Novidades

Qual é hoje a habilidade ou conhecimento que eu tenho que desenvolver ter sucesso na recém-chegada era da Inteligência Artificial (de ferramentas como o ChatGPT) ?

O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO AGORA?

Mauro Condé*

“Perceber o que as pessoas sentem sem que elas o digam constitui a essência da empatia” … Daniel Goleman.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Psicologia.

Eles me levaram para o ano de 1980, na Flórida, Estados Unidos, onde fui recebido por Robert Plutchik, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-Sonhe com o mundo ideal e descubra o quanto antes, que vivemos no mundo real … e use esta constatação para equalizar a vida que você vive com a vida que você idealiza … para viver ainda melhor dentro de você mesmo.

Plutchik é o criador de um modelo matemático batizado como “Roda De Emoções” (facilmente visualizado e compreendido de forma gráfica pela internet), organizado por cores e coordenadas em três fases.

Seu modelo foi a resposta a um questionamento sobre a possibilidade de se mapear, catalogar e relacionar todas as emoções e sentimentos de uma pessoa em uma fórmula simples capaz de ajudá-la a ser uma pessoa melhor através do autoconhecimento.

Terminei de ler seu livro sobre a “Roda de Emoções” e fui logo imaginando um paralelo dela com aquele sofisticado modelo de relógio da marca de luxo Rolex.

Ideal para quem vive viajando para diversos países e tem que, a cada minuto, se acostumar com a hora no local de destino e, ao mesmo tempo, imaginar a hora no seu país de origem.

Os engenheiros da Rolex desenvolveram um relógio com três anéis internos – o anel de dentro contém o ponteiro dos segundos … o anel do meio, o ponteiro das horas no país de origem e eles, engenhosamente criaram um anel superior giratório, onde o dono do relógio pode girá-lo para apontar a hora do fuso horário correspondente.

Veja na imagem abaixo:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O design deste relógio ajuda a entender a lógica da “Roda das Emoções” cujo modelo se assemelha à combinação dos anéis (dos minutos, da hora em um pais e o anel da hora em outro país)

Duas jóias que inspiram a melhoria de nossas emoções.Assim como olhamos para o Relógio para saber que horas são, podemos olhar para a Roda Das Emoções e saber sentimentos e emoções estamos tendo ou sentindo e usar esta informação para nos aprimorarmos com pessoas melhores.

Plutchik traçou uma estrela de oito pontas … cada uma representando uma emoção primária e seus respectivos pares opostos.

Alegria Tristeza … Raiva Medo … Confiança Desgosto … Antecipação Surpresa.

Depois uniu duas pontas imediatas da estrela e conseguiu forma uma díade (dupla primária) que resulta em um terceiro sentimento e assim por diante.

Alegria unida com confiança dá amor e raiva unida com nojo dá desprezo, por exemplo.

Identificou que duas pontas entremeadas por uma terceira formam combinações secundárias.

Tristeza e raiva resultam em inveja … Raiva e alegria geram o orgulho.

Demonstrou que duas pontas da estrela da Roda de Emoções separadas por outras duas geram uma díade terciária.

Tristeza e antecipação desembocam em pessimismo assim como medo e antecipação inspiram a ansiedade.

E por aí foi até conseguir dissecar complexas emoções, presentes em bilhões de diferentes habitantes do planeta, e demonstrar certos elementos comuns e padrões entre eles.

Identificou nosso universo de emoções, as catalogou e as representou em seu modelo matemático em prol da compreensão e evolução da espécie humana.

Não tenho dúvida nenhuma em afirmar :
No mundo da Inteligência Artificial, se destacará aquele profissional que desenvolver melhor e mais rápido a sua inteligência emocional.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em Qual é hoje a habilidade ou conhecimento que eu tenho que desenvolver ter sucesso na recém-chegada era da Inteligência Artificial (de ferramentas como o ChatGPT) ?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*