Novidades

Como construir e decorar um ambiente agradável para se viver?

Mauro Condé*

“Cuide do seu corpo, pois você mora nele” Abílio Diniz.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre arquitetura.

Eles me levaram para Pádua, norte da Itália em 1578, onde fui recebido por Andrea Palladio, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Transforme sua morada num santuário de confiança e cuidado para aumentar sua saúde mental.

Palladio começou sua carreira como aprendiz de pedreiro e deixou um grande legado como um dos maiores arquitetos da história.

Em 1578, Palladio publicou “Os Quatro Livros Da Arquitetura” com instruções sobre como construir e decorar uma residência.

Ele se inspirou na arquitetura greco-romana clássica e influenciou sobretudo a arquitetura na Inglaterra e nos Estados Unidos (Casa Branca), inaugurando o estilo palaciano.

Partindo da premissa que passamos mais de 85% de nossas vidas dentro de um ambiente interior, ele deu à sua arquitetura um propósito nobre.

Para ele, o local que construímos e decoramos para viver deve estimular bons estados de espírito em nós e nos outros, contemplando três virtudes psicológicas essenciais.

Calma, que deve nortear o projeto de todos os elementos de um cômodo, sempre de forma centrada, equilibrada, simétrica, simples e neutra, sem mobília em excesso com o objetivo de nos propiciar mais concentração e menos distração.

Harmonia, para que cada elemento de uma edificação se encaixe perfeitamente nos outros, de maneira a formar um corpo inteiro, integrado e perfeito, para que pareçam imprescindivelmente necessários e encaixem tudo o que é importante e essencial em nossas vidas.

Dignidade para que todas as partes de uma construção e as pessoas que nela habitem tenham suas necessidades e seus reais valores reconhecidos.

Palladio nos ensinou a construir e decorar os lugares onde moramos de tal forma que o nosso mundo interior nos traga a paz que é sugada pela agitação e stress do mundo exterior.

E a tomar cuidado com a última coisa que vemos quando nos deitamos na cama e a primeira coisa que olhamos na hora que acordamos (garantir que seja coisas saudáveis, agradáveis e inspiradoras), nos cercando mais das coisas que nos fazem mais felizes e descartando tudo o que não nos traga alegria.

Simples assim!

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*