Novidades

COMO ARGUMENTAR E VENCER SEMPRE

“Como deixar de ter inimigos? Transforme-os todos em seus amigos” Frase de Abraham Lincoln

Para ilustrar este post eu escolhi a obra do pintor impressionista Paul Cézanne por, entre outras coisas, me sugerir um jovem pensando em seus argumentos.


Argumentar, ao contrário do que muita gente pensa, não é impor ao outro seu ponto de vista de maneira agressiva com o intuito de humilhá-lo e derrotá-lo.

Argumentar é a arte de você apresentar seu ponto de vista da forma mais respeitosa e elegante que existe.

Convencer não é vencer o outro – é vencer junto com outro.

Dicas para argumentar e vencer sempre:

1-Prepare-se exaustivamente até assimilar automaticamente bem a sua argumentação – o treino torna a prática imbatível.

2- Concorde para discordar – Delegue para o outro a responsabilidade de aceitar ou rejeitar o seu argumento – Quando você escuta um argumento contrário à sua ideia e concorda inicialmente com seu oponente, o seu gesto de concordar o faz baixar a guarda, relaxar por não temer uma reação agressiva e isto abre terreno para que você exponha melhor seus argumentos mal entendidos no início.

3-Apresente seus argumentos em forma de histórias – bem contada e amarrada ao contexto uma boa história é a melhor forma de você prender a atenção do ser humano.

4-Diga sempre a verdade, antes até que seus inimigos – a verdade dita por você faz menos estragos do que revelada por seus opositores.

5-Se sua argumentação contiver pontos fracos, assuma-os antes que os outros o façam – expondo você mesmo seus pontos fracos, você tira do seu adversário a possibilidade de amplificá-los ou apresentá-los de uma forma obscura.

Uma admissão honesta de sua parte, aumenta a sua credibilidade e torna irrelevante o argumento do seu oponente, pois ele ficará sem nada para dizer, a não ser o que você já admitiu.

Ao admitir pontos fracos, coloque foco no que vai fazer para minimizá-los ou se estiverem ligados a falhas e erros, direcione seu argumento rapidamente para a lição aprendida – diga o que errou e o que fez com o que aprendeu depois.

6-Diga sempre direta e claramente o que você quer.

Para vencer uma argumentação diga : “Eu quero isso…” As pessoas são horríveis em adivinhações ou palpites.

7-Abstenha-se de insultar. Evite o sarcasmo, o desdém, a ridicularização das outras pessoas.

Ninguém aprecia os cínicos, os críticos destrutivos, os zombeteiros, os pequenos e os mesquinhos.

O respeito pelo seu oponente além de te enobrecer, te torna superior na argumentação.

8-Use a lógica a seu favor e quando ela não lhe for favorável, use-a para alimentar a sua criatividade e a sua espontaneidade.

9-Coloque sempre o que o outro quer dentro do que você quer – todos saem ganhando quando as partes cedem de forma inteligente.

Um pai tentando resolver uma briga entre dois filhos que queriam cada um cortar o maior pedaço do bolo para si, resolveu a questão assim : deu a faca para o filho mais velho cortar o bolo e deu para o filho mais novo a chance de escolher o seu pedaço primeiro – conclusão – dividiram o bolo igualmente pela metade.

10- Leia um excelente livro sobre argumentação do autor Gerry Spence – no qual me inspirei para este post.

Lembre-se sempre de que é melhor ter a mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção.

Como trilha sonora para este post escolhi um jazz muito bom – CARAVAN – música escrita por Duke Ellington e Juan Tizonl e que foi trilha sonora do filme Onze Homens e Uma Sentença – um filme que é uma verdadeira aula sobra a arte da argumentação – a interpretação da música abaixo é de outro bom filme Whiplash :


*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*