Novidades

A escassez é a mãe de todas as criatividades. MaLuCO – Veja na história abaixo a riqueza que você pode produzir quando não tiver recursos(nem tempo, nem gente, nem dinheiro suficiente) para fazer alguma coisa :

Reza a lenda que funcionários de uma empresa espacial americana trabalhavam pesado para resolver um problema muito grande –  Era época da corrida espacial entre EUA e URSS e os seus cientistas concorriam em tudo.

Ambos os países queriam ser os primeiros a desenvolver uma caneta que além da capacidade de escrever no espaço, pudesse também escrever debaixo d´água, em outros líquidos, em temperaturas extremas(tanto positivas, quanto negativas).

Os americanos então investiram milhões de dólares no projeto e com todo este orçamento acabaram desenvolvendo a primeira caneta esferográfica que escrevia embaixo d´água, considerado um dos projetos mais caros do mundo. Eles participaram de um congresso junto com os russos para apresentarem seus projetos para resolver o problema de escrever debaixo d´água.

Quando os americanos demonstraram a caneta que tinham inventado com aquele projeto de milhões de dólares, os jornalistas e a platéia do congresso aplaudiram de pé a invenção.

Ai chegou a vez dos Russos mostrarem a sua descoberta e todos estavam muito curiosos, pois eles estavam totalmente quebrados financeiramente naquela época e portanto não podiam concorrer de igual para igual.

Ai o cientista Russo subiu no palco e depois de 15 minutos de explicações de porque jamais conseguiriam inventar uma caneta que escrevesse debaixo d´água, tirou do bolso o produto que eles encontraram para fazer o mesmo trabalho daquela caneta muito cara. Fazendo um certo suspense, ele tirou do bolso o produto e anunciou para a platéia : -Senhoras e senhores – por falta de dinheiro e de verba para fazer um projeto tão eficiente, moderno e caro como nossos concorrentes, nós temos o prazer de apresentar o que estamos usando para escrever debaixo d´água e mostrou :

Era um lápis !

kkk – Vejam que nem sempre a escassez e a falta de dinheiro impede as pessoas de fazerem o que precisa ser feito – a escassez estimula a criatividade ao ponto de fazer com que um lápis de alguns centavos substitua uma caneta de milhões de dólares perfeitamente. E ai – gostou ?

Da próxima ver que se sentir pressionada(o) e sem dinheiro para realizar seus sonhos e seus projetos, ao invés de reclamar e sentir inferior, lembre desta história do lápis russo e acione a sua criatividade – não ter dinheiro, nem verba, nem recursos nunca mais vai ser desculpa para você não fazer nada.

Quer uma dica prática : Sempre que estiver trabalhando num novo projeto que pareça inviável por problemas de falta de recursos, verba, orçamento, dinheiro, use a famosa pergunta de ouro que os russos usaram em seu projeto :

QUAL É A ALTERNATIVA MAIS CRIATIVA QUE PODEMOS GERAR PARA RESOLVER ISTO?

MaLuCO

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*