AS 3 PRINCIPAIS HABILIDADES QUE TODO PROFISSIONAL DEVE PENSAR EM DESENVOLVER PARA NÃO SER DEMITIDO POR OBSOLESCÊNCIA : A TECNOLOGIA VAI MUDAR RADICALMENTE AS NOSSAS VIDAS NOS PRÓXIMOS MESES – COMO ESTAR PREPARADO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE PARA ISSO – EVITE A “SÍNDROME DE MARIA” PARA NÃO FICAR OBSOLETO NA VIDA :) EXCELENTE DICA PARA ATUALIZAÇÃO DA SUA CARREIRA – PUBLICADA NA COLUNA SOBRE GESTÃO DE CARREIRAS, VIDAS E EMPRESAS NOS JORNAIS BRASILEIROS DE HOJE – :)

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


ATUALIZE-SE !

EVITE FICAR EM DIA COM O PASSADO !

A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco:))


Texto de artigo publicado na minha coluna publicada hoje nos jornais brasileiros

(Tema : Excelência Em Gestão De Carreiras, Vidas e Empresas)

link para compartilhar : http://hoje.vc/19pmz


Para ilustrar este post escolhi uma pintura com a qual eu associo a arte da intuição, do uso de informações passadas para projeção de jogadas futuras, a fim de vencer o jogo da vida.

O nome do quadro é

“Marcel Duchamp en passant Mark Kostabi (Swindle of the Century) do pintor americano moderno Mark Kostabi (2002), pintor famoso por ter elaborado o design de CDs famosos, como “Use your Illusions”, do Guns N’ Roses, e “¡Adios Amigos!”, do Ramones.

Essa pintura sugere que diariamente precisamos antever mudanças para nos anteciparmos à elas


Evite a “síndrome de Maria” para não ficar obsoleto


Mauro Condé*

Naquele tempo, Maria era a funcionária mais admirada e valorizada da empresa. Ela trabalhava como secretária executiva e era conhecida e reconhecida como a melhor datilógrafa do mundo – capaz de transcrever páginas e páginas de documentos em tempo recorde e com índice de erro zero.

Porém, Maria teve uma grave crise de pânico ao perceber que, de uma hora para outra e sem nenhum aviso, a empresa tinha trocado sua máquina de escrever velha de guerra por um computador novinho em folha, na época, o estado da arte em tecnologia.

Maria acabou demitida por não ter percebido e se preparado a tempo para a nova tecnologia que transformou em poeira toda sua habilidade, domínio e conhecimento superior da tecnologia anterior.

Essa história de Maria é antiga, mas a sua lição é super atual. Evite a “Síndrome de Maria” atualizando diariamente seus conhecimentos e desenvolvendo três habilidades cruciais para sua sobrevivência profissional futura = Estatística, Intuição e Algoritmos.

Tudo o que existe no universo está sendo convertido em Dados dentro de máquinas cada vez mais modernas e inteligentes (novos computadores e robôs dotados de Inteligência Artificial).

Então, para viver em paz com estas mudanças e evitar a “Síndrome de Maria” procure desenvolver e combinar estas três habilidades cruciais para não ficar obsoleto neste cenário:

1 – A Estatística Básica – Por meio dela você será capaz de estudar e entender o passado analisando os dados sob todos os prismas, como se estivessem dentro de um cubo mágico.

Por meio do uso da estatística para o estudo do comportamento passado dos dados você será capaz de desenvolver a segunda habilidade crucial:

2 – A Intuição – Aquela capacidade de adivinhar acontecimentos futuros, antes que eles aconteçam. Desenvolva sua intuição usando a estatística para prever a probabilidade de comportamento futuro dos dados passados.

3 – Os algoritmos (a linguagem de programação de computadores) – como o mundo será dominado pelas máquinas seria ideal que você entendesse o básico sobre algoritmos como forma de saber como os dados passados são inseridos dentro das máquinas e processados para gerar inteligência e conhecimento sobre dados futuros.


Afinal, como aprendemos com Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem é o mais inteligente. É aquele que melhor se adapta a mudanças”.


(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco


Como trilha sonora para encerramento deste post, escolhi uma música de muito bom gosto interpretada por uma excelente cantora, para te inspirar por todo o dia :

Ouça Micheline Cardoso – com “Que Maravilha”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2657 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*