Novidades

VIVER NO PRESENTE É, ÀS VEZES, SUFOCANTE – TEM HORA QUE A MELHOR FUGA DA LOUCURA É RECUPERAR TERAPEUTICAMENTE BONS MOMENTOS VIVIDOS NO PASSADO COM PESSOAS QUE GOSTAMOS, PARA QUE ELES NOS INSPIREM A ACREDITAR NUM FUTURO MELHOR – DICA DE FILME, QUE, EM PRINCÍPIO PARECE BOBO, MAS É UMA COMÉDIA MUITO BOA E TRAZ GRANDES LIÇÕES DE VIDA.


“Nostalgia é ter saudade de um tempo agradável que vivemos e não volta mais e Melancolia é ter saudade de um tempo agradável que curiosamente nunca vivemos”

A Frase inspiradora do dia, de um grande amigo meu, músico, poeta e filósofo do dia a dia.


Minha de dica de cinema de hoje vai para um filme nacional, leve, despretensioso e muito charmoso e engraçado :

MAGAL E AS FORMIGAS


Com Sidney Magal (no papel do próprio) – João (Norival Riso) – Mel Lisboa (filha de João) – Direção : Newton Cannito e Michael Ruman – Brasil 2016


Sinpose Comercial do Filme :

Sidney Magal estreia como protagonista na comédia “Magal e Os Formigas”

O primeiro longa-metragem de ficção do diretor Newton Cannito conta a história de João, um operário aposentado à beira da depressão e que odeia o Sidney Magal – até que começa a ter visões do cantor.


Minha análise filosófica sobre as lições de vida desse divertido filme :

Pergunte a qualquer pessoa o que ela quer na vida, assim do nada, a partir de um simples e casual bate-papo.

Você com certeza vai ouvir dela que ela quer muito voltar no tempo e ter a vida que já passou e não volta mais.

Na verdade, toda pessoa do mundo quer e tenta ter de volta as pessoas e os momentos passados que a fizeram se sentir mais viva.

Seja para rever pessoas que já não estão mais entre nós, rever momentos felizes ou pessoas que fizeram parte de um passado cuja saudade dá vontade de rever tanto a pessoa quanto os momentos vividos com ela ou eles no presente.

Viver é sufocante, viver não é uma tarefa fácil, apesar de ser relativamente simples.

Voltar no passado, visitar momentos e pessoas que nos fizeram sentir pessoas melhores, é um passatempo mental terapêutico para cada 10 entre 10 pessoas na terra.

Eu entendo que é disso que o filme trata :

Do encontro do ser humano com a sua própria nostalgia como forma de atenuar o gosto amargo da vida no presente e de sua perspectiva no futuro e até como estímulo para assumir as rédeas da própria vida a partir do aqui e do agora, tendo como pano de fundo a perspectiva das conquistas e dos sucessos do passado.

Além disso, o filme tem seu enredo amarrado ao redor de uma paródia com o conto a cigarra e a formiga.

João é um aposentando que cria a sua família sempre fazendo referências com os exemplos dos personagens da fábula :

A cigarra (que vivia como se fosse morrer amanhã,  trabalhava e consumia e gastava tudo o que ganhava sem se preocupar com o amanhã (como os invernos da vida) e

A formiga que também trabalhava bastante (só que vivia como se nunca fosse morrer) e poupava o máximo de tudo o que podia como uma espécie de reserva e contigencia para os momentos de crise e de inverno da vida.

João é o simbolo da boa e velha formiga que na juventude vivia como uma cigarra.

João passa os dias, tentando afugentar a angústia e o tédio da sua triste e monótona vida.

Inventor de quintal, vive fazendo projetos que dificilmente executa e coloca em prática.

João tem como seu maior passatempo de aposentado jogar na loteria.

O seu gosto pelos jogos de loteria se torna um verdadeiro vício (onde além do fato dele repetir esse gesto várias vezes, ele aumenta a dose a cada dia).

