Novidades

Você não pode deixar de ler isso : um resumo especial, que preparei para você, do que de mais importante foi noticiado pelas melhores 15 revistas e pelos melhores 30 jornais do mundo no fim de semana. Pensei em contribuir para você obter o máximo de informação relevante com o menor tempo possível – resumo das notícias da semana 41 de 2020:

Minha proposta com esse post – contribuir para você ser uma pessoa ainda melhor e aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando com você um resumo do que mais importante eu vi hoje lendo 30 dos melhores jornais e 15 das melhores revistas do mundo publicados nesse fim de semana

(para tornar isso possível eu uso um processo de leitura dinâmica que aprendi combinado com um simples algoritmo de coleta de informações relevantes dentro das publicações que periodicamente leio).

Minha ideia é periodicamente publicar esse resumo sobre algo muito bom que li, vi ou ouvi e achei que precisava compartilhar. Precisa ser um notícia que faça a diferença onde não apenas possamos aprender algo novo, mas que nos divirta e nos gere uma experiência positiva e agradável. Antes de fazer o resumo, eu nunca sei o que eu vou encontrar dentro, apenas sei que vou encontrar alguns assuntos para lá de interessantes e muitas boas surpresas. Coisas que eu não saberia de outra forma. Mas me falam sobre assuntos que são essenciais para mim e que precisam ser compartilhadas com você para disseminar mais inteligência pelo mundo: Leia aqui:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 04 de outubro de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:

Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais do final de semana recém passado:

Mantenho um blog que tem mais de 4 milhões de leitores e, publico semanalmente nos jornais uma coluna com dicas de carreira e de gestão. Minha missão na vida é contribuir para que você possa ser uma pessoa melhor ainda do que já é. Contribuir para aumentar o seu valor pessoal e profissional é o meu grande desejo – Hoje compartilho com você o artigo que publiquei nos jornais de ontem e foi muito lido mesmo, espero que você goste e que seja útil. 

CLIQUE AQUI PARA LER = CUIDADO, VOCÊ ESTÁ SENDO ESPIONADO.

O QUE DIZEM AS FOTOS

Antes de ler, eu apenas vejo as fotos das diferentes publicações à procura de padrões entre as principais notícias.

E as fotos de hoje que mais eu vi correndo os olhos pelos jornais do mundo foram as que se referiam principalmente ao presidente Trump, o seu fraco desempenho no debate contra o candidato democrata Joe Biden (que foi apenas um pouco melhor) e fotos mostrando momentos da internação de Trump sendo internado para tratar da Covid-19.

O QUE DIZEM OS FATOS – RESUMO DAS REVISTAS:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A capa da revista The Economist, traz uma foto em preto e branco e em close do rosto do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele aparece olhando para frente, com a boca um pouco aberta e bem na altura do seu nariz, eles colocaram uma faixa em diagonal com os dizeres : “Bidenomics, o bom, o ruim e o desconhecido”.

A revista cita o recente debate entre ele o candidato republicano, atual presidente Donal Trump.

Eu vi o debate e conclui que foi o debate do ruim, contra o menos pior, sem a gente saber exatamente qual dos dois é um ou outro.

Fico surpreso, de ver numa época tão desafiadora, candidatos que parecem despreparados, líderes sem poder de influência, sem oratória cativante e sem uma retórica precisa.

A História nos apresenta líderes que cresceram em tempos difíceis.

Acho que tanto Trump como Biden têm muitas qualidades, mas também têm muitos problemas.

Trump representando a direita americana, focado em defender a liberdade e apoiar os empreendedores e as empresas, em gerar empregos e em baixar impostos. Mas que tenta resolver tudo na força do seu poder, um estilo meio antigo de liderar, onde tenta se impor mais colocando medo nas pessoas (principalmente na hora de negociar) do que obtendo a adesão delas.

Biden representando a esquerda americana, com um discurso mais voltado para promover a igualdade, ainda que para isso, como o governo não tem produtos para vender, a única forma de aumentar a receita federal se dê pela linha de atuação de aumento de impostos e da taxa de juros (duas coisas ruins para empresas, empresários e empregados) o que implica em aumento dos gastos federais. Biden defende o plano de saúde Obamacare e uma série de propostas de esquerda que Trump é veemente contra. Ele tem um estilo de buscar mais negociação.

Voltando ao texto da revista e tentando resumí-lo para você, eu diria que, a revista afirma que Biden deve parecer mais ambicioso em temas de economia, assim como enfatiza os temas sociais, se quiser ganhar as eleições (atualmente ele está ligeiramente na frente nas pesquisas).

