Novidades

Você sabe fazer boas negociações? Um estudo de Recursos Humanos mostrou que negociar é uma das coisas mais difíceis para os profissionais dos dias de hoje. Negociar é uma tarefa para “mãos úmidas”. Para te ajudar a ter mais sucesso em suas negociações escrevi esse breve artigo (tempo leitura de 1 minuto e meio) com as 07 dicas da arte da negociação praticadas por peritos do FBI que você não pode deixar de conhecer. Leia, só aqui:

Sete táticas do FBI para negociar

Mauro Condé

1. Não seja direto demais – Não basta você ser agradável, você precisa parecer agradável.

Ao invés de ir direto ao ponto e parecer arrogante e ameaçador, comece quebrando o gelo, amaciando a sua voz, os seus gestos e passando uma imagem de calma, segurança e tranquilidade.

Ouça atentamente para gerar simpatia, empatia e harmonia.

2. Não force o outro a dizer “sim” – Psicologicamente, a palavra “sim” tende a estressar a outra pessoa, pois ela sugere a conotação de compromisso e por outro lado a palavra não significa proteção.

“Te liguei numa hora errada?” é melhor que “ pode falar comigo agora? ”, pois permite que a pessoa atenda o que você quer te respondendo com um não sem stress.

3. Escute críticas e acusações e nunca as leve para o lado pessoal – Receber as críticas sem rebatê-las ou levá-las para o pessoal é a forma mais rápida de desarmá-las e passar para a próxima etapa.

4. Faça a outra pessoa se sentir no controle para colaborar mais – Consiga isso fazendo para as pessoas perguntas abertas, como: você gostaria de definir a agenda da reunião?

5. Consiga com que a outra pessoa te diga as palavras mais mágicas em qualquer negociação: “Isso mesmo! Está certo!” – Elas colocam todos no mesmo lado, numa zona de concordância mútua e de boa conexão. Durante a negociação, capte algo importante que a outra pessoa tenha falado, repita-o com suas palavras e perguntando: está certo?

6. Faça escuta ativa – Ouça e busque informações relevantes que possam levar a negociação a um bom fim.

Nunca lute na tentativa de deduzir o que a ele quer, ao invés disso, descubra perguntando diretamente.

7. Pergunte – “Como é que eu vou fazer isto que você está me pedindo?”

Tente envolver a outra parte de forma a fazer com que a ela resolva o problema por você.


Assim ela terá que se colocará no seu lugar e sentirá forçada a gerar soluções e propostas alternativas ou até mesmo fazer concessões para fechar a negociação ou indicar algo além.

(*) Palestrante, Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL – Aprecie a pintura:

A luta entre o Carnaval e a Quaresma de Pieter Bruegel o Velho – pintura de 1559

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Adoro apreciar esse quadro pela riqueza de seus detalhes.

Ele retrata um festival realizado no sul da Holanda, lá pelos anos de 1550.

No lado esquerdo da pintura vê-se uma pousada, e no lado direito uma igreja.

Esta justaposição é destinada a ilustrar os dois lados da natureza humana:

  • o prazer e a castidade religiosa, assim como, o contraste entre os dois.

Perto da igreja vêm-se crianças sentadas e bem comportadas.

Perto da pousada estão bêbados barulhentos.

O homem gordo no meio da pintura, com uma torta na cabeça, seria a representação do “carnaval”.

A pintura representa um tema comum na Europa do século XVI, a batalha entre o Carnaval e a Quaresma, e com o seu humor e sagacidade, é uma crítica satírica sobre os conflitos da Reforma.

2-LITERÁRIA – Leia o livro – Negocie qualquer coisa como se sua vida dependesse disso:

Este livro leva você para o mundo das negociações de alto risco e para dentro da mente de Chris Voss, que em sua carreira no FBI se tornou o principal negociador internacional em situações de sequestro.

Um dos mais bem-sucedidos guias de negociação dos últimos tempos, ele ensina nove princípios contra intuitivos para se tornar mais persuasivo na vida pessoal e profissional. Tudo isso combinado a histórias reais e emocionantes da atuação de Voss no FBI.

A vida é uma sucessão de negociações para as quais você deve estar preparado: comprar um carro, pedir um aumento, renegociar o aluguel, debater decisões com a família.

Negocie como se sua vida dependesse disso levará sua inteligência emocional e intuição a outro patamar, lhe dando uma vantagem competitiva em qualquer discussão.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-MUSICAL – Ouça a música:

O Jazz agradável e relaxante : Lebroba 

Andrew Cyrille / Wadada Leo Smith / Bill Frisell

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*