João passa os dias criando “fórmulas matemáticas e estatísticas infalíveis” que sempre falham (por causa do grande número de probabilidades diferentes), gerando uma frustração que sempre se renova no dia seguinte dentro da sua crença que o novo dia será o seu dia de sorte.

O saldo de João com seus jogos de loteria ao longo da vida é super negativo, pois ele perde muito mais do que ganha a cada dia.

No meio da tristeza de sua vida, após uma espécie de delírio, ele passa a receber o “espírito” de Sidney Magal, cuja grande missão é chacolhar a triste vida do pobre João como um Coach estilo guru de auto ajuda.

O cantor se materializa em corpo e alma dentro da mente de João, tal como ele aparece (roupa e figurino) em algo impresso que tenha a foto do cantor e dançarino.

Sidney Magal começa a questionar a vidinha do protagonista do filme e encontra no velho João personalidade e trejeitos parecidos com o jovem Magal.

A trilha sonora ancorada pelas músicas Sandra Rosa Madalena e O Meu Sangue Ferve Por Você, repetidas várias vezes numa espécie de loop reforça o conceito de que o ser humano muitas vezes precisa reviver em sua mente bons momentos vividos no passado, como uma válvula de escape para não ficar louco pela vida como ela é no presente.

Prepare-se para continuar ouvindo essa músicas, apelidadas de chiclete e brega, por muitas semanas depois de ver o filme. Tenha a certeza que você vai se pegar sem querer cantando “toda minha vida, eeeuuu te procurei, … o meu sangue ferve por você… kkkkkkkk

O filme ainda embute uma mensagem sobre qual seria a melhor forma de viver a nossa vida – como empregado (trabalhando para realizar o sonho dos outros) ou como empresário (contratando os outros para trabalhar no seu sonho)


A HISTÓRIA DO FILME DETALHADA A PARTIR DE TRECHOS DO SEU TRAILER :

Começa o trailer, com um par de mãos segurando a capa de um antigo disco de vinil, na qual aparece a foto do cantor Sidney Magal, de chapéu panamá cor bege, segurando um copo com grande contendo um suco avermelhado, sorridente como sempre.

Logo em seguida podemos ver um senhor de cabelos brancos, dançando e rebolando ao som da música “O Meu Sangue Ferve Por Você.”

No meio de uma quarto velho e cheio de móveis e objetos entulhados, ele coloca em uma antiga vitrola o disco e começa a ouvir e a  dançar todo desajeitado alternando os dois dedos indicadores para o alto e para baixo.

Ao dar um giro em torno de si mesmo, numa espécie de delírio, ele se depara com um imaginário cantor Sidney Magal sentado num sofá e olhando para aquela cena do velho rebolando ao som da sua música.

Na parede um cartaz do mesmo cantor ao lado de uma série de cronogramas e esquemas matemáticos e estatísticos.

Os dois travam um estranho diálogo, onde o velho, mesmo incrédulo conversa com o “fantasma” ao mesmo tempo que tenta afugentá-lo.

Enquanto isso, seu filho, tentando ganhar a vida honestamente como organizador de eventos, se envolve, sem saber, com sócios e empresários enrolados e inescrupulosos que vão colocá-lo numa canoa furada ao assumir com eles a organização de um show do Magal na região onde moram.

O sócio enrolado convence o filho de João usando uma tática infalível – discute com ele a fábula da cigarra e da formiga – que o pai tanto contou para ele e sua irmã durante a infância, chamando a atenção dos filhos para o fato de que eles deveriam se tornar formigas trabalhadoras e honestas quando crescessem.

Apesar de velho, João mantém uma rotina de trabalho diária numa oficina mecânica ao lado de dois amigos, um cego e outro bom vivant.

João lima peças, faz projetos que não executa, com a intenção de inventar algo que lhe tire do sufoco da vida cotidiana.

Depois do primeiro encontro com o fantasma do Magal, João passa a parecer incrivelmente estranho pela mulher, pelos filhos e pelos amigos, sem que eles saibam o motivo de tais mudanças.

João já não é mais o mesmo, anda pensativo.

