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7 SEGREDOS INCRÍVEIS PARA MELHORAR SEUS RELACIONAMENTOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS

“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota.

Para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais.

Aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas”.

Frase de Sun Tzu no livro A Arte Da Guerra


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte de Cândido Portinari, seus famosos painéis Guerra e Paz :

Eu sou um apaixonado por Livros, Cultura e Artes e por contribuir para que o outro se sinta uma pessoa melhor.

Portinari é um dos pintores brasileiros que eu mais admiro. Ele teve estes painéis encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU e de vez em quando saem para breves exposições pelo mundo.

Abaixo uma foto minha duranta a visita a uma destas exposições:



Voltando aos Painéis, perceba como Portinari usou poucas cores nas obras, além de linhas retas e formas geométricas. Outro ponto presente na obra são as figuras sobrepostas e a falta de preocupação do artista com a perspectiva e a profundidade.

É possível perceber qual painel se refere a qual momento pela expressão das figuras pintadas neles. No painel que representa a Guerra ficam evidentes a tristeza e o desamparo, enquanto o painel da paz exala alegria e aconchego.

DETALHES DE GUERRA E PAZ SE DESTACAM:

 GUERRA:

O primeiro painel se refere à guerra e deixa claro os sentimentos das pessoas durante um período como esse. Com poucos pontos de cor e tons sóbrios e frios, a pintura dá ao observador a sensação de desconsolo. As expressões das figuras presentes no quadro revelam medo, tristeza e desespero.

PAZ:

O segundo painel da obra, referente à paz, contrasta com o primeiro em todos os sentidos. Os tons utilizados por Portinari são mais amenos e transmitem alegria e tranquilidade. A presença de cores vivas, como o vermelho, chamam a atenção do observador para a felicidade que emana da pintura, assim como as figuras representadas nele. Esse é o caso, por exemplo, do coral de crianças cantando e das mulheres dançando enquanto os homens jogam capoeira.


VOCÊ – UMA PESSOA MELHOR E MAIS BEM SUCEDIDA – ESTA É A CAUSA PELA QUAL TRABALHO  NESTE BLOG!


Como Ser Um Mestre Jedi Na Arte Do Relacionamento e da Comunicação Eficaz

O verdadeiro Mestre Jedi na arte do relacionamento e da comunicação com as outras pessoas sabe que precisa ter grande sensibilidade e profunda compreensão sobre as emoções envolvidas nestes processos.

Numa conversa ou diálogo, as pessoas se expressam e se comunicam através dos seguintes elementos:

Palavras, gestos, atitudes e geração de sentimentos nas outras pessoas.

De todos estes, o mais importante não é a palavra, não são os gestos, não é atitude, mas sim o sentimento que você é capaz de gerar nas outras pessoas por causa da sua comunicação no relacionamento com elas.


Uma pessoa pode esquecer e perdoar algo que você tenha falado com ela, alguma atitude ou gesto que você tenha feito, mas ela jamais perdoará a forma como a fez se sentir, se isto tiver sido feito de maneira negativa.


Portanto comunicação é a arte da gestão dos relacionamentos.

Para ser um Mestri Jedi em comunicação eficaz você precisa aprender a ser o mais autêntico possível e ser autêntico implica em ser honesto consigo mesmo e direto e franco com os outros.

Jamais guarde suas emoções e seus sentimentos com você com medo do debate ou da discussão sobre algo importante.

Aprenda a expressá-los de forma como suas emoções e sentimentos possam ajudar a alavancar o relacionamento.

Ser autêntico é a única maneira que conheço para você exercer influência sobre as outras pessoas.

Ser autêntico é conseguir mandar, sem ser chefe, é provocar mudanças através do exercício da influência.

Influência é, algo que você mais tem quanto mais confiança você é capaz de gerar nos outros.

Seja o mais autêntico possível com as outras pessoas e você conquistará a confiança delas e com isso conseguirá gerar mais impacto com e para elas, sem precisar exercer qualquer tipo de controle.

O Mestre Jedi em gestão de relacionamentos e comunicação interpessoal é alguém que maneja com ninguém a arte de lidar com as resistências e as ambiguidades.

Ambiguidade é a palavra que melhor define e sustenta um relacionamento.

