Novidades

Boa notícia: o Brasil que dá certo está voltando!

brasil 2
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
A crise está passando e a situação vai melhorar, ainda que você não acredite tanto nisso.
A saída para a crise está próxima e a recuperação econômica brasileira deve ser bastante robusta.

É sobre isso que trata a minha dica de leitura de hoje.

Mas antes de falar dessa dica, vou falar de outro livro que me chamou muito a atenção em meados dos anos 90 – o nome do livro era: “O Brasil Que Dá Certo” do excelente Professor Stephen Kanitz.

Na época, o Brasil estava cheio de problemas e pessimismo e de repente eu ganhei de presente este livro, participei de uma palestra com seu autor e pude constatar na prática a transformação de suas previsões otimistas em pura realidade.

Por coincidência, aquela era um época em que o Brasil saia do processo de Impeachment do presidente Collor e uma série de mudanças foram implementadas por uma sólida e competente equipe econômica, primeiro num governo de transição e depois num governo definitivo.

As coincidências daquele período com o período que estamos vivendo hoje são muitas, no que pese que a situação recente seja um pouco pior e as oportunidades positivas que estão por vir sejam melhores do que antes.

Durante os últimos anos, erros de gestão e governança pública levaram o país rumo a uma situação catastrófica.

O governo estimulou o aumento do consumo em detrimento do estímulo ao aumento da produção, o que encareceu muito a produção e aumentou a demanda diante de um quadro de baixa oferta e que junto com gastos públicos absurdos resultou na maior recessão que este país já enfrentou.

Além disso, o Brasil foi exposto ao maior caso de corrupção da sua história e provavelmente do mundo, como foi descoberto pela revelação do escândalo da Petrobrás.

O Brasil viveu períodos recentes impensáveis de racionamentos de água e energia elétrica.

Um verdadeiro cenário para um filme ou livro Best seller na categoria História de Horror.

Um cenário assim, obviamente dá medo, depressão e desânimo diante de tanta incerteza, tanta maldade e tantos problemas e obstáculos.

Mas também, de forma menos óbvia, ele também traz muitas oportunidades, quando a tempestade termina.

Aí é que entra a minha dica de leitura de hoje – como em meados dos anos 90, eu ganhei de presente o livro que indico hoje – um livro que me encantou pelas suas ideias que batem com o meu perfil eternamente otimista.

Neste livro, o jornalista e escritor Ricardo Amorim conta como este cenário de horror está se transformando num forte cenário de otimismo e crença em dias melhores.

Ele explica por que o Brasil entrou nesta crise, o que ele precisa e o que ele está fazendo para sair dela e principalmente ele conta porque aposta tanto neste quadro tão otimista de recuperação robusta da economia brasileira e até mais rápido do que as pessoas imaginam.

Ele mostra o mundo de oportunidades e desafios positivos que este novo cenário traz para a população em geral.

Ela cita os riscos políticos, legais, as reformas pelas quais o país precisa passar como ponte para o outro lado da crise.

E por fim ele mostra que se o governo, as empresas, a sociedade e cada um de nós aproveitarmos estas oportunidades, este momento difícil da economia não terá sido perdido. Ao contrário a crise poderá se converter na melhor oportunidade de recuperação econômica de todos os tempos.

Tomara! O povo brasileiro é maravilhoso e encantador – é serio, trabalhador e íntegro – ele merece dias melhores, você não acha?

livro
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Ouça a música que eu escolhi como trilha sonora para este post:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*