Magal sentado do outro lado da mesa critica o jeito de ser de João – um homem sempre muito ocupado, com muitas ideias, muito esforço e trabalho e poucos resultados concretos na vida.

Magal critica o maior ideal de João na vida – o sonho que ele alimenta de ganhar na loteria um dia.

João faz tantos planos matemáticas e estatísticos que após longas horas de estudos, esfrega as mãos no rosto.

Um dos locais que João mais frequenta é a loteria do bairro, onde enfrenta filas para fazer seus jogos, enquanto ouve na orelha, a voz de Magal pedindo para ele parar de uma vez por todas com a história furada de ganhar na loteria.

Sentindo-se acuado e assediado moralmente pelo cantor, João pergunta para o “espírito” dele que está gesticulando na sua frente :

Então qual é a grande ideia, seu sabichão?

Magal, emenda uma resposta rápida no mesmo momento :

-É simples, o seu filho não foi enganado pelos sócios empresários e está em dificuldades para pagar a dívida que assumiu com o agiota para pagar o show do verdadeiro Magal que não acontecerá mais, por causa do desvio da verba pelos ladrões?

Sidney Magal sugere que João encarne um Cover do Magal e faça o show acontecer sem cancelar o evento anunciado.

João, se assusta com a ideia, a rejeita completamente, mas horas depois aparece com o look do cantor, rebolando e tentando-o imitar na frente dos amigos e da família, numa simulação do que poderia ser de fato um show cover, mas tem uma hora que chega a travar a coluna de mau jeito.

Quase desistindo da ideia, João se pega rebolando em casa e sendo inspecionado de perto por Magal e depois se vê reunindo com o filho e um familiar com faro para empresário para discutir se vale ou não a empreitada.

De repente, a sua mulher (que guarda semelhança com chacrete dançarina dos tempos áureos de Sidney Magal no program do Chacrinha) abre a porta e fica boquiaberta com o que vê.

Ela conta para as amigas que acabara de flagar o marido dançando sozinho no quarto, num momento em que ele era ensaiado por um Magal que só ele, ninguém mais via.

Assustado com o fato de ninguém mais saber da existência do Magal, ele confessa para o cego que está vendo coisas que só ele vê e o cego chama a sua atenção para o fato – ou ele acredita no que está vendo ou pode saber que está ficando louco.

Então é melhor acreditar, emenda o conselho o amigo cego que não vê nem o que todo mundo vê (rs).

João gira de um lado para o outro da cama e até é coberto por Magal, enquanto dorme.

Num dos constantes sermões que João recebe de Magal, o cantor chama a atenção para ele ser o elo da família, dizendo que só João pode revelar a cigarra que tem dentro de cada um dos membros da família.

Unindo o conselho do cego com um desejo interior, João resolve assumir o papel de Cover de Magal na vida real e reúne os amigos para alguns ensaios do show que resolveu assumir fazer para salvar a pele do filho.

Se o show de fato acontece de fato ou só na imaginação de alguém, se seu filho de fato salva sua pele e dá a volta nos bandidos, você precisará ver o filme, não quero revelar para não estragar o seu prazer de assisti-lo pois no meio dessa história muita coisa surpreendente ainda acontece.

Eu quase cai da cadeira de tanto rir quando vi o cego ensaiando a coreografia ao contrário dos demais dançarinos e indo parar num lugar onde poderia se dar muito mal (é o momento tragédia gerando um grande lance de comédia).


Crédito das fotos – Globo Filmes


Para sua pré-avaliação, indico a nota do filme nos principais sites de cinema.

Detalhe – confesso ter demorado para ver esse filme, depois do seu lançamento, pois um pré-conceito (conceito errôneo formado antes de ver e saber o que é) me fez adiar esse evento até que um dia tomei coragem e vi o meu pré-conceito se desmanchar com areia, me fazendo reconhecer a qualidade do filme enquanto entretenimento, divertimento e passatempo.

  • 6,5 na opinião de 17 pessoas no site IMDB.

  • 7,0 em minha opinião pessoal.

  • 6,8 na média das notas acima.


Veja o trailer, veja o filme, que você pode gostar :

 

 

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*