Novidades

A arte de vender suas ideias em apenas um minuto – Aprenda a técnica do Discurso Do Elevador:

” A alma é uma lamparina, cuja luz é muito firme, porque ela queima em um lugar onde nenhum vento pode soprar”

Bhagavad Gita – Indiano – cerca de 3000 a.C.)

Imagine a seguinte cena :

Você se considera um excelente funcionário(a) e está ansioso(a) por uma promoção.

Inclusive tem uma ideia que pode revolucionar a empresa onde trabalha, mas sente-se um pouco frustrado porque o seu ambiente de trabalho não te permite vender a sua ideia para cima.

Nas vezes em que tentou fazer isto,  esbarrou em algum chefe inseguro, centralizador e burocrático que providenciou para que sua ideia não fosse para frente.

Um dia porém, você chega para trabalhar, passa pelo hall do andar térreo e chega até o elevador onde aperta o botão do 20o.andar – o andar onde fica a Diretoria e a Presidência da empresa – você vai até lá para entregar um documento importante solicitado pelo seu chefe.

Você entra no elevador sozinho e quando ele está pronto para subir, uma mão tenta impedir o fechamento da porta e só então você percebe terá a companhia do Presidente da empresa. A porta do elevador se fecha e você percebe que estão só vocês dois ali dentro.

Vocês se entreolham, ele te cumprimenta e pergunta :

– Olá – como vai, o que você faz aqui na empresa ?

Então duas coisas podem acontecer com você neste momento :

-Você fala oi e gaguejando diz rapidamente o setor onde trabalha e passa o resto dos 20 andares num silêncio sepulcral.

ou

-Você sente que é a oportunidade da sua vida, diz seu nome de forma bem firme e utiliza o tempo da viagem do elevador para fazer o discurso da sua vida e apresentar resumida e objetivamente a sua ideia para revolucionar a empresa. O Presidente arregala os olhos e ao sair do elevador no 20o. andar lhe entrega um cartão e pede para que você agende uma reunião com a secretária dele para que você possa detalhar o seu projeto, pois ele ficou muito interessado em dar continuidade à sua ideia.

É isto ai, na vida temos que estar preparados para fazer o Discurso do Elevador – temos que aprender a vender a nossa ideia em menos de 30 segundos – começando pelo final – falando dos ganhos que ela proporcionará e resumindo em poucas palavras seus benefícios e a sua lógica resumida.

Lembre-se disto e prepare já o seu discurso do elevador, afinal você nunca sabe quando a sua chance vai chegar.

Veja abaixo um vídeo com um executivo ensinando como fazer o discurso do elevador (tradução para o português, basta acionar configurações no símbolo de engrenagem – na lateral direita inferior do vídeo) :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*