Novidades

Você é convidado para uma entrevista de emprego. Vai todo empolgado e logo de cara ouve essa pergunta “Como você gostaria de morrer?”. Qual seria a sua reação e a sua resposta? Leia a história dessa CEO de uma grande empresa mundial do ramo de cosméticos que inspirou essa pergunta. Bônus extra : Esse post termina com uma música que vai te fazer chorar enquanto passa na sua mente o filme da sua vida:

COMO VOCÊ GOSTARIA DE MORRER?

Mauro Condé*

Anitta Roddick nasceu na Inglaterra, uma menina pobre e simples, filha de imigrantes italianos e morreu 64 anos depois de ter muito sucesso na vida.

Entre outras proezas ela foi a criadora da Body Shop, famosa rede mundial de Cosméticos britânica, uma das maiores marcas do mundo recentemente adquirida pela brasileira Natura.

Ela criou a empresa a partir do nada e sem nunca ter frequentado um curso de administração sequer.


Sempre combinando seu estilo para lá de empreendedor com muita ética nos negócios, Anita, ainda jovem e mãe de duas filhas pequenas, passando por sérias dificuldades financeiras, teve a ideia de vender cosméticos totalmente naturais em frascos de plástico semelhantes aos usados para coleta de exames de urina, em uma pequena cidadezinha da Inglaterra em 1976.

Sem dinheiro para iniciar seu negócio, Anita se contentou em se instalar num imóvel bem baratinho, situado entre duas funerárias. Tal fato acabou ajudando Anita Roddick, pois as pessoas achavam curioso e intrigante ela ter batizado sua loja com o nome de “A Loja Do Corpo” (The Body Shop) e se localizar entre duas funerárias.

Anita tinha um senso muito aguçado da sua própria existência e da sua mortalidade, que faziam dela uma pessoa incrível que dava valor intenso e imediato para cada segundo que vivia em sua curta vida.

Ela criou uma empresa que tinha como missão fazer dinheiro com seus produtos naturais para reinvesti-los em campanhas pelos direitos humanos, pela ecologia, meio ambiente e pela natureza.

Ela escreveu um livro dedicado às mulheres interessadas em abrir o próprio negócio, numa antevisão da tendência atual de empoderamento das mulheres e substituição do emprego pelo empreendedorismo.

Eu sempre me identifiquei com Anita por também defender apaixonadamente as mesmas causas que ela defendia com unhas e dentes:

Maior valorização e respeito pelo ser humano, maior participação das mulheres na sociedade, maior incentivo ao empreendedorismo e atitudes práticas em prol das causas ambientais e dos direitos humanos.

Certa vez Anita revelou que tinha uma pergunta chave que sempre repetia em todas as entrevistas de seleção que fazia para contratar novos funcionários para a sua empresa:

“Como você gostaria de morrer?”

Esta pergunta lhe permitia se conectar a várias pessoas que compartilhavam com ela sua visão de um mundo muito melhor através de atos extraordinários.

Inspirada por Marcel Proust, o grande escritor e filósofo francês, ela sempre dizia que queria um funeral ao ar livre e ainda ao som da música de Bruce Springsteen e no final da sua vida, o teve.

E você, Como Você Gostaria De Morrer? Pelo Que Você Gostaria De Ser Lembrado?

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte:

1-VISUAL

Aprecie a foto tirada da loja de Anita – The Body Shop (A Loja Do Corpo) situada entre duas funerárias, na época de sua inauguração:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-Literária – Leia o livro – Meu Jeito de Fazer Negócios, dessa mulher que nasceu, viveu e morreu visionária:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Este livro conta, de forma empolgante e entusiasmada, a biografia da inglesa Anita Roddick e a história de seu empreendimento The Body Shop.

Depois de ter trabalhado na Divisão dos Direitos da Mulher da Organização Mundial do Trabalho, órgão da ONU, Anita decidiu abrir um negócio diferente.

Idealizou e fundou uma empresa de cosméticos chamada The Body Shop que, além de vender produtos naturais, com matérias-primas que não foram produzidas com o uso de agrotóxicos, utilizavam embalagens feitas de materiais recicláveis e menos sofisticadas.

Anita Roddick tornou-se um ícone da luta ambiental e social mundial, abraçando diversas causas ao longo de sua trajetória profissional.

Em seu livro, Anita Roddick explica como se deu esse desenvolvimento, e como é possível liderar uma empresa sendo mulher e mantendo a responsabilidade e a ética corporativa.

Comenta também das crises pelas quais passou, pesando seu papel político e seu papel como empresária, e explica as questões que levaram ao seu afastamento da liderança da The Body Shop no último ano.

Para terminar sua trajetória, Anita Roddick esclarece alguns pontos fundamentais que devem ser perseguidos por líderes empresariais que desejam aprender sua fórmula e atuar de forma mais responsável e ética no mercado.

3-Musical – Ouça a música de Bruce Springsteen – Streets of Philadelphia, uma música que vai te fazer chorar enquanto passa na sua mente o filme da sua vida:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*