Novidades

A melhor dica de vida e de carreira da atualidade : O que você pode aprender com a lição da crise das Americanas:

A MAIOR LIÇÃO APRENDIDA COM A CRISE DA AMERICANAS

Mauro Condé*

“Confie, mas cheque.” … Ronald Reagan.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Ciências Contábeis.

Eles me levaram para o ano de 1494, na região italiana da Toscana, onde fui recebido pelo Frade Luca Pacioli, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-Nunca gerencie uma empresa sem entender o básico de contabilidade (a língua mãe dos negócios) … caso contrário você se sentirá num país estrangeiro sem saber o idioma local … quanto mais fluente em contabilidade básica, maior a sua capacidade de ganhar dinheiro.

-Aprenda a ficar confortável com a contabilidade, a ler e a questionar os demonstrativos contábeis e os relatórios que falam sobre a saúde financeira de um negócio.

-No mínimo cerque-se de Conselheiros, Mentores, Amigos ou Professores que possam te auxiliar nesta missão.

Frei Luca Pacioli escreveu “Summa de Arithmetica” … a bíblia da contabilidade que contém a primeira descrição na história do famoso “método das partidas dobradas” … fundamental para qualquer comerciante até nos dias de hoje.

Lendo sua obra, aprendemos que … em contabilidade … sempre que houver lançamentos em contas de débito, esses lançamentos devem corresponder a lançamentos no mesmo valor em contas de crédito e vice-versa.

Assim, pressupõe-se que não há devedor sem que se tenha um credor correspondente e que para todo débito haverá um crédito no mesmo valor.

Vivemos num mundo em permanente crise (Covid, Guerra Rússia x Ucrânia, …) e nos últimos dias assistimos a investidores de todos os portes, se desesperando na frente de múltiplas telas, vendo suas ações na “Americanas”… gigante do varejo brasileiro e mundial … caindo que nem um avião em queda livre.

Tudo por causa da surpreendente descoberta e denúncia de graves problemas contábeis na empresa.

Tal fato me fez lembrar do livro de Luca Pacioli … escrito 528 anos atrás … que poderia ser usado para entender esta crise, suas causas e consequências.

Só é considerado tragédia, aquilo que não pode ser evitado de jeito nenhum.

Faça o que é certo, não o que é fácil … grande lição aprendida com a gestão da Americanas.

As Americanas pertencem aos que podem ser considerados, até então, os maiores empreendedores e empresários de sucesso do Brasil, com grande reputação conquistada ao longo de décadas – mas o caso provou que até os maiores e melhores podem se expor a grandes problemas e a graves crises na vida.

Afinal, como vivia repetindo Peter Drucker:

“Não existe nada melhor neste mundo do que uma empresa bem administrada … e não existe nada pior neste mundo do que a mesma empresa mal administrada”.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*