de proteção.

A principal razão está no confuso fato do coronavírus ser um vírus traiçoeiro e invisível.

A grande maioria das pessoas que for contaminada por ele, mal sentirá os sintomas e talvez nem precisará de ajuda médica, mas carregará sem saber o vírus que pode ser transmitido para a pequena minoria de pessoas (o chamado grupo de risco, pessoas com mais idade e portadoras de doenças como diabetes, pressão alta e doenças pulmonares e cardiovasculares.)

O problema é que para esse grupo de pessoas, as consequências podem (ou não) ser fatais, como temos visto em imagens chocantes pelo mundo afora.

E também intriga o número de casos recentes envolvendo (ainda poucas pessoas) fora do espectro do chamado grupo de risco. Por tudo isso, todo cuidado é pouco.

Uma vida perdida é muito, em minha opinião. A maior missão nesse momento é salvar vidas antes de qualquer coisa, como aborda reportagem da Revista The Economist.

No início da pandemia, as autoridades recomendavam o uso de máscaras apenas pelas pessoas comprovadamente contaminadas por testes e exames médicos.

Agora a recomendação está mudando e a ordem é fiquem em casa ( previsões e estimativas dão conta que a situação deverá durar ou ter seu pior momento lá pela última semana de maio, se nenhum fato novo e positivo ocorrer) e usem máscaras, dentro e fora de casa.

Assim como aconteceu com o álcool-gel e o papel higiênico (esse último mais por razões psicológicas do que técnicas), as máscaras se tornarão artigo de alta procura e demanda num mundo de baixa oferta.

Temos visto autoridades sugerindo o uso de lenços e cachecóis para cobrir os rostos

Nesse domingo os holofotes das manchetes se viraram também para o Reino Unido, por causa de duas notícias de destaque :

O histórico e raro discurso da Rainha Elizabeth II para os seus súditos, onde ela declara que o mundo está em guerra, instiga as pessoas a lutarem, ainda que respeitando as orientações para ficarem em casa.

Dias melhores virão, disse a Rainha usando uma elegante roupa verde esperança, ornada com raras jóias douradas e um batom discreto na cor vermelha.

De sua boca, saíram mensagens de ordem, de ação e de esperança. Seu discurso entra para a história assim como essa crise sem precedentes no mundo.

Um discurso que entra para a história e fará parte de livros e filmes nos próximos anos, décadas e séculos.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Outro tema de destaque foi a internação do primeiro ministro britânico, Boris Johnson, que após ser diagnosticado como infectado e ter passado período de quarentena em casa, foi internado para medidas preventivas, diante do quadro de febre e tosse persistente.

No Brasil, até esse momento, as estatísticas apontam 486 mortes e 11.130 casos diagnosticados.

Os temas econômicos e análises sobre como a crise na saúde vai contaminar a economia também foram destaques, sendo que todos os governantes e autoridades econômicas mundiais estão demonstrando falta de norte e senso de direção preciso em relação a crise.

Estão todos desnorteados, políticos, população, a imprensa e inclusive nós fomos pegos de relativa e expressiva surpresa… ninguém foi capaz de antever, se antecipar e alertar para o tsunami que estava por vir devido ao coronavírus.

Vemos muito analistas de história pronta, vários especialistas dando opiniões em ângulo retrospectivo, sem terem tido tempo e até conhecimento para emitirem suas opiniões antes da crise.

Li algumas matérias sobre cientistas, um deles renomado italiano que em 2012 fez um alerta sobre sinais de que uma nova pandemia desconhecida podia acontecer com alto grau de prejuízos na saúde e na economia, seus estudos e análises ultrapassavam o grau de generalidade e tinham indicadores específicos, mas todos esses foram considerados pessimistas, alarmistas e previsores de caos altamente improvável lá atrás.

Só que a ciência prova, como na tese do brilhante Nassim Taleb que cisnes negros (eventos com potencial de risco gravíssimo e probabilidade baixíssima) acontecem e demandam ações inteligentes de preparo prévio.

Li também que o Google está disponibilizando dados que permitem o rastreamento tecnológico sobre o COVID-19 de forma geo-localizada, com visão que vai do globo até a sua cidade. Acesse o Google Searchs e veja uma estatística atualizada.

Outro ponto de destaque – depois da onda do Home Office, eu vi muito foco e muitas notícias abordando a Tele-Medicina onde médicos entrevistam e consultam seus pacientes usando as modernas ferramentas tecnológicas de comunicação virtual.

Nos Estados Unidos, as autoridades políticas e epidemiológicas alertam que a população deve esperar dias piores, associando a situação de combate ao coronavírus com situações de guerra como Pearl Harbor e o 11 de setembro.

O confinamento e a ordem para as pessoas ficarem em casa continuam sendo as maiores armas de combate, enquanto avançam estudos para a criação de vacinas e liberação de remédios.

Também vi ações coletivas pelo mundo todo, onde pessoas se unem em torno da simpatia, da empatia, da compaixão e do carinho e do cuidado para com o outro num movimento mundial de solidariedade para com o próximo.

Recomendo que, se puder, leia a matéria de capa da Revista americana Time, que conta a história do Chef de cozinha José Andres, na sua cruzada pela empatia como arma para melhorar o mundo nessa hora tão crucial.

E por fim, destaco um tema que me chamou a atenção numa matéria curiosa publicada pela Revista Inglesa The Economist:

Deveremos assistir a um boom de nascimento de novos bebês pelo mundo depois de controlada essa crise.

Ela sugere que, seguindo padrões de todas as grandes epidemias passadas, devemos ver um decréscimo no nascimento de bebês nos dias e nos meses posteriores ao controle dessa crise (devido aos problemas recentes de saúde e grande número de mortes e também das graves consequências econômicas) para depois observamos uma explosão (um boom) de nascimento de bebês gerados por influência dessa catástrofe.

BÔNUS EXTRA – Resumo da informação digestiva do dia, que eu extrai vendo as melhores charges do dia:

  • Bolsonaro na fila da lotérica sendo atendido por uma moça que pergunta em que jogo o Presidente vai apostar. A resposta dele : -Cloroquina.
  • Uma adaptação respeitosa do quadro da Santa Ceia, onde Jesus aparece sozinho na mesa falando para seus discípulos com um notebook ligado num sistema de videoconferência

Esse foi o meu resumo de hoje, espero ter contribuído para sua dose de informação diária de forma rápida inteligente e valiosa.

Fique em casa, fique bem, tudo isso vai passar! Mauro Condé

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :

FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times http://www.ft.com/home/us
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 02 obras de arte:

1-VISUAL – aprecie a pintura :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Os Músicos, de 1595), pintura do mestre do barroco italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571–1610).

Caravaggio entrou para a casa do cardeal Francesco Maria Del Monte em algum momento de 1595.

Ele “pintou para o cardeal jovens muito bem desenhados tocando música na natureza e também um jovem tocando alaúde”, o último sendo presumivelmente O Tocador de Alaúde, que parece formar uma obra complementar de Os Músicos.

A imagem mostra quatro rapazes em trajes quase clássicos, três deles tocando instrumentos musicais variados ou cantando, enquanto o quarto está vestido como cupido e chega às mãos um cacho de uvas.

A figura central com o alaúde tem sido identificada como Mario Minniti, amigo de Caravaggio, e o indivíduo

2-Musical – Ouça a música:

Massive Attack/Liz Fraser – Teardrop

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*