Ao acusar Trump de ter colocado os Estados Unidos de Joelho, recebeu de volta duras críticas, em tom agressivo, de que Biden seria manipulado pela esquerda para expandir o governo e paralisar os negócios.

A revista até elogia a postura e os planos de Biden, porém recomenda que ele seja mais enfático em como tratará de forma firme e necessária os temas econômicos.

Não fosse a pandemia, que acentuou todos os pontos fracos de Trump, principalmente por ele não ter conseguido conduzir o país na superação da crise de Saúde, o candidato republicano teria maiores chances de reeleição.

Fecho o resumo dizendo que, segundo a revista, o risco de Biden é ser tão pragmático a ponto de não ser suficientemente ousado, como o momento exige.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Capa da revista Época dessa semana, também aborda a disputa presidencial americana. Ela foi divida em duas imagens :

Do meio para cima, uma imagem do Presidente Trump, em cor vinho transparente, sem máscara e olhando para a sua direita.

Do meio para baixo, uma imagem do seu opositor, em cor azul transparente, Joe Biden, olhando para a esquerda e usando uma máscara branca.

A revista fala de um confronto sem precedentes, onde é possível antever sinais alarmantes que a disputa eleitoral dos Estados Unidos poderia trazer para o Brasil e o mundo.

Biden procurou marcar território como defensor do clima e meio ambiente (tema cada vez mais relevante no mundo) ameaçando o Brasil de consequências econômicas se continuar com sua atual política ambiental e procurou colar em Trump o rótulo de amigo de Bolsonaro, conivente com os riscos gerados.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A capa da revista Time desta semana traz uma bela imagem de Megan Thee Stalion, famosa rapper, cantora e compositora norte-americana, de apenas 25 anos, maior sucesso em plataformas digitais como Instagram e Tik Tok.

Uma mulher linda, com um vestido dourado, descalça, com a perna esquerda e os braços à mostra, ela é uma das eleitas pela Time entre as 100 mais pessoas influentes do mundo.

Além dela, Bolsonaro também aparece na lista, mas com destaque negativo, sendo considerado pela revista como um líder que não consegue implementar um plano eficaz para estancar o alto número de contaminações e mortes da população em plena pandemia.

Bolsonaro também foi eleito como um dos maiores inimigos do meio ambiente, o que tem gerado para o Brasil um rótulo negativo e com consequências preocupantes, principalmente por causa dos incêndios recorrentes na floresta amazônica.

Eu acho que Bolsonaro em um estilo parecido com o de Trump, presidente de direita que vai na direção de favorecer a economia, defendendo mais a liberdade do que a igualdade.

Bolsonaro tem sim qualidades e pontos positivos. Mas parece exibir mais defeitos e problemas de comando e liderança, adotando um temoroso discurso populista e agindo sem liderança consistente principalmente na condução do país diante do grave problema de saúde provocado pela pandemia. Tem sua popularidade aumentada por causa da liberação do dinheiro emergencial para a população, atitude que agrada o povo, mas que em termos de política governamental tem pouca sustentabilidade.

A lista, divulgada pela revista na inclui um outro brasileiro, o influencidor digital Felipe Neto, além de nomes como o da chanceler alemã Angela Merkel, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, o candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, e o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Na categoria “Ícones”, Felipe Neto foi descrito como “o influenciador digital mais importante no Brasil, possivelmente no mundo”, uma caracterização respaldada pelos cerca de 39,5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e os mais de 12,4 milhões de seguidores no Twitter.

O influenciador tem usado sua visibilidade por criticar o governo Bolsonaro desde as eleições de 2018.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Capa da revista The New Yorker tem o fundo totalmente preto em cima do qual é projetado um símbolo em forma de colar, formado por vários elos no formato do símbolo da mulher.

Justa homenagem à juiza Ruth Bader Ginsburg, a segunda mulher a ser nomeada para a Suprema Corte, que morreu recentemente, aos 87 anos. 

Ginsburg passou quase três décadas no posto mais alto da justiça do país e cinco décadas como uma estudiosa, professora e defensora incansável da igualdade.

Para homenageá-la, o artista Bob Staake idealizou uma capa na qual ele pudesse mostrar, em forma de metáfora gráfica que incorporasse a vida e o legado de Ginsburg”. 