Uma coisa são as responsabilidades que você e o outro assumem.

Outra coisa são os sentimentos envolvidos.

E os sentimentos precisam ser claros e transparentes como água, caso contrário eles azedam qualquer tipo de relacionamento, seja ele pessoal, familiar ou profissional.

Duas pessoas quando estão conversando enquanto fazem algo em conjunto, geram diferentes níveis de comunicação e compreensão.

Muitas vezes, o sujeito pensa círculo, mas na hora de falar comunica triangulo e o outro entende quadrado.

Pronto, eis o ingrediente número um para os desentendimentos e o fracasso em conversas – a incompreensão.


Comunicação não é o que você fala. Comunicação é o que a outra pessoa entende.


Para sua comunicação ser eficaz você precisa pensar círculo, falar círculo e a outra pessoa entender círculo.

Portanto para se comunicar melhor, procure se expressar de modo que a outra pessoa entenda claramente o que você pretende transmitir para ela e de preferência checando o entendimento ao final, pedindo para ela resumir com as palavras dela o que entendeu do que você falou.

Uma vez que você tenha garantido a transmissão da palavra sem ruídos, chiados, interferências ou mal entendidos, é preciso que você cuide do gerenciamento das emoções e dos sentimentos envolvidos na comunicação.

E para fazer os sentimentos e as emoções fluírem no sentindo positivo da conversa, independente da dureza do tema, é preciso que você:

Gere confiança – gerando confiança, você obtém de quebra o comprometimento das outras pessoas, além de aumentar o seu próprio engajamento e compromisso com o que está sendo discutido.

Portanto – gere confiança – dê toda a atenção e carinho tanto para o tema, o assunto técnico em questão, quanto para o aspecto do relacionamento.

Isto é super, hiper, mega importante para o sucesso da comunicação eficaz.

Conseguir o comprometimento da outra pessoa é a chave da influência e do impacto para se conseguir bons resultados num relacionamento.

Para isso é necessário remover todas as barreiras que possam empacar ou bloquear o progresso da comunicação.

Para gerar confiança, comprometimento e engajamento você precisa ser hábil na coisa mais importante que cerca o sucesso nos relacionamentos e nas comunicações:

Você precisa ser Mestre no grau máximo da Influência e aprender a colocar para fora tudo o que estiver sentindo ou pensando sobre uma determinada situação, sem rodeios, de maneira direta.

Faça isso – seja franco e direto com o outro sobre seus sentimentos e emoções, mas use um truque infalível para que a outra pessoa não queira sacar suas armas:


Procure falar tudo aquilo que está pensando ou sentindo da forma mais neutra e menos desagradável possível – discorde, se for preciso, sem nunca ser desagradável!


Esta é a dica que vale um milhão = seja autêntico, fale o que está pensando e sentindo SEM SER DESAGRADÁVEL.

Foque exclusivamente no problema, ataque o problema nunca ataque a outra pessoa.

Vá sempre na bola, nunca na canela do outro.

Agindo assim não existirá situação no mundo que você não resolva, por sensível, difícil e delicada que seja.

Faça o outro também expressar seus sentimentos em palavras. Se possível imite seus gestos e linguagem corporal para saber como ele está se sentindo.

Não leve as reações do outro para o lado pessoal. Pare de levar as coisas para o lado pessoal e aprenda a escutar de forma calma e tranquila.

Uma coisa mágica : Os sentimentos passam e mudam para melhor quando são expressos aberta e diretamente.


Fale sempre o que está pensando e o que está sentindo.

Ouça o que os outros estão pensando e estão sentindo.

Porém pare de levar tudo o que ouve para o lado pessoal.

Seja o mais autêntico possível.

Mas, numa discussão, vá sempre na bola, nunca na canela do outro .

Ataque sempre o problema, jamais ataque a outra pessoa.

Discorde sempre que necessário, mas nunca de forma desagradável, nunca mesmo!


Estes são os 7 grandse segredos dos Mestres Jedi na arte dos relacionamentos e da comunicação eficaz.

Para trilha sonora deste post escolhi a música de Curtis Mayfield: “We Got To Have Peace” por causa da linda mensagem que a sua letra nos transmite :


“Temos que ter paz

Para manter o mundo vivo”


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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