Ele queria algo que fosse “honesto e direto”, como Ginsburg, e ele pousou na gola de renda dela, um símbolo não apenas de Ginsburg mas, no desenho de Staake, de mulheres em todos os lugares.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A capa da revista Veja também adota o tema sobre Juízes do Supremo Tribunal Federal, dessa vez falando do Brasil.

O título da matéria é a indicação do próximo ministro do STF, Jair Bolsonaro, o que dá início a um movimento que pretende mudar o perfil da mais alta Corte de Justiça do país, considerada por ele “progressista demais e hostil ao governo.”

Particularmente sou favorável à renovação em qualquer esfera do mundo.

Em termos jurídicos acho que seria útil aparecerem juízes do STF com o grau máximo de competência técnica, senioridade típica dos mais velhos (sábios), mas vejo a necessidade de termos juízes super voltados aos avanços da tecnologia e do mundo digital.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A capa da revista alemã Focus, tem essa semana uma imagem de uma propriedade totalmente arborizada para representar sua matéria principal, o anseio pela terra.

Além dessa matéria, mais interessante para o público alemão, eu descobri algumas matérias interessantes :

Uma cobertura incrível sobre como o sono ruim destrói o corpo. Sono é vida, ensina a matéria que mostra o que exatamente acontece com nosso corpo como dormimos e fala da importância do sono para a nossa saúde.

Tem uma matéria que eu adorei pela curiosidade de aprender algo novo: Como formatar suas mensagens de texto de Whatsapp de forma diferente para destacar seus textos na multidão. Gostei tanto que resolvi tentar resumir a matéria, que está em vídeo, especialmente para você:

Para destacar seus textos das demais mensagens de Whatsapp, experimente criar os seguintes efeitos, simplesmente adicionando o sinais abaixo antes e depois da mensagem, sem espaço:

Coloque, no início e no final de suas mensagens o seguintes símbolos:

  • *Texto para efeito em negrito*
  • _Texto para efeito em itálico_
  • ~Texto para efeito em riscado~
  • “`Texto para efeito com letra diferente“`

E por fim, outro texto sobre saúde que me chamou a atenção: sobre os benefícios do jejum intermitente, fazer um jejum médio de 7 horas entre as refeições diárias, a matéria diz que não é apenas o seu fígado que se beneficia disso e dá seis razões para você ler sobre o jejum intermitente e obter orientação médica (sempre imprescindível) para experimentar essa técnica alimentar que deu ao seu idealizador o prêmio Nobel de Medicina.

A matéria cita que o jejum intermitente é a melhor escolher para quem quer ser sempre magro e saudável.

Promove perda de peso, sem complicações e tem uma série de efeitos positivos na saúde, como desaparecimento da arterosclerose e recuperação do fígado.

Eu sou fã da adoção dessas ideias médicas comprovadas, só não recomendo que você inicie um jejum intermitente antes de conversar com seu médico de confiança, principalmente o portador de diabetes.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Capa da revista IstoÉ da semana, em tom de dura crítica política.


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Revista Super Interessante traz na capa uma imagem em tom escuro, azulado e futurista que simula a presença de prédios em formato de foguetes ou vice-versa.

Diz a matéria que estamos prestes a ver uma nova era nuclear.

Os EUA desenvolveram sua primeira ogiva nuclear desde os anos 1980. A China quer triplicar seu arsenal atômico. E os russos apresentam novas armas: o míssil manobrável e um torpedo capaz de provocar tsunamis.

Penso que volta e meia o mundo se volta para temas bélicos, com os países fazendo exibição de força para intimidar ou para se defender de eventuais inimigos.

O certo é que o mundo está muito diferente dos velhos tempos da guerra fria, hoje ele está muito mais digital, bio e nanotecnologicamente orientado.

A maior ameaça aos países e a seus povos pode vir do mundo cibernético ou químico. É o que eu penso, e você?



Abaixo reproduzo as capas dos principais jornais que li ontem, domingo 05 de outubro:

Resumo abaixo os principais destaques sobre os quais seria interessante extendermos nossa leitura :

  • Eleições em geral – as internacionais, como a dos Estados Unidos e as nacionais, as eleições municipais.
  • A internação de Trump por Covid-19.
  • O desmatamento, as queimadas e a Amazônia na era Bolsonaro.
  • Os efeitos da recessão econômica principalmente para os mais jovens.
  • A covid-19, sua evolução no mundo, os riscos de uma segunda onda e o status das vacinas em desenvolvimento.
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :

FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times